Antes de fazer sua grande viagem de bicicleta...

O cicloturismo é em geral divulgado na mídia, através de grandes viagens. Uma volta ao mundo, o litoral do nordeste, outros países... neste momento há brasileiros pedalando por todos estes lugares. O problema é que quem quer começar, fica achando que é ne

  
  

O cicloturismo é em geral divulgado na mídia, através de grandes viagens. Uma volta ao mundo, o litoral do nordeste, outros países... neste momento há brasileiros pedalando por todos estes lugares. O problema é que quem quer começar, fica achando que é necessário dispor de muito tempo ou ser um atleta.

Como em qualquer outra atividade física, ninguém começa (ou pelo menos não deveria) por um grande feito. Viagens pequenas são a melhor oportunidade para se experimentar a sensação de uma viagem maior.

Para quem já está acostumado a pedalar com sua bicicleta nos parques ou ruas da cidade, por exemplo, uma boa tentativa seria programar uma pedalada que durasse o dia inteiro. Obviamente que não estamos sugerindo que você passe o dia inteiro pedalando sem parar. Faça muitas pausas e curta o passeio. O objetivo é que com mais tempo longe de casa e da cidade, você possa começar a sentir as vantagens e desvantagens de uma viagem.

Além de ser um excelente treino físico, também serve para aprender muito sobre a bicicleta e sobre você mesmo. Como é a reação do seu corpo depois de pedalar muitas horas num dia? Será que o ritmo deve ser mais lento da próxima vez? Você sabe se virar no caso de problemas com a bicicleta? Você está carregando as ferramentas que pode precisar? Como fica o seu estado psicológico quando está pedalando cansado e na chuva, por exemplo?

E a grande pergunta que você inevitavelmente irá se fazer mais cedo ou mais tarde: será que eu gosto mesmo dessa loucura?

Depois de algumas saídas de um dia, comece a programar outras já com um pernoite ou dois. Aí você vai sentir que dormir fora de casa pode fazer bastante diferença. Há aqueles que adoram e encaram isso como uma parte importante da aventura, mas também há os que não se adaptam muito bem, não descansam direito, ou simplesmente gostam de chegar em casa no fim do dia. Descubra qual é o seu caso.

Nós gostamos de lembrar que existem muitas pessoas loucas para fazerem sua primeira viagem. Porém, como, por vezes, não têm quase nenhuma experiência, e partem logo para uma jornada muito longa, enfrentam tantos problemas que acabam se decepcionado. É uma pena ver isso acontecer, pois a maioria dos problemas teria sido evitada.

Então, quando já estiver com muito mais conhecimento e experiência adquiridos, planeje, enfim, nos mínimos detalhes, a viagem dos seus sonhos. Pode ter certeza que a chance de você não querer largar mais essa atividade vai ser bem grande.

  
  

Publicado por em

Dênis

Dênis

18/11/2008 20:13:08
Amigo, gostaria de saber quais são as ferramentas básicas de devo levar para uma viajem de 30 dias.
Obrigado e meus parabenz pelas mtérias, me tiraram muitas dúvidas e me motivaram muito !!!!

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

De uma olhada no Manual do Cicloturista dentro do site: www.clubedecicloturismo.com.br Lá tem uma descrição completa e muitos outros itens.