Novo Boletim Animalivre: `Zoo...lógico ou ilógico?`

Imagine,se num belo dia, alienígenas viessem visitar a terra e, por acharem os humanos uma espécie diferente e interessante,você tivesse sido escolhido para servir de amostra da raça humana em um planeta distante! E se na captura, eles usassem de violê

  
  

Imagine,se num belo dia, alienígenas viessem visitar a terra e, por acharem os humanos uma espécie diferente e interessante,você tivesse sido escolhido para servir de amostra da raça humana em um planeta distante!

E se na captura, eles usassem de violência e matassem seus familiares que se aproximassem para defendê-lo, ou arrancassem você, ainda bebê do colo de sua mamãe e o confinassem eternamente em uma jaula, longe da terra e de outros humanos, para sempre!

Pois bem essa é a lógica do zoológico. Aquilo que não tem nada a ver com lazer ou cultura e sim mais uma demonstração do autoritarismo e da prepotência humana que acha que tem o direito de enjaular e mostrar suas conquistas e soberania.

Mostrando à sociedade de forma antididática, uma irrealidade da vida selvagem: animais confinados, fora do seu habitat, sem as características comportamentais inerentes ao seu ambiente natural e vulneráveis à ação humana de vandalismo.

O Brasil possui o maior acervo de animais da América Latina. Ressalva-se que apenas 37,5% do Zoológicos brasileiros são licenciados pelo Ibama e oferecem estrutura mínima de abrigo para os animais.O presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Raul Gonzaléz, afirma que cerca de 10% destes zoológicos deveriam ser fechados.

Recentemente , o Zoológico de São Paulo , que enfrentou uma crise institucional em 2001, quando a direção atual , ao assumir o comando da entidade, frustou a idéia de criação de um parque temático, teve 73 animais mortos por envenenamento.

Com interesses contrariados e lucros reduzidos, algumas pessoas puseram em prática um cuidadoso plano de vingança.É nessa direção que se concentram quase todos os indícios coletados até agora pela Polícia Civil.

O inquérito que apura o caso já tem mil páginas e completou três meses no final da primeira quinzena de maio.Não havendo provas para acusar formalmente os suspeitos , teme-se que não haja condenação, mediante dos olhos complascentes da sociedade.

Durante o período de investigação , quase todos os funcinários operacionais do setor de mamíferos e de alimentação que foram ouvidos se negaram a colaborar.A omissão poderá levar a impunidade.

E, esta realidade exposta em nosso país, demonstra que por trás destas mortes existem muito mais do que mentes doentias, existe o descaso das pessoas para com os animais.

É profundamente lamentável a falta de punição pela morte destes indefesos animais. Que isto nos sirva de reflexão para as seguintes questões:

1) Observar o sofrimento de animais aprisionados representa realmente uma atividade de lazer e entretenimento?

2) Animais confinados fornecem dados fundamentais e concretos para a pesquisa?

3) Nós, humanos, temos o direito de privar da liberdade e vulnerabilizar outros seres em função dos nossos meros interesses?

NÓS DA LISTA ANIMALIVRE, COBRAMOS UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA QUE ESTAS MORTES NÃO CAIAM NO DESCASO!!!!!!!!

Relatoras:

Vininha F.Carvalho( SP)

Janaína Rios (BA)

Colaboradoras:

Sandra Maria Martinello (SP)

Barbara Bruzzo (SP)


Para inscrever-se na lista Animalivre, envie um email em branco para :

animalivre-subscribe@yahoogrupos.com.br

Depois confirme, acionando a ferramenta `Responder`.

Sua participação será muito bem-vinda!

  
  

Publicado por em