Pedalando no escuro

Durante o planejamento de uma viagem de bicicleta, deve-se sempre tentar evitar que a pedalada se estenda após o pôr-do-sol. Pedalar no escuro pode ser perigoso por dois motivos: 1) O ciclista não enxerga bem os obstáculos. Mesmo utilizando farol ou lante

  
  

Durante o planejamento de uma viagem de bicicleta, deve-se sempre tentar evitar que a pedalada se estenda após o pôr-do-sol. Pedalar no escuro pode ser perigoso por dois motivos:
1) O ciclista não enxerga bem os obstáculos. Mesmo utilizando farol ou lanterna, a visibilidade fica muito reduzida.
2) O ciclista pode não ser visto por um motorista desatento.

Porém, nem sempre é possível evitar a noite. Uma mudança ou erro no planejamento, ou ainda um imprevisto, podem exigir que o cicloturista tenha que vencer uma distância bem maior que a programada.

A opção mais óbvia é continuar pedalando após o pôr-do-sol até alcançar o destino final. Mas há uma segunda estratégia com uma série de vantagens sobre esta. Você pode escolher um lugar para pernoitar antes que a noite caia, dormir cedo, acordar de madrugada, e antes do sol nascer começar a pedalada.

Nas duas opções você irá encarar a escuridão, mas existem diferenças. Em primeiro lugar, acordando mais cedo, você estará com o corpo descansado. Os sentidos e os reflexos estarão funcionando melhor do que após um longo dia de pedal. Pedalar a noite com cansaço acumulado pode não ser uma boa idéia.

Mais uma vantagem de se parar cedo, ainda com luz, é a facilidade de encontrar abrigo. Seja acampando ou pedindo pouso em fazendas, é mais difícil achar um bom lugar para dormir quando a noite já vai longe. Além de ficar mais difícil pela própria falta de luz, existe o fato de que as pessoas ficam muito mais desconfiadas durante a noite.

Um outro fator ainda é com relação aos imprevistos. Vamos imaginar a hipótese de a bicicleta quebrar no meio do nada, por exemplo, e o cicloturista precisar de ajuda ou carona. Se isto acontecer tarde da noite, ele estará enrascado e terá de se virar para passar a noite. Já se acontecer de madrugada, bastará esperar algumas horas até o sol aparecer. Aí tudo fica mais fácil.

Dicas:
1) Além de farol, use roupas claras e refletivos (tipo olho de gato) no corpo e na bicicleta.
2) Verifique se os refletivos da bicicleta não ficam escondidos quando você carrega os bagageiros com os alforjes e o resto da tralha.

  
  

Publicado por em