Lançada a Cartilha do Dia Nacional de Adotar um Animal 2008

Nesta nova edição, ela enfoca a marcante presença dos animais na sociedade, ressaltando que eles fazem um bem enorme ao ser humano, considerados como o melhor “remédio” para o corpo e para a alma.

  
  
Em 2004, foi lançada a primeira cartilha, que atraiu o interesse dos educadores / Portal Animalivre

Ao idealizar o Dia Nacional de Adotar um Animal, inicialmente lançado em 2001, como uma proposta para mobilizar as pessoas á praticarem uma ação concreta em homenagem a São Francisco de Assis, percebi no decorrer dos anos, que existia a necessidade de adicionar um trabalho voltado para a conscientização através da leitura.

Em 2004, foi lançada a primeira cartilha, que atraiu o interesse dos educadores, dos verdadeiros protetores dos animais e dos formadores de opinião, a partir daí, ela passou a ser uma grande aliada neste trabalho em prol do bem estar animal.

Nesta nova edição, ela enfoca a marcante presença dos animais na sociedade, ressaltando que eles fazem um bem enorme ao ser humano, considerados como o melhor “remédio” para o corpo e para a alma.

A sociedade precisa nutrir-se de informações, para conseguir compreender que os animais devem ser reconhecidos como sêres que merecem muito mais que esmolas, precisam ser respeitados e protegidos.

A cartilha tem como objetivo provocar um amplo debate sobre o direito dos animais , visualizando um conjunto de fatores que direto ou indiretamente influenciam na sua condição de vida.

Algumas leis foram criadas para defender os animais, mas ainda não estão sendo cumpridas plenamente, por isto o ideal é promover a conscientização através de campanhas educativas.É fundamental despertar nas pessoas a vontade de tratar os animais com respeito, não adianta sancionar leis que obriguem as pessoas a tomarem atitudes corretas, se elas desconhecem porque isto deve ser feito. O ideal é investir no conhecimento, descobrindo a causa dos problemas que afligem os animais, é possível amenizar as conseqüências. As leis são muito importantes, mas não são suficientes para criar uma nova mentalidade, as pessoas precisam estar motivadas a agirem corretamente.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da UNESCO, celebrada na Bélgica em 1978, e subscrito pelo Brasil, menciona entre os direitos dos animais o de "não ser humilhado para simples diversão ou ganhos comerciais", bem como "não ser submetido a sofrimentos físicos ou comportamentos antinaturais".

Em nossa legislação atual maltratar animais, quer sejam eles, domésticos ou selvagens, caracteriza-se crime ecológico, conforme art.32 da Lei 9.605, de 13.02.98, com detenção de três meses a um ano, e multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Ou seja, maltratar animais é crime.

Adotar um animal precisa ser encarado como um compromisso com a vida deste ser indefeso, que necessita de cuidados, desde quando é um filhote até a senilidade, jamais pode ser abandonado em caso de doença, de velhice, de viagem, de mudança de moradia, enfim, permanecerá na companhia de seu dono até que a morte os separe.

Esta campanha visa, também, promover o controle da natalidade, enfocando a importância da castração para evitar que ocorra a superpopulação de animais, e por conseqüência os maus tratos, através de eventos que acontecerão em várias cidades.

A cartilha que tem distribuição gratuita, está sendo enviada para as pessoas que se cadastraram durante o ano para recebê-la e , também, está sendo encaminhada para os responsáveis por eventos que estão programados para acontecer no dia 4 de outubro , esta data tão especial para todas as pessoas que amam os animais.

4 de outubro

Dia Nacional de Adotar um Animal!

Plante a semente da caridade e colha os frutos do amor.

Visite o Portal Animalivre (www.animalivre.com.br

)

  
  

Publicado por em

GILSE TULIO YARCK

GILSE TULIO YARCK

03/01/2009 09:05:18
Parabéns a todos que trabalham pelos animais.

Muitas crueldades cometidas com os animais são causadas pela ignorância.

EDUCAR É TUDO !!!!!!!!!!!

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

11/10/2008 11:20:14
Márcia ,

Para receber a cartilha educativa, voce deve solicitá-la através do email : assessoria@animalivre.com.br.

Os animais necessitam muito de ter seus direitos respeitados, por isto é fundamental realizarmos este trabalho de propagação de mensagens que estimulam a valorização dos animais na sociedade.

O Portal Animalivre ( www.animalivre.com.br) oferece muitas informações que poderão ser utéis para o conhecimento mais profundo da Causa dos Animais.

Felicidades!

Marcia

Marcia

09/10/2008 20:32:37
Gostaria de adquirir a cartilha. È preciso fazer cadastro onde?
Grata pela atenção,
Marcia

Angélica M.

Angélica M.

23/09/2008 17:37:43
Muito interessante, cativante e responsável esse projeto de conscientização em se adotar um animal, em virtude de tantos que vivem ao léu nas ruas, em meio a tanta irresponsabilidade política e "falta de sensibilização" de alguns segmentos da sociedade.

Informação, hoje, é o que mais temos. Conhecimento está ao alcance dos outros em tempo real. Infelizmente, aos menos favorecidos, com deficiências das mais diversas, faltam-lhes tantas coisas como educação, saúde, dignidade, trabalho, etc. A estes resta-nos ensinar e sensibilizar a responsabilidade para com demais seres que estão em situação afim (a do abandono).

No entanto, exite uma outra parcela da população munida de conhecimento e informação; parte dessa creio que falta "amor" e um pouco de humildade e boa vontade para entender que os animais também são capazes de sentir e dar prazer a nós, humanos.

Então, fica a escolha consciente entre adotar ou não. Vai de cada um em mostrar seu grau de consciência e responsabilidade.

Abraços.

ELIANA ALVES DA COSTA

ELIANA ALVES DA COSTA

23/09/2008 16:43:08
EU ACHEI A IDÉIA IMPORTANTISSIMA PORQUE TODOS OS BICHOS SÃO INDEFESOS ,NÃO FALAM.PRECISAM DE ALGUÉM QUE CUIDE DELES COM TODO AMOR E CARINHO DO MUNDO,SÃO SERES VIVOS CRIADOS POR DEUS E NÓS HUMANOS ESTAMOS COM NOSSO EGOISMO MALTRATANDO OS NOSSOS COMPANHEIROS DE VIAGEM,PORQUE NESSA VIDA TODOS SOMOS VIAJANTES,SOMOS UMA SÓ TRÍPULAÇÃO.VAMOS AMAR MAIS OS NOSSOS AMIGOA ANIMAIS.SALVEM!NÃO DEIXEM QUE ELES SOFRAM MAIS ...

Silvio R.C.

Silvio R.C.

23/09/2008 15:51:09
Parabéns pela reportagem do Dia de Adoção de Animais.

Um país pode ser avaliado pelo grau de importância que as pessoas dedicam aos animais, pois é por aí que se avalia a consciência ecológica das pessoas.
Quanto maior o grau de importância, maior o estado de desenvolvimento do país e seua população.
Sugiro divulgarem mais reportagens sobre o tema "A Importância dos Animais"
Silvio R.C.