Nova espécie de golfinho é descoberta na Austrália

Uma equipe de cientistas australiana anunciou ter identificado um novo tipo de golfinho na costa norte da Austrália. Esta é a primeira vez em 30 anos que uma nova espécie do mamífero é descoberta. Acreditava-se inicialmente que os mamíferos, que re

  
  

Uma equipe de cientistas australiana anunciou ter identificado um novo tipo de golfinho na costa norte da Austrália. Esta é a primeira vez em 30 anos que uma nova espécie do mamífero é descoberta.

Acreditava-se inicialmente que os mamíferos, que receberam o nome de golfinhos snubfin, eram integrantes de uma espécie já conhecida, chamada irrawaddy, também encontrada em águas territoriais da Austrália.

Mas um pesquisador descobriu que os golfinhos recém-descobertos tinham coloração diferente e seu crânio, barbatanas e nadadeira tinham medidas diferentes. Testes de DNA confirmaram que se tratam de duas espécies diversas.

A pesquisadora Isabel Beasley, da Universidade James Cook, em Townsville, Queensland, disse que como elas vivem em águas rasas, ambas as espécies enfrentam as mesmas ameaças à sua sobrevivência. Elas são, inclusive, pegas acidentalmente nas mesmas redes de pesca.

Beasley disse que é impossível saber quantos golfinhos da nova espécie existem, embora acredita-se que um grupo de 200 viva na costa de Townsville, no nordeste da Austrália.

Acredita-se ainda que alguns vivam na costa de Papua Nova Guiné, mas a maioria da população estaria na Austrália.

O golfinho da espécie irrawaddy é extremamente raro. Segundo a organização conservacionista Fundo Mundial para a Natureza, existem menos de mil. Muitos vivem nas águas rasas da costa do Sudeste da Ásia, onde sua carne é considerada iguaria da cozinha local. A pesca comercial foi proibida em 2004.

Fonte: BBC Brasil


Participe da Animalivre, o ponto de encontro virtual dos verdadeiros protetores dos animais.

Para inscrever-se envie um email em branco para: animalivre-subscribe@yahoogrupos.com.br

Visite a Revista Ecotour: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em