Cuide de sua postura na bicicleta

O cicloturista pedala em geral muitas horas por dia. Pára pra conversar, tirar fotos, fazer um lanchinho, enfim, curte o trajeto todo e não só o destino final. Mas após certo número de quilômetros rodados, uma dorzinha aqui e outra ali começa a aparecer,

  
  

O cicloturista pedala em geral muitas horas por dia. Pára pra conversar, tirar fotos, fazer um lanchinho, enfim, curte o trajeto todo e não só o destino final. Mas após certo número de quilômetros rodados, uma dorzinha aqui e outra ali começa a aparecer, e lá se vai o interesse pela paisagem, e nem importa mais o que surge pelo caminho. O odômetro passa a ser o melhor companheiro, contando os metros que faltam para chegar.

Mesmo tendo a bicicleta adequada para seu tamanho e regulada para dar o máximo de conforto em pedaladas longas, estamos sujeitos a dores nas costas e pescoço que vão se acentuando durante a jornada e acumulando-se com o passar dos dias.

Para escapar deste suplicio que atrapalha a paz do cicloturismo, tente prestar atenção na postura durante a pedalada. Tome consciência de seu corpo enquanto realiza o esforço e faça um exercício de relaxamento sem descer da bicicleta. Numa seqüência, relaxe a musculatura da cabeça, depois do pescoço, dos ombros, dos braços, punhos e finalmente mãos. Faça isso sempre que reparar que os músculos não envolvidos diretamente na pedalada estão tencionados sem necessidade.

Para diminuir os impactos transmitidos para a região do pescoço, mantenha os braços sempre um pouquinho flexionados. Vez ou outra, gire o pescoço para um lado e para o outro (sem descuidar do transito). Gire os braços (um de cada vez, claro) e levante e abaixe os ombros.

Finalmente, reserve pelo menos quinze minutos para alongamentos no final do dia e a deixe seu corpo pronto para uma pedalada tranqüila no dia seguinte.

  
  

Publicado por em

Marcelo brito

Marcelo brito

31/08/2009 20:43:26
olá estou no primeiro ano de educação fisica e quero desenvolver um projeto de posisionamento e postura em uma bicicleta gostaria de mas informação

Christian Anderson

Christian Anderson

30/06/2009 08:36:41
Eliana, Rodrigo, bom dia.
Sou o Chris do "...o tao do pedal...". Estou morando e trabalhando em Manaus (AM) na Sundown bicicletas há 1 ano e 6 meses e quero desejar à vocês muita sorte, paz, saúde e pedal. Sempre foram boas pessoas comigo. Obrigado.
Vamos em frente, tem caminhos bons em todas as direções.