Pesquisadores querem produzir ômega-3 em animais transgênicos

Cientistas do Massachusetts General Hospital, Estados Unidos, isolaram por meio de engenharia genética o gene de um verme capaz de fazer com que alimentos com altas taxas de gordura contenham também grandes quantidades de ômega-3. Ácido graxo que ajud

Ácido graxo que ajuda a desobstruir as artérias, o ômega-3 é largamente usado para enriquecer alimentos como o leite, por exemplo, e está presente no salmão e em outros peixes. O resultado do estudo foi publicado na revista científica Nature.

O gene Fat-1 foi extraído do nematóide C. elegans e, segundo o pesquisador Jing Kang tem grandes chances de continuar se expressando depois de transferido a um mamífero.

A equipe do hospital norte-americano inseriu o gene Fat-1 em ratos e o resultado foi a produção de quantidades significativas do ácido graxo depois que os animais se reproduziram.

Os pesquisadores encontraram altas taxas por três gerações. Tecidos de mamíferos contém pouco ômega-3 e níveis maiores de ômega-6. O objetivo é transferir o gene para galinhas e vacas para que ovos, carne e leite fosse naturalmente ricos em ômega-3.

Kang admite que num animal como a vaca pode ser mais complicado conseguir o mesmo efeito obtido nos ratos, mas está esperançoso. Os resultados desse estudo mais complexo ainda vai demorar alguns meses, segundo previsões.

Cientistas do ramo da engenharia genética que não participaram da pesquisa já advertiram que resultados obtidos em ratos nem sempre se repetem em experiências com espécies de maior porte.

Além disso, animais transgênicos são considerados medicamentos e a própria agência reguladora americana para remédios e alimentos exigiria avaliações mais rígidas antes de aprová-los para consumo humano.

Fonte: Agência Brasil

Participe da lista de debates ANIMALIVRE, o ponto de encontro das pessoas idealistas que realmente querem defender os animais.

Para inscrever:envie um email em branco para

animalivre-subscribe@yahoogrupos.com.br

Depois aguarde o retorno do Yahoo e devolva a mensagem , acionando a ferramenta RESPONDER.