Rottweiler , um grande amigo !

Necessita de carinho e espaço para correr, brincar, nadar, enfim, se sentir livre para ter ações próprias, naturais ao seu instinto

  
  
O rottweiler tem um temperamento firme e forte, mas consegue respeitar os outros animais/Dra.Roberta Moratore

O rottweiler tem um temperamento especial, que facilita muito o seu adestramento. A raça foi desenvolvida ha aproximamente 2000 anos, mas, passou a ser mais divulgada, nos anos 70, quando teve um papel relevante no filme "A Profecia", onde foi apresentado na forma de cão, como o protetor do "Anticristo".

Alguns anos depois, a Rede Globo levou ao ar a novela "Vamp", na qual o rottweiler era também apresentado sob o estigma da violência, sob a forma animal do vampiro "Vlad".

A raça ficou associada ao comportamento agressivo. É lastimável que pessoas pouco esclarecidas se baseando na ficção, sem buscar o devido embasamento científico e conhecimentos técnicos, passaram a promover uma imagem muito negativa, que não faz jus a estes animais, que tantos benefícios oferecem aos humanos, como seus protetores, companheiros ou simplesmente amigos, quando tratados com amor e respeito.

O rottweiler tem um temperamento firme e forte, que precisa ser trabalhado através do adestramento para um perfeito convívio. Comportamentos inadequados como liderança mal estabelecida e tratamento agressivo, são alguns dos problemas que muitos animais enfrentam. Muitas vezes, esses incômodos são gerados por uma conduta inadequada dos donos que descaracterizam o animal. O animal sente e reage de acordo com os estímulos dados por seu dono.O processo de treinamento do animal está diretamente relacionado a dedicação empregada na sua educação.

Pessoas que criaram o animal desde pequeno e, que ao receberem visita na sua residência, o prendem no canil, certamente terão um rottweiler um pouco mais agressivo, não pelo fato de haver algum erro na genética do cão, mas pelo fato de ele não estar acostumado a ter contato com estranhos.

O rottweiler é considerado adulto, isto é, amadurecido em seu instinto, por volta dos 28 a 36 meses. Ele deverá saber que está submisso ao dono, sendo assim, o dono é quem o controla.

Estes cães têm uma enorme necessidade de ter e ver todas as posições hierárquicas claramente definidas e ocupadas. A função do líder da matilha abrange as mais diversas atividades que vão desde a demarcação, vigilância do território, segurança, guarda e proteção de toda a matilha, bem como a manutenção de cada participante dentro da sua posição hierárquica. O líder não aceita ameaça, desafio e insubordinação. Se for não treinado adequamente, as conseqüências serão imprevisíveis.

Sob o ponto de vista dos cães, nós humanos, somos vistos também como caninos, formamos uma só matilha.O cão na realidade é um reflexo do dono, portanto, é influenciado pelo meio em que vive e pela forma com que é direcionado.

Para obter um resultado positivo, é preciso mais do que controlar o instinto dos cães. Deve-se preparar e educar quem quer ter um animal. Animais têm vida, sentimentos e necessidades físicas. Por isso é muito importante realizar o adestramento na época correta, enquanto filhote, visando ter um cão equilibrado.

Os proprietários devem ser responsabilizados pelo comportamento dos seus animais, pois as condutas e adestramentos absolutamente inadequados que esses proprietários aplicam nesses animais, é que os tornam violentos e agressivos. Um cão adestrado é uma companhia muito agradável. A natureza não produz animais maus. Os animais não atacam por prazer, e sim quando se sentem ameaçados.

A característica mais marcante no comportamento destes cães é afeição pelo seu dono. Dispondo de tempo e recursos, procure participar de competições como agility e obediência, o que transformará você e seu cão numa dupla inseparável.Lembre-se de que na proteção e na guarda você estará estimulando o cão a fazer o que gosta: proteger você e seu território. Animais só atacam seus donos quando foram maltratados ou ignorados.

O temperamento de um cão primeiramente é comportamento herdado (instinto), com mudanças, por desenvolvimento desse comportamento (amadurecimento) em suas vidas, aliados ao meio (habitat) e ao treinamento apropriado, formando assim seu caráter.

O rottweiler precisa de carinho e muito espaço para correr, brincar, nadar, enfim, se sentir livre para ter ações próprias, naturais ao seu instinto

Um animal bem tratado, não pode receber punição violenta e necessita ter uma vida ativa, jamais estressante ou depressiva. A ferocidade incontrolável é fruto do despreparo no manejo e, até, da intenção do dono em fazer do animal uma arma.

O dono é responsável pela atitude do animal e não o contrário. Nenhuma raça de cão nasce com instinto de atacar o homem.

Devemos nos abstrair da mídia sensacionalista, analisar e reconhecer as verdadeiras características desta maravilhosa raça. Quando ocorrer um acidente, é necessário concentrar a atenção para a causa. Constatará que na quase totalidade das vezes a culpa é do responsável pelo cachorro. Pessoas violentas, tendem a desenvolver cães violentos. Cruzamentos irresponsáveis, que geram cães desequilibrados, também contribuem para difamar a raça.

Dicas de convívio:

- Aprenda a ter controle sobre o seu cão;

- Treine-o para identificar os seus comandos;

- Ele precisa ser socializado, permita que ele conheça outros cães e pessoas diferentes;

- Desenvolva a cumplicidade e a amizade entre voce e seu cão;

- O ideal é que o dono seja maior de 18 anos e condições de realizar o manejo, o tratamento e custear as despesas para garantir sua alimentação e visitas ao veterinário.

Visite: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Luana

Luana

22/07/2014 19:52:16
Uma pergunta se eu tenho um vira-lata com 4 anos e acabei de ganhar um rottweiler de 2 meses e tenho medo de quando o rottweiler crescer ele atacar a minha vira-lata sera q isso realmente aconteceria?

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Se forem de sexo oposto, provávelmente isto não acontecerá , caso contrário, dependerá muito da convivência inicial. Se o filhote ficar submisso ao mais velho, as brigas ficarão muito difíceis de acontecerem. Por isto, é preciso saber conduzir esta relação de amizade, onde um precisara respeitar o outro deste o começo.
Erivelton leal

Erivelton leal

22/06/2014 20:08:31
Ola pessoal!
tenho um rot cujo nome é Thor... é um bom cachorro bem tratado e muito carinhoso, o comprei com 1 mês hoje esta com 1 ano e 6 meses.

Pesa 49 kg é super adestrado e adora dar e receber carinho da familia. Sempre foi criado livre na minha casa e recebe minhas visitas com respeito e atenção só fica sempre com um ar de desconfiança...

Ja tive fila, pastor belga, dog alemao box ... mas a raça que mais me surpreendeu pela capacidade, compreensão e inteligencia e o seu instinto de protetor mesmo sendo dócil e amoroso ele é capaz de identificar ameaça e reagir institamente com repudio e agilidade. Ja o presenciei... fiz um teste com ele eu mesmo com uma mascara tentei pular o muro da minha casa ele ficou muito agressivo e soprava e rosnava pulava e latia com uma vontade de proteger o territorio mas quando escutou a minha voz se derreteu todo... eu o amo de paixão... alem de criador da raça sou um grande admirador. Quem tem parabens pela aquisição da raça rottweiler.

Tony

Tony

20/06/2014 11:59:07
adorei os comentários,valeu ler todos pois tenho um rott (zeus) de 5 meses ,muito especial, é que nem minha esposa diz ele é terrível nas bricadeiras adoramos ele e meus netinhos tbm

Jose roberto

Jose roberto

17/04/2014 11:49:17
ok. Mas como saber quando estão brigando ou brincando??
Em alguns momentos a rott foge e vai deitar em algum lugar escondido onde a pastora não chega por que esta a todo momento fica dando mordidinhas na nuca da rott e esta as vezes revida com mordidas no focinho, no rabo e patas, Mas em outros momentos já peguei uma deitada sobre a barriga da outra. A rott inclusive já mostrou está procurando peito na pastora.
Comprei vários brinquedos, comedouros e bebedouros em separado. Isto ajuda??

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Nesta idade, elas estão brincando e, ao mesmo tempo, estabelecendo a liderança. Como mencionei anteriormente, até os oito meses ou pouco mais, elas serão adolescentes. A partir dos 18 meses ( primeiro cio), serão adultas, e a liderança sera manifestada claramente. As vasilhas separadas é muito interessante , mas os brinquedos não devem ser separados, elas precisam saber dividir tudo, onde inclui-se: o espaço, o carinho , enfim , uma deve saber respeitar a outra, sem brigas. Cuidado com brinquedos que soltam pedacinhos , isto pode ser muito perigoso. Eu dei para minha filhote de rott, um pedaço de mangueira, daquelas bem dura, e ela adorou, corria com ela na boca e não conseguia arrancar pedaços. Seria legal, voce arrumar uma para elas, ate para brincarem juntas e "medir" forças. Importante: jamais ofereça chocolate para elas, isto pode ser até fatal. Leia mais sobre isto : www.animallivre.blogspot.com
Jose Roberto

Jose Roberto

17/04/2014 09:32:56
olá tenho uma rott de 64 dias e uma pastora alemã de 120 dias.Primeiro chegou a pastora dois meses depois a rott.Fico na dúvida de quando estão brincando e quando estão brigando. Em alguns momentos uma é submissa e outros e a outra. A rott me parece ser mais dominante mas como ainda é menor aceita algumas imposições. Não sei quando interceder nem se devo favorecer uma ou outra em sua liderança pois ainda não consegui identificar.
Por outro lado minha família é composta de 5 pessoas, tenho duas filhas (7 e 12 anos)que conviveram por mais de 10 anos com poodles e tentam dar o mesmo tratamento para a rott, que não aceita. Isto é normal??
Eu tento fazer tudo certinho para a rott e a pastora me ver como líder mas temo que o restante da família possa criar dúvidas nas duas. O que fazer??
Obrigado.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

O ideal é permitir que elas definam quem sera a dominante, sem interferir. A partir dai, a convivencia ficara mais fácil.Voce devera dar prioridade a lider, para evitar que ocorram brigas. Quando duas femeas se tornam inimigas, não poderão viver juntas. Ate os oito meses ou pouco mais , os filhotes apresentam um comportamento instável, são como adolescentes. Acredito, que quando ficar adulta a rott aceitara melhor ser "tratada" como um "poodle". O líder da casa será escolhido por elas, não tem como impor isto, e naturalmente será identificado . Felicidades! Visite: www.animalivre.com.br
Bione

Bione

24/02/2014 15:26:10
Eu tenho um Rott. de 10 meses, está enorme e com uma força de tração muito grande. É muito inteligente, chegou em casa com 3 meses e foi o ultimo da ninhada, ou seja, foi o que passou mais tempo com a mãe. Aprende as coisas com muita facilidade! assim que chegou em casa com 3 meses, na mesma semana ele aprendeu a dar a PATA. sem muito trabalho, no primeiro dia ele ja aprendeu. em outro dia ensinei a sentar, aprendeu no mesmo dia também, ja no deitar me deu um pouco mais de trabalho(acho que mais dificuldade minha do que dele). hoje ele está com 10 meses, enorme e muito inteligente. sabe ficar, não entra dentro de casa sem ser convidado! jogo a bolinha e ele sai com tudo para pegar. se tiver um trator como obstáculo ele derruba o trator mais pega a bolinha(exagero meu é claro, mais quase que faz isso, rsrsrs). quando digo FICA ele não sai até eu chamá-lo ( ainda não está 100%, digamos que 80%). Resumindo, é um CÃO excelente, temperamento FORTE SIM, porém você como Dono tem que ter mais Pulso que ele. Precisa de passeios, 1 vez por dia é ideal, mais o meu não consigo passear com ele todo dia, 1 dia sim, outro não! Quanto mais passeio, mais calmo seu cão ficará dentro de casa, pois ja tirou o stress dele a caminhada, a brincadeira no park etc. O carinho é imprescindível, assim como nós os animais são chegados num carinho... O meu não vou adestrá-lo para guarda, pois o meu não é adestrado e já faz isso muito bem, com seu LATIDO estridente ja impõe respeito sem precisar mostrar os dentes.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Eu acredito que o segredo para ter um rott educado é o "pulso firme" e muito carinho vindo de quem ele considera como seu lider A minha Tonya, nunca foi adestrada e só faltava " falar". Eles tem uma facilidade enorme para compreender o que desejamos. Felicidades!
Edinei

Edinei

08/02/2014 22:28:06
tenho um amigo que quer me dar um rott com 14 meses mas estou com medo pois tenho um sao bernardo de 5 ano e tres fox.Sera que ele acostuma com meu filho de 6 anos?

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Um rottweiler com 14 meses já esta quase adulto e acredito que tera dificuldade para se adaptar num novo lar , onde já existem outros cães, principalmente se forem machos. Adaptar um filhote é muito mais fácil, pois os outros cães costumam não reagir as suas brincadeiras. Já, um cão adulto será visto como um "intruso" e poderá ser tratado de maneira não muito amigável. Mas, tudo dependera muito do temperamento dos animais e do espaço que eles irão desfrutar. É importante analisar todas estas possibilidades, para não criar um clima de desavenças constantes. Visite : www.animalivre.org.br e saiba mais sobre comportamento dos animais.
Ivonete

Ivonete

26/09/2013 21:13:44
Temos uma hot de 5 meses, muito carinhosa, mas quer pular quando chegamos em casa e morder nosso pé, nao estamos conseguir faze-la parar em relação a isso, ela so quer brincar. Mas ja aprendeu comandos de sentar, deitar e dar a pata, sempre com petiscos. Mas não estamos conseguindo faze-la ficar quieta quando chega visitas. Ela tem espaço para brincar, adora uma bola, mas é bem agitada. Agora que acabaram as vacinas vamos começar a caminhar com ela. Mas como ensina-la a não pular? Ja tivemos uma outra hot que morreu com 9 anos de cancer. Amo essa raça.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Não aconselho sair de casa enquanto for filhote , pois mesmo vacinada , o sistema imunológico não esta pleno. Este período de 5 a 8 meses ou um pouco mais , corresponde a adolescencia, o animal fica muito levado, mas esta fase passa , e quando atinge a maturidade fica mais comportada. Por isto, neste período, é preciso saber adestra-la , com carinho. A tendencia é ela parar de pular, basta falar com firmeza , NÂO PODE! Infelizmente, esta raça tem grande incidencia de cancer . A minha rott , faleceu aos 6 anos , com um tipo muito agressivo de cancer , o osteossarcoma.
EJunior

EJunior

27/08/2013 19:43:46
Ola pessoal rot's, tenho uma "garota" que esta completando agora dia 29/08/13 dois anos, ela é todo de baooooooo.. amo rot... abraços

Thor mulek brabo

Thor mulek brabo

15/08/2013 15:03:30
Nunca tive nenhum cachorro, comprei meu Rott para ser um cão de guarda aqueles dos brabos e ignorância a minha hoje Thor como e chamado esta com 2 meses não vejo como um cão de guarda e sim como um filho tenho um carinho enorme,ate posso explicar melhor de tanto amor que tenho por esse brabo, e o unico que me espera para chegar em casa pois se minha esposa estiver fazendo alguma coisa la ela fica mais meu filho Thor e ele que vai me buscar no portão e ja sabe a hora certa que chego do trabalho como pode...e eu so queria um cão de guarda emrsrsrs recebi foi um filho isso simmm...

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Adorei seu depoimento....o seu "filho" te dará muita alegria !
Jheny

Jheny

20/02/2013 22:23:25
Olá pessoal..acho linda a raça rott e sempre quis ter um, e como dou preferencias pela adoção, estou querendo adotar um, so q ele está com 3 anos..sera q ira c acostumar comigo?

A pessoa que esta doando falou que sempre tratou bem..estou com pouco de medo porque tenho um filho pequeno.

Jheny-Pr

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Acredito que será preciso realizar um longo período de aprendizado, antes de permitir um contato direto do rott com a criança. Se fosse um filhote , seria bem mais fácil esta convivencia, porque os limites seriam estabelecidos, ou seja , não teria o risco do animal estranhar alguma reação da criança. Converse muito com o doador e tente conhecer o máximo do comportamento do animal diante de situações novas e diante das crianças que ele conviveu. Boa Sorte!
Adriane

Adriane

28/01/2013 13:00:18
Sempre tive cães,vira-lata, poodle, gatos,..e ja tive dog alemão...tenho uma fox paulistinha , uma vira-lata adotada e ganhamos uma rott, hoje ela tem 2 anos..mas deixo claro aki..a cada dia ela me surpreende é muito inteligente, extremamente protetora, é carinhosa..amo ela de paixão!

Adriano mascarenhas

Adriano mascarenhas

20/01/2013 19:58:22
Comprei um rott e hj ela tem 40 dias, mas eu moro em um apartamento pequeno com meu marido e 3 filhos. Deixo a minha cadela livre em casa, é bem cuidada e recebe muito carinho. Qual a consequência de criar um rott num apartamento? Obrigada pela atenção.

ADRIANO MASCARENHAS

Berg

Berg

30/07/2012 22:02:14
Estou querendo criar um rottweiler ,mas tenho medo que quando ficar adulto, ele queira dominar e não possa controla-lo,quero ele para proteger minha casa e não atacar seu dono.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

O rottweiler é extremamente sensível e inteligente, caberá a voce educa-lo e impor os limites , ou seja , ser o líder. Minha experiencia com a raça foi excelente e inesquecível , infelizmente ela faleceu devido a um cancer muito agressivo.
Edileuza

Edileuza

07/07/2012 23:42:47
Olá,tenho um casal de rott,Panda(macho)e Pantera(fêmea), são adoráveis, Panda quer me acompanhar o tempo todo; Pantera é mais independente e observadora. adoro a raça.

Débora Lima

Débora Lima

17/05/2012 22:56:32
olá..Tenho um rott tbém destroi tudo o que vê pela frente, ele tem somente um ano e seis meses é muito inteligente!!Estou ensinando alguns comandos ele já obedece ..assim qdo quer rsrs..o nome dele é Thor não vivo sem ele..é meu tudo chamo ele de meu bebê pois ainda não tenho filhos..minha casa é grande ele adora sentar no sofá as vezes eu fico brava mais acabo cedendo rsrs..

Karina Blu

Karina Blu

11/03/2012 17:12:51
Temos uma akita de 6 anos e a outra faleceu recentemente. Surgiu a possibilidade de adotarmos uma rottweiller, ainda filhote, de 1 mês. Temos 2 crianças, uma de 5 anos e um de 1 ano e meio. Temos uma casa ampla, com um quintal grande e meu marido sempre passeou com nossas cachorras todos os dias de manhã. Seria conveniente adotar uma rottweiller? Obrigada

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

As duas raças tem temperamento forte. Talvez possa ter no futuro dificuldade de relacionamento entre elas, caso a mais nova não se submeta a liderança da outra.
Eduardo

Eduardo

27/02/2012 16:42:42
Olá a todos. Tenho um Rott de 8 meses chamado Eros. É simplesmente muito engraçado. Desde muito cedo (chegou em casa com 3 meses) é muito "valente". Queria arrumar briga com qualquer cachorro que latisse prá ele (detalhe que ainda estava só com alguns dentes de leite e muita gengiva... rs). Até o momento não gosta muito de desconhecidos, e só fica tranquilo depois de eu falar muito com ele que essa pessoa é amiga. Pesa quase 40 kg já!

Abraao

Abraao

06/02/2012 18:25:41
Eu vou ganhar um rottweiler e eu adoro essa raça principalmente os rott de rabo cortado bjao

Ronaldo

Ronaldo

15/11/2011 20:09:32
Volto aqui mais uma vez para deixar meu testemunho tenho o ZEUS um Rott de um ano e quatro meses. O amo de coraçao como ja disse antes, tatuei o rosto dele na minha perna, esse cachorro é demais. Outro dia não sei o motivo o portão de casa abriu sozinho (portao automatico), isso foi de madrugada acordei com a vizinha me chamando e ele não saiu da frente da minha casa, tipo tomando de conta.
Isso me surpreendeu esse cachorro é demais ja passou por adestramento é posso dizer que ele é obediente mais so obedece aos meus comandos.

Walison

Walison

14/07/2011 09:34:44
Meu colega está com um rott de 10 meses e está sem tempo para criar. Queria saber se eu ficasse com o filhote daria tempo dele acostumar comigo ainda.

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Com certeza , com 10 meses ele sendo bem tratado, tera condições de se adaptar a nova casa. A sua dedicação fara toda a diferença , ou seja , ele precisara confiar em voce.
Francisca

Francisca

07/03/2011 20:27:13
Lilian, ele ainda é bem novinho e como vc disse ele precisou desmamar cedo demais,entao o que vc tem que fazer ,é ter muita paciencia com ele e sempre que ele morder alguem diganao morde essas palavras ele tem que aprender desde de cedo. Talvez nao te atenda de imediato,mais logo, logo vc verá resultados.Tenho um rott que desde do dia que ele chegou aqui em casa, eu o ensinei,que nao podia morder nem brincando. Ele nao me morde mais e as vezes tenta dar uma mordinha e eu logo o repreendo de imediato com um não firme e olhando-o firme tb, ele reage lambendo o local que tentou dar a mordidinha.Detalhe chegou aqui em csa com 50 dias de vida e hj está com 10 meses pesa uns 40 kilos e convive conosco dentro de casa. tenho um casal de filhos os quais ele ama de paixao tbm.

Lilian

Lilian

06/03/2011 18:17:10
Ganhei um rott com nove dias; pois a mãe precisou desmamar; hoje ela está com 43 dias, e estou um pouco preocupada com as brincadeiras pois é só mordidas e já está ficando forte. Como tenho dois filhos 11 e 13anos que gostam de fazer carinho e ela não é muito chegada. Tenho uma pastor e uma box, que são uns amores!!

Vininha F. Carvalho

Vininha F. Carvalho

Esta filhote ira necessitar de uma dose de carinho especial, pois não teve o periodo de socialização junto a mãe e os irmãos. Até os 8 meses aproximadamente, normalmente os rott são "rebeldes" , testam os donos , a partir dai, definida a liderança, eles se transformam em fiéis e obedientes amigos. Parabéns por ter conseguido "substituir" a mãe, uma missão bem dificil, pois requer muita dedicação, com alimentação bem dosada e no horario certo. Com certeza, ela sabera corresponder todo este trabalho, oferecendo muito amor a todos. As mordidas representam uma brincadeira , não há motivo algum para se preocupar. o ideal é saber mante-la sempre proxima dos outros animais , para que possa aprender a ser como eles .
Francisca

Francisca

06/03/2011 10:13:52
Eu tenho um rott que é tudo pra mim depois dos meus filhos,alias eu ja o batizei como meu caçula...rsrs, nao sai de perto de mim hora nenhuma ... brinco com ele qdo vou ao banheiro, dizendo a ele,esse banheiro aqui é de mulher e vc não pode entrar bb...kkkkkkk. Saio com ele todos os dias pra passear alias esse passeio ele me cobra todas as manhãs.Acho que, o que faz o cão ficar agressivo é o tratamento que ele recebe do dono.

Ronaldo

Ronaldo

29/01/2011 17:54:44
Tenho um Rott ele é minha vida ate tatuei o rosto dele na batata da minha perna o Zeus é muitissimo esperto.
Ja tive outros caes, mais esse é como um filho e, sinto que ele sente o mesmo por mim pois quanto quando saio para trabalhar ele fica chorando

EU

EU

02/12/2010 23:23:39
haha! quando eu era pequena puxava minha rottweiler pela pata por todo o quintal , nunca vi criatura mais docil ! Eu fazia de tudo , e ate encarava ela, rosnava pra ela, fingia que ia morde ,tudo !! E ela ficava la abanando o rabo ! Os rots sao os melhores !

Catia neves

Catia neves

18/08/2010 02:12:26
Na minha opinião é o melhor cão de guarda, já tive um e pretendo ter outro,é amigo, carinhoso e muito protetor, adoro essa raça.

Qwertyuiop[asdfghjklç]zxcvvbnm,,.;///////

Qwertyuiop[asdfghjklç]zxcvvbnm,,.;///////

27/05/2010 20:03:45
Eu tenho uma rottweiler!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

04/01/2010 00:26:14
De todas as raças que já tive, como Pastor, Dobermann, Akita, Cão Fila e outros, o Rottweiler foi a que mais me surpreendeu. Muito inteligente, fiel, amigo e companheiro. Aprende com enorme facilidade. Muito amigo do dono e adora crianças. No caso, meus filhos, ao ponto de protegê-los contra qualquer um que os ameace. Até eu.
Não é por acaso que é o cachorro usado no exército Alemão e na Policia Militar.
Um toque: essa raça não gosta de ser encarada, rssss

Abraços
Eduardo Andreassi