Estudo indica que cães são mais inteligentes do que se imaginava

Os cães são muito mais inteligentes do que pensam os humanos. É o que afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em uma reportagem da revista `New Scientist`, os pesquisadores afirmam que o melhor amigo do homem sabe contar e qu

  
  

Os cães são muito mais inteligentes do que pensam os humanos. É o que afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em uma reportagem da revista `New Scientist`, os pesquisadores afirmam que o melhor amigo do homem sabe contar e que tenta passar mensagens usando diferentes tipos de latidos.

"Especialistas em comportamento animal acreditavam que o latido era apenas uma forma de chamar atenção. Agora, um novo estudo sugere que cada cão tem um tipo específico de latido, com uma infinidade de significados", diz a edição da revista `New Scientist`.

"Em geral, os cães latem alto quando são separados de seus donos. Já quando estranhos se aproximam ou a campainha toca, emitem latidos baixos e secos", explica a especialista em comportamento animal da universidade, Sophia Yin. "Quando brincam, os sons são altos e espaçados".

Os cães também possuem uma habilidade matemática que os faz perceber quando uma pilha de objetos é maior do que a outra. "Mas para contar, o animal tem que reconhecer que cada objeto corresponde a um único número e que o último número na seqüência representa o número total de objetos", acrescentou a `New Scientist`.

O cientista Robert Young, da Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, testou a teoria com cães mestiços. Os animais observaram uma pilha de objetos. Em seguida, o conjunto era tapado por uma tela. O pesquisador acrescentava alguns materiais ou deixava a pilha como estava. Se algo era acrescentado ou retirado, os cães observam por muito mais tempo.

"Cães são descendentes de lobos, que não só têm um grande neocortex - o centro do cérebro usado para a razão - mas também vivem em grandes grupos sociais", afirmou a revista.

Young acredita que a habilidade matemática pode ter sido usada para contabilizar quantos inimigos e aliados existem em um grupo.

Fonte: Reuters

______________________________________________

Participe do Forum Defesa dos Animais.Sua opinião é muito importante!

  
  

Publicado por em

Sandríssima

Sandríssima

18/02/2011 23:49:00
Acredito que são muito perceptivos, tenho um poodle mestiço com vira-latas e ele é incrível.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

A percepção deles é muito maior do que se pode imaginar. Leia Mais : [[http://www.animalivre.com.br/home/default.asp?tipo=noticia&id=3195|]]
Jéssica

Jéssica

29/09/2008 00:04:59
como eu posso fazer um avaliação de tudo isso?