Nova espécie de dinossauro é identificada na Índia

Os ossos de um fóssil encontrado há 20 anos, no oeste da Índia, foram identificados pelo paleontólogo norte-americano Paul Sereno, explorador titular da National Geographic Society, como uma nova espécie de dinossauro carnívoro. Batizado de Rajasaurus

  
  

Os ossos de um fóssil encontrado há 20 anos, no oeste da Índia, foram identificados pelo paleontólogo norte-americano Paul Sereno, explorador titular da National Geographic Society, como uma nova espécie de dinossauro carnívoro.

Batizado de Rajasaurus narmadensis, o animal tinha uma peculiar arcada dentária, um osso protuberante na parte superior da cabeça e pertence a uma linha de dinossauros predadores dos continentes do hemisfério Sul.

Foi o primeiro dinossauro a ser reconstruído na Índia, a partir de ossos encontrados no país. Fósseis de dinossauros são raros no território indiano porque os terrenos são de difícil escavação.

Pouco material de novas espécies foram reunidos ao longo do século passado, mas não permitiam uma reconstrução fiel. A coleção de ossos que corresponde às do Rajasaurus passou a ser examinada com mais atenção pelos pesquisadores depois que decidiram centrar seus estudos em espécies carnívoras.

O material fóssil estava no depósito de um escritório de pesquisa geológica na cidade de Jaipur. Os ossos foram descobertos pelos paleontólogos Suresh Srivastava, do Instituto de Pesquisa Geológica da Índia, e Ashok Sahni, da Universidade de Panjab, próximo ao rio Narmada, em 1983.

Junto com Sereno, que é da Universidade de Chicago e outro pesquisador norte-americano, Jeff Wilson, da Universidade de Michigan, os dois participaram do projeto de identificação do material.

Segundo Wilson, o animal podia chegar a 10 metros de altura, era robusto e pesado e se alimentava de dinossauros menores.

`O Rajasaurus nos possibilita entender como estes animais viviam na Índia durante a migração para região norte da Ásia na era que os dinossauros foram extintos`, disse Wilson. O projeto foi custeado pela National Geographic.

Fonte: Agência Brasil
_________________________________________

Participe do Grupo Animalivre

Envie um email em branco para
animalivre-subscribe@yahoogrupos.com.br

  
  

Publicado por em