Webinário e Curso Online Gratuíto

Colunistas > Animais > Vininha F. Carvalho > 

Proteger os animais é compreender suas necessidades

É preciso educar as pessoas para que não ocorra o abandono, tornando cada cidadão responsável pelo seu animal

21 de Outubro de 2011.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

Os cães são muito mais inteligentes do que pensam os humanos. É o que afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em uma reportagem da revista "New Scientist", os pesquisadores afirmam que o melhor amigo do homem sabe contar e que tenta passar mensagens usando diferentes tipos de latidos.

Em geral, os cães latem alto quando são separados de seus donos. Já quando estranhos se aproximam ou a campainha toca, emitem latidos baixos e secos, explica a especialista em comportamento animal da universidade, Sophia Yin. Quando brincam, os sons são altos e espaçados.

Por isto, acredito que não existem raças "problemas" e sim humanos que cuidam de cães, de raças ou não, de forma inadequada. Numa sociedade cada vez mais urbana e distante da natureza, poucas pessoas conseguem compreender a "linguagem" do seu animal e, por isto, acabam abandonado-o a própria sorte.

O grande desafio da causa dos animais é construir uma nova mentalidade, conduzindo as ações para que haja um amadurecimento no relacionamento entre as pessoas e os animais. Para que isto se torne possível , se faz necessário diferenciar responsabilidade social de caridade.

A responsabilidade social enfoca a busca da solução do problema, agindo diretamente na causa. A caridade investe na consequência, dificultando que o problema seja resolvido, pois não estimula a união de esforços para descobrir a verdadeira causa do problema. O assistencialismo é imediatista. A responsabilidade social é um atitude que envolve determinação e persistência, que garante um futuro muito melhor.

A meu ver, o ideal não é apenas lutar para tirar os animais da rua. É preciso educar as pessoas para que não ocorra o abandono, tornando cada cidadão responsável pelo seu animal. Precisamos dar futuro aos animais, e isto com certeza, não se faz através de esmolas, e sim, com conscientização de seus direitos, incidindo no adestramento adequado, que propiciará um convívio harmonioso.

Precisamos despertar a criatividade, através de novas idéias, ecoar nos corações sensíveis, conseguindo instalar nas mentes o desejo de amar e respeitar os animais. Agindo assim, formaremos uma legião de educadores, capazes de promover a posse responsável e o controle de natalidade.

O Blog Animallivre é finalista no Top Blog 2011. O objetivo do Top Blog Prêmio é promover, divulgar a iniciativa dos proprietários de blogs que interagem socialmente pela rede internet com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural do País.

Vamos juntos promover a responsabilidade social , que é uma atitude que envolve determinação e persistência, que irá garantir um futuro muito melhor aos animais , através da disseminação da informação comprometida com o bem estar dos animais.

Seu voto e seu apoio na divulgação fará toda a diferença .

Para votar acesse o www.animallivre.blogspot.com

Visite: www.animalivre.org.br

Fonte: Vininha F. Carvalho

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

MELISSA DAVIDSON

 postado: 26/10/2011 21:07:30editar

EU AMO OS ANIMAIS E SOFRO MUITO DE VER O QUE O SER HUMANO É CAPAZ DE FAZER COM UM BICHINHO!!!TENHO 10 CÃES,E MORO AO LADO DE UMA BATALHADORA ONDE SE ENCONTRAM UNS 50 CÃES, QUE ELA TENTA CUIDAR COMO PODE POIS NÃO TEM RECURSOS NEM AJUDA, AO CONTRARIO RECEBE AMEAÇAS DE QUEM ODEIA OS ANIMAIS.TODA SEMANA SÃO DEIXADOS CÃES NO SEU PORTÃO, ELA PRECISA DE AJUDA...O QUE FAZER????

 

José Guanieri Leite

 postado: 1/11/2011 20:53:03editar

Acho que os animais merece carinho, é um ótimo companheiro. Nunca devemos maltrata-los.

A minha cocke morreu há um ano atrás e até hoje não consegui doação de outra para susbstitui-la.

Quem tiver uma ligue para 12-3621-9103

 

 

Veja também

Blog AnimaLlivre é finalista no Prêmio Top Blog 2011O Dia Nacional de Adotar um Animal é um convite á reflexão e ação

 

editar    editar    editar    0 visitas    2 comentários