Pedindo Patrocínio para Sua Viagem - A Credibilidade e o Retorno

A Credibilidade e o Retorno É muito comum ouvir por aí: Poxa, eu fiz um projeto maravilhoso e nenhuma empresa quis me ajudar! Se você precisa de ajuda, não vá pedir a empresários, eles gostam apenas de fazer negócios. Portanto, se você pretende pedir p

  
  

A Credibilidade e o Retorno

É muito comum ouvir por aí: Poxa, eu fiz um projeto maravilhoso e nenhuma empresa quis me ajudar! Se você precisa de ajuda, não vá pedir a empresários, eles gostam apenas de fazer negócios. Portanto, se você pretende pedir patrocínio ou apoio a uma empresa, para começar, não peça nada. Apresente uma proposta de negócio. A empresa entra com o patrocínio e você com a divulgação da marca na mídia, por exemplo. Isto é, você deve oferecer um retorno bem definido em troca do que está recebendo.

O problema é que esse retorno é algo muito difícil (ou até impossível) de se garantir. Como convencer a empresa de que você, além de realizar a viagem, conseguirá divulgá-la? Existem algumas coisas que podem ajudar um pouco.

Em primeiro lugar consiga uma ocasião para entregar pessoalmente o projeto. Projetos que não são entregues pessoalmente muitas vezes são engavetados. A sua apresentação pessoal é muito importante. Você tem que transmitir confiança, saber exatamente qual é o seu objetivo e estar convencido de que este é importante. Além disso, demonstre que tem conhecimento dos locais e dos problemas a serem enfrentados. O mais importante é deixar transparecer que você está mergulhado de corpo e alma no projeto.

Outra coisa que ajuda muito, diríamos até que é fundamental, é o conjunto das suas divulgações anteriores. Uma espécie de um book ou clipping mostrando todo o material que já foi publicado por você anteriormente. Sem esse book, é muito difícil convencer o seu potencial patrocinador de que você irá conseguir colocá-lo nos meios publicitários. Mas e no caso de quem nunca divulgou suas viagens antes? Bom, neste caso, existem duas opções: ou você começa fazendo divulgação de viagens não patrocinadas, formando o seu book para o futuro, ou, sem ele, você vai ter que ser muito convincente, o que também não é impossível.

Existem também as cartas de indicação ou de apresentação. Use os seus contatos, vá aos órgãos de mídia e tente conseguir cartas que demonstrem interesse de publicação no seu projeto. Ninguém irá lhe prometer uma publicação, mas o fato de ter interesse (caso o material apresentado após a viagem seja bom), servirá muito na hora de conquistar a confiança do patrocinador.

Por último, nunca prometa o que não pode cumprir. Primeiro porque isso será percebido facilmente e você perde a credibilidade. Segundo porque depois que você voltar, vai ficar muito chato se você não conseguir realizar a divulgação que prometeu. É como pegar dinheiro emprestado e não pagar. O patrocínio é um negócio como outro qualquer: para conseguir algo você tem que arcar com o preço. Quebrando o contrato do patrocínio você estaria colaborando para estragar todo o mercado de projetos patrocinados, que já sofre muito com a falta de credibilidade. Além de queimar o filme do próximo viajante que for lá bater na porta.

De qualquer maneira, o patrocínio sempre vai ser um investimento de risco para a empresa. Por isso, não fique ofendido caso seu projeto seja recusado, pois isto significa apenas que a análise de risco feita pela empresa decidiu que a proposta que você apresentou não corresponde às necessidades dela no momento. Isto é, se prepare para receber muitos NÃOS.

Na próxima coluna iremos falar um pouco sobre as partes que devem compor um projeto.

  
  

Publicado por em

Fabio

Fabio

28/10/2009 13:26:25
Muito Bom!!

excelente trabalho, parabéns por essas dicas, vou confirir sempre novas postagens

MARCOS ARAÚJO SOARES

MARCOS ARAÚJO SOARES

06/10/2009 17:36:30
ADOREI ESTAS DICAS, ELASVÃO ME AJUDAR MUITO NA MINHA CAMINHADA PARA PEDIR PATROCINIO PARA A 1 COPA FAZENDINHA DE BEACH SOCCER QUE SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO! VALEU OSITE É DEZ !!

Deisi

Deisi

01/04/2009 11:51:30
PERFEITO! nossa, MTU perfeito *-*

Laercio s santos

Laercio s santos

13/03/2009 15:42:07
legal a dica pois eu já leio muito a respeito já faz tempo e olha que posso até me tornar expert no assunto.
bem é verdade pura o que nosso amigo acabar de dizer.
no meu caso busco encontrar patrocinio para meu projeto voltado para o turismo e vou deixar aqui um breve comentário.Primeiro o projeto precisa de uma descrição
bem compreensível das etapas e você autor do projeto deve estar muito bem preparado para qualquer pergunta sobre seu projeto e em hipotese alguma poderá transparecer duvida, muito menos deixar a pessoa insatisfeita com a resposta.Se for o caso prepare-se.
Depois só para descobrir com quem tratar ou apresentar o
projeto em uma empresa. meu amigo da vontade de desistir.
so pra ter uma idéia entrei no site da cvc turismo pedindo informação sobre com quem tratar desse assunto,conclusão estou sem resposta e na minha caixa postal enche de propaganda deles é de matar não é.
portanto muita fé e garra nessa horta vamos com Deus.

bye bye

João Batista Maia

João Batista Maia

28/02/2009 22:25:16
Pôxa! falou com sabedoria e conhecimento, exelente orientação para quem pretende seguir essa estrada, muito obrigado.