Hora do banho , um momento muito especial para o animal !

O excesso de banho, em muitos casos, poderá ocasionar lesões na pele e queda incontrolável de pelos

  
  

Como o homem e outros animais, o cão precisa de banho para eliminar a sujeira do seu corpo. A hora do banho necessita ser encarada como um procedimento que requer dedicação e conhecimento, para não se transformar numa ameaça a saúde do animal.

O filhote não deve ser banhado antes de ter completado o esquema de vacinação, para que não tenha sua resistência diminuída, impossibilitando desenvolver os anticorpos necessários para garantir imunização.

O intervalo entre os banhos depende da raça e do local onde o cão vive, em média um a cada três meses é suficiente.

Os animais de pelo longo necessitam de um cuidado especial, exigindo escovação freqüente para higienizá-lo. O banho deverá ser dado só quando estiver visívelmente sujo.

O excesso de banho, em muitos casos, poderá ocasionar lesões na pele e queda incontrolável de pelos, pois retira a oleosidade natural e provoca o apodrecimento da raiz do pelo.

Dicas:

1 – O banho deve ser dado em dias quentes, por volta das 10:00 horas da manhã.

2 – Antes de dar o banho, dê uma boa escovada no animal para retirar os pelos mortos

3 – Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos, para evitar que entre água, o que poderá causar inflamação e dor. Se o canal estiver vermelho ou com odor desagradável , consulte o veterinário.

4 – Use sabão neutro e água morna. Em cães alérgicos, até o perfume contido no xampu pode causar alergia, surgindo falha no pelo, seborréia e coceira.

5 – Parasitas a serem procurados: pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros. Cuidado com os produtos usados para combate-los, pois são tóxicos, siga corretamente as instruções.

6 – Lave o corpo todo do animal, do focinho a cauda.

7 – As patas devem ser lavadas com uma escova de cerdas macias.

Atenção:

- Olhos: Devem ser lavados sómente com soro fisiológico

- Ouvido: Cortar o pelo excessivo que pode impedir a ventilação do canal auricular. Verifique se há presença de sarna ou ovos de piolhos, que aparecem como pequenas partículas presas ao pelo. A limpeza deve ser feita com um algodão embebido em óleo de amêndoas. Jamais utilize cotonetes.

- Unhas: Os cães sedentários não gastam a suas unhas o suficiente, o que pode incomodar ao caminhar, por isto o dono deve aprender a corta-las ou pedir auxilio para o veterinário, porque se cortar além da parte transparente da unha, haverá uma hemorragia e muita dor.

- Dentes: Observe criteriosamente os dentes, tomando as providencias necessárias para garantir uma boca saudável. Não permita que haja um acumulo excessivo de tártaro, capaz de provocar até a queda dos dentes, inflamação nas gengivas.

- Glândulas anais: Quando o cão começa a esfregar o anus no solo, em geral esta tentando esvaziar as glândulas anais. Para efetuar este trabalho, segure a cauda levantada e com a outra mão, com o auxílio do papel higiênico, faça uma compressão nas glândulas que se situam nas laterais do anus e puxe de maneira firme, em sua direção. Em caso de dúvida, peça orientação mais detalhada ao veterinário.

Enxugue o animal, começando pela região do peito e abdomem. Evite que ele fique exposto a correntes de ar e oscilações de temperatura depois do banho.

Boas práticas:

- Mantenha o local em que ele vive, sempre limpo e arejado. O uso do desinfetante é aconselhável, desde que seja usada bastante água para retirar o excesso, evitando o contato direto com a pele do animal.

- Banho seco: usar meio copo de água, meio copo de álcool e uma colher de sopa de vinagre branco. Passar na pelagem do animal, com um pano embebido nesta solução. Se possível, secar com o secador de cabelo.

- Utilização do aspirador de pó: é possivel combater as pulgas que estão no corpo do animal, aspirando-o. Devera ser colocado um talco antipulgas no saco do aspirador, para evitar que elas reinfestem o ambiente. Ressaltando, que as pulgas que estão alojadas no local onde ele vive precisam ser exterminadas com produtos adequados.

Visite : www.animalivre.org.br

  
  

Publicado por em

Labelly Kíndelly

Labelly Kíndelly

21/2/2013 13:50:59
Amei as sugestões que vcs postaram, agradeço!