Alcides Ciclista: pedalando sem equipamento

Alcides Manuel dos Santos, Paraibano de 40 anos sempre sentiu desejo de sair pedalando pelo Brasil. Até que um dia parou de sonhar, pegou sua bicicleta e colocou no asfalto. Ele saiu do Rio de Janeiro e foi até Juazeiro do Norte percorrendo cerca de 3

  
  

Alcides Manuel dos Santos, Paraibano de 40 anos sempre sentiu desejo de sair pedalando pelo Brasil. Até que um dia parou de sonhar, pegou sua bicicleta e colocou no asfalto.

Ele saiu do Rio de Janeiro e foi até Juazeiro do Norte percorrendo cerca de 3.000km. Isso foi há 20 anos atrás (1981). Depois disso calcula que já tenha percorrido cerca de 30.000km, sempre com bicicletas ganhas nos lugares por onde foi passando. Alcides é simples e trabalha na roça. Viaja sem alforjes, apenas com duas bolsas amarradas no bagageiro traseiro.

Em sua segunda grande viagem, Alcides saiu de Itapororoca-PB onde mora, cortou o Brasil, pedalando até São Paulo, depois Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e finalmente chegando na Argentina. E ele conta isso com a maior naturalidade.

Torcedor fanático do Santos que é, carrega sempre seu álbum de fotografias que tirou junto com os jogadores do Santos, e mostra para todos com muito orgulho. Ele mostra também, os encartes de jornais em que já saiu. Aliás, é com ajuda destes jornais que ele consegue abrigo e algum apoio nos lugares por onde passa.

Alcides Ciclista, como ele mesmo se denomina, conta que pedala cerca de 100 a 140km por dia (nada mal para quem tem 40 anos). Nunca teve nenhum acidente e nem problemas com assalto. "Graças a Deus", diz ele. Apesar de não ser muito religioso, gosta muito de visitar os santuários do Brasil, como Aparecida - SP e Juazeiro do Norte - CE.

Depois de sua última viagem de Itapororoca a Aparecida - SP, Alcides veio à São Paulo para visitar o Salão Duas Rodas. Lá ele nos contou que havia acabado de ganhar uma bicicleta nova da Sundown. A bicicleta anterior, que ele já estava usando há mais de quatro anos, nem câmbio indexado não tinha. O Alcides deixa a gente até com vergonha. Ele mostra que para fazer cicloturismo basta querer.

Tem muita gente que sonha em viajar de bicicleta, mas que nunca começa por falta de equipamento. É claro que os equipamentos adequados ajudam muito. Mas se você não tem acesso a eles, não quer dizer que não possa começar a pedalar por aí. Você pode ir fazendo viagens curtas no começo e tentando adquirir o equipamento aos poucos. O mais importante é a paixão pela bicicleta e por viajar.

Agora, o próximo projeto de Alcides é voltar pedalando para a Paraíba, passar por João Pessoa-PB e percorrer os nove estados no Nordeste: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, sertão da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, e voltar para a Paraíba.

Boa sorte Alcides. Estamos torcendo por você.

  
  

Publicado por em

Leandro Magu

Leandro Magu

12/09/2009 12:18:07
Bela matéria. É isso aí, Alcides!

U-biker

U-biker

10/09/2009 21:09:33
sem fotos ??

Carlos

Carlos

16/05/2009 10:28:07
boas
Eu sou o crlos, moro em portugal. sou cicloturista e venho dar a maior força para o amigo alcides,
Um dia quem sabe eu possa fazer uma viagem grande.
tenho estado parado , mas hoje comecei , agora que perdi a forma tenho que ir com calma.o meu blog: http://ocicloturista.blogspot.com
Um abraço: Carlos

Anderson Lemos

Anderson Lemos

25/04/2009 10:50:38
Acho interessante! Em abril de 2010 estarei saindo de Uberlandia-MG para Balneário Camboriú-SC caso alguem tenha interesse em trocar informaçoes ta ai o meu e-mail
andersonlemosp@hotmail.com

Luiz Eduardo

Luiz Eduardo

21/04/2009 13:48:29
Além de conhecer o Brasil de forma muito próxima a natureza, sem pressa e nos mínimos detalhes, acaba por conquiestar uma saúde de ferro, pois o exercício é fenomenal. Se tivesse o contato direto com o atleta ecoturista, teria o prazer de trocar informações sobre esta atividade de lazer.