Cuide da corrente da bicicleta

A corrente é uma das partes da bicicleta que sofre maior tensão e atrito ao mesmo tempo. Por isso, ela está sempre sujeita a um maior desgaste, ou mesmo a não agüentar o esforço e se romper. A primeira providência para se evitar o atrito entre os elos

  
  

A corrente é uma das partes da bicicleta que sofre maior tensão e atrito ao mesmo tempo. Por isso, ela está sempre sujeita a um maior desgaste, ou mesmo a não agüentar o esforço e se romper.

A primeira providência para se evitar o atrito entre os elos é manter a corrente sempre lubrificada. O lubrificante pode ser óleo de máquina, ou mesmo óleo para motor de carro, que você encontra nos frascos usados nos postos de gasolina. Grafite em pó misturado no óleo também ajuda na diminuição do atrito.

Porém não exagere. Coloque o mínimo de óleo possível para a corrente parar de ranger (menos de uma gota por elo). Isto, porque ao mesmo tempo em que o óleo lubrifica, ele também junta poeira e areia fina, que acabam aumentando o atrito e o desgaste (por este motivo nunca use graxa).

Por fim, mantenha a corrente limpa. Em viagens de mais de uma semana ou duas, passando por terra ou areia, é necessário limpá-la utilizando gasolina ou querosene. Dissolva todo óleo e limpe bem com uma escovinha. Depois de deixar secar e lubrifique novamente.

  
  

Publicado por em

Joao

Joao

10/02/2009 15:01:28
qual a vida util de uma corrente ,trocar cem desgastar corrente

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

não existe uma medida exata, mas se voce usar sempre a mesma corrente ela pode durar uns 5 mil km. Já se fizer um revesamento com duas ou tres correntes pode conseguir ir bem além disso.