Novo livro de cicloturismo: Avenida das Américas

Ler relatos de viajantes é um hobby para muitos, mas para alguns, pode ser o início de uma grande mudança nos rumos da vida. Acompanhar as descobertas e as incertezas de cada dia na jornada de um aventureiro pode aguçar os espíritos mais sossegados ou en

  
  

Ler relatos de viajantes é um hobby para muitos, mas para alguns, pode ser o início de uma grande mudança nos rumos da vida. Acompanhar as descobertas e as incertezas de cada dia na jornada de um aventureiro pode aguçar os espíritos mais sossegados ou então, dar um empurrãozinho para a realização de um grande sonho.

A viagem solo de Carlos André, de Los Ângeles ao Rio de Janeiro

A viagem solo de Carlos André, de Los Ângeles ao Rio de Janeiro

São raras a publicações sobre bicicleta no Brasil, de cicloturismo então nem se fala. Foi portanto com grande felicidade, que conhecemos, no final do ano passado, os planos do jornalista carioca Carlos André (Cadé) de lançar um livro sobre a viagem que realizou no início dos anos noventa, de Los Angeles ao Rio de Janeiro.

Interessante no livro, é que a história não começa no início da viagem, mas sim alguns meses antes, quando Cadé mudou-se para Los Angeles. Dá para acompanhar assim, como a semente da viagem foi se desenvolvendo, até o momento da partida.

Ao longo do percurso todo, foram quatorze fronteiras de diferentes países e 83 cidades, em cinco meses de pedal. Pelo caminho, Cadé foi deixando o excesso de bagagem, os temores de circular pelas rodovias e tomou gosto pela simplicidade da vida nômade. Dormiu nos lugares mais inusitados que se pode imaginar, desde delegacias até ambulância.

´Os quilômetros sem fim me fizeram desenvolver a paciência (um pouco mais pelo menos), a viagem solo me ensinou a tolerância, que é se colocar no lugar do outro, pensar como o outro.´

Cadé, que escolheu a bicicleta pela independência e liberdade que ela poderia proporcionar, não foi influenciado por uma leitura sobre cicloturismo. Saiu sem antes ter lido nada relacionado ao assunto. Mas, cuidado, pode ser seu caso, que ao ler esta aventura pela América, fique com aquela inquietação, aquela coceirinha de largar tudo e partir. Tomara que assim seja: desde já boa viagem!

´Avenida das Américas´ pode ser comprado nas livrarias, diretamente na Editora Nau ou no site do Clube de Cicloturismo.

  
  

Publicado por em