O calçado adequado para uma viagem de bicicleta

O peso a ser carregado numa viagem de bicicleta é restrito, por isso cada item da bagagem deve ser bem analisado antes de partir. De acordo com a característica de cada viagem vai ser necessário um calçado diferente, mas não podemos nos dar ao luxo de lev

  
  

O peso a ser carregado numa viagem de bicicleta é restrito, por isso cada item da bagagem deve ser bem analisado antes de partir. De acordo com a característica de cada viagem vai ser necessário um calçado diferente, mas não podemos nos dar ao luxo de levar toda a sapataria nos alforjes. Por isso o calçado deve ser versátil, sendo utilizado para mais de um fim. Por exemplo, se você vai fazer o roteiro das cidades históricas de Minas Gerais, provavelmente vai andar bastante a pé para conhecê-las, então é bom que o mesmo tênis de pedalar seja confortável também para andar. Já se o cicloturismo for pela Chapada Diamantina você deve incluir no roteiro algumas caminhadas longas. Neste caso o tênis de pedalar deve ser apropriado também para caminhadas.
As sapatilhas de ciclismo (que encaixam no pedal) apesar de tornarem a pedalada mais eficiente, não dão a versatilidade necessária, já que são extremamente desconfortáveis para andar.

Dicas:
1) Na hora de escolher o tênis para viagem, dê preferência para os de solado rígido, que não dobre facilmente. Além de proporcionar uma pedalada melhor, o solado rígido diminuirá o risco de lesão na articulações do tornozelo.
2) Amacie bem o calçado antes de partir, não viaje com ele novo para evitar bolhas.
3) Se você usa pedaleira (firma-pé) verifique se o tênis encaixa bem nela, para não ter problemas depois.

  
  

Publicado por em