Como acomodar bagagens na bicicleta

Dependendo do estilo e duração da viagem, o cicloturista chega a carregar 50kg ou mais de bagagem. Se o percurso exigir equipamentos de camping e proteção contra o frio, a bagagem além de pesada será bastante volumosa. Os bagageiros permitem acomodar toda

  
  

Dependendo do estilo e duração da viagem, o cicloturista chega a carregar 50kg ou mais de bagagem. Se o percurso exigir equipamentos de camping e proteção contra o frio, a bagagem além de pesada será bastante volumosa. Os bagageiros permitem acomodar toda a carga na bicicleta, já que seria inviável carregar tudo nas costas. Aliás, jamais carregue nada nas costas durante uma viagem de bicicleta. Uma simples mochilinha pode ser um tormento para seu pescoço e seus ombros após algumas horas de pedalada.

bagageiro traseiro

bagageiro traseiro

É imprescindível acomodar a bagagem em alforjes (bolsas laterais, que serão tema de outra Eco Dica). Aqui entra um ponto importante na escolha do bagageiro: ele deve ter uma estrutura que impeça os alforjes de entrarem na roda, o que poderia estragá-los ou então provocar um tombo feio. Também é possível fazer uma adaptação nos bagageiros mais comuns, soldando-se um retângulo extra (veja o desenho).

bagageiro traseiro adaptado

bagageiro traseiro adaptado

  
  

Publicado por em