Pedindo patrocínio para sua viagem

Muita gente nos procura querendo saber como fazer para conseguir um patrocínio para sua viagem de bicicleta. Esse é um assunto muito complicado. Tão complicado que a maioria, desiste antes mesmo de começar. Podemos dizer com certeza que para conseguir

  
  

Muita gente nos procura querendo saber como fazer para conseguir um patrocínio para sua viagem de bicicleta. Esse é um assunto muito complicado. Tão complicado que a maioria, desiste antes mesmo de começar.

Podemos dizer com certeza que para conseguir um patrocínio, você terá que trabalhar muito. Trabalhar muito antes da viagem e mais ainda depois dela. Diríamos que a viagem é apenas um pequeno período de tranqüilidade no meio de muita loucura.

A primeira decisão, portanto, é se você irá mesmo se meter nesse negócio. Muitas vezes, dependendo do projeto, compensa muito mais pegar aquele tempo que você iria gastar correndo atrás do sonhado patrocínio e se dedicar ao seu trabalho. Economizando às vezes fica mais fácil pagar a sua viagem. É claro que no caso de um projeto de valores mais altos um patrocínio seria realmente necessário. O pedido de patrocínio vale a pena também se você, apesar de ter um projeto pequeno e poder pagar a sua viagem, pretende aprender o processo e utilizar a experiência para projetos maiores depois. Mas o importante é: se você se decidir por aceitar o desafio vá até o final, mergulhe nele de corpo e alma e não saia sem tê-lo finalizado. Não existe um meio termo.

A segunda questão é quando pedir um patrocínio. Isto é, para que tipo de projeto vale a pena se dedicar a esta tarefa. Projetos que recebem patrocínio, em geral, são aqueles que se destacam da maioria, aqueles que de algum modo têm potencial para suscitar algum interesse da mídia. Portanto, ele deve conter algum diferencial, algo que o destaque da grande quantidade de viagens que acontecem todos os dias. Pode ser um local exótico, um objetivo diferenciado, como uma pesquisa ou alguma ação social, por exemplo, ou qualquer outra forma de chamar a atenção, de preferência alguma coisa inédita. Aí só depende da criatividade do viajante: bolar um diferencial que possa ganhar o interesse da mídia, convencer o patrocinador e ainda ser viável de executar na prática.

Ainda há uma questão importante a ser comentada na hora em que se decide entrar no jogo. Há uma diferença muito grande entre um patrocínio que cobre parcial ou inteiramente os custos do seu projeto, e um apoio de equipamentos, por exemplo. Ambos são muito difíceis de conseguir, mas o apoio material é muito mais fácil do que o patrocínio. É muito mais barato para uma empresa te fornecer uma mercadoria do que colocar a mão no bolso para tirar dinheiro vivo.

Na próxima coluna vamos falar um pouco da credibilidade e do retorno de um projeto para patrocínio ou apoio.

  
  

Publicado por em

SANDRO NASCIMENTO SANTOS

SANDRO NASCIMENTO SANTOS

10/09/2009 10:28:42
caros amigos eu gostaria de saber se vcs podem me ajudar a fazer minha viagem de bicicleta para macapa pois eu maoro la e nao tenho como ir de volta para minha casa pois eu estou morando nas rus de belo horizonte e gostaria de voltar para casa . isso e posivel ??
e como eu faço para encontrar vcs ??

SANDRO NASCIMENTO SANTOS

SANDRO NASCIMENTO SANTOS

08/09/2009 11:14:27
ola cara amiga eu me chamo -- sandro nascimento santos e ja estou en bh ha 19 anos e nao tenho casa e moro na rua nesta cidade eu sou natural de macapa e gostaria de ir enbora para minha cidade de bicicleta so que eu gostaria de filmar tudo na estradas e um pouco da minha vida na rua faze um documentario sera que e posilvel isso . obrigado pela sua atençao meu tel e 031 99477484

Jetro silva amaro

Jetro silva amaro

14/11/2008 11:50:59
e muito bom esse projeto eu tenho muito pouco tempo de vida e quiria ir pra amisterdã por favor me ajude