Pedindo Patrocínio Para Sua Viagem - A Escolha das Empresas

Depois de montado o projeto para uma proposta de patrocínio, não adianta muito sair por aí atirando para todos os lados. É importante escolher muito bem para quem você irá apresentá-lo. Em primeiro lugar, pense na questão dos contatos. Se você já é con

  
  

Depois de montado o projeto para uma proposta de patrocínio, não adianta muito sair por aí atirando para todos os lados. É importante escolher muito bem para quem você irá apresentá-lo.

Em primeiro lugar, pense na questão dos contatos. Se você já é conhecido numa empresa ou de alguém de lá de dentro, a chance de ter um pouco mais de credibilidade aumenta. É claro que o patrocínio não sairá somente porque você conhece alguém, é apenas para servir como uma indicação, uma referência. Entre um estranho e você, nas mesmas condições, certamente você seria escolhido.

Se você vai viajar de bicicleta, por exemplo, a escolha mais óbvia são os fabricantes de bicicleta. Porém, não se esqueça que as grandes empresas recebem montes de propostas para analisar e portanto seu projeto vai concorrer com muitos outros.

Agora falemos da importância da imagem. As imagens mais comuns associadas a viagens de bicicleta são de liberdade, aventura, saúde, natureza, etc. Mas tudo depende do que você pretende com sua aventura e qual seu estilo. O importante é tentar saber se aquela empresa pretende associar sua imagem a dela. A mensagem que você transmitir através da divulgação da sua viagem, tem que vir exatamente de encontro ao que a empresa quer passar para os consumidores naquele momento. Nisto ajuda estar bem informado sobre os novos lançamentos, nova estratégia da empresa, assim como sua verba destinada a este tipo de marketing.

Além da empresa se identificar com seu projeto, também há o outro lado, de você se identificar com a empresa. É necessário refletir um pouco e analisar se vale a pena fazer propaganda de indústrias de cigarros, fábricas poluidoras ou remédios enganosamente milagrosos em nome de um projeto pessoal. Há inúmeras empresas corretas no mercado, mas com certeza quem tem alguma culpa no cartório poderá ter mais interesse ao perceber uma chance de limpar sua imagem.

Uma outra questão ética é deixar tudo sempre bem claro para todos os possíveis apoiadores e patrocinadores. Por exemplo, você pode apresentar seu projeto para duas empresas concorrentes, mas não pode fechar acordo com as duas. O mesmo vale na hora da divulgação, para duas revistas ou programas concorrentes.

Um erro bastante comum para quem faz seu primeiro projeto é pedir patrocínio para veículos de mídia, o que é muito raro de acontecer. A mídia somente vai possibilitar a finalização de seu projeto ao dar o retorno que o patrocinador espera, a etapa que realmente conta para ele.

Na próxima coluna iremos falar um pouco sobre as partes que devem compor um projeto de pedido de patrocínio.

  
  

Publicado por em

Gilmar

Gilmar

15/12/2011 17:31:39
Meu nome é gilmar dos santos sou conhecido como mestre jamaica realizo um projeto nas comunidades carentes tirando os jovens da rua e livrando da má conduta .gostaria de poder mais o meu trabalho para as pessoas que não conhecem

João Batista Maia

João Batista Maia

28/02/2009 23:12:24
Toda sua orientação é com conhecimento de causa, parabens

MAURO COUTINHO DAMASCENO

MAURO COUTINHO DAMASCENO

17/11/2008 19:53:15
OLÁ,NECESSITO DE UM PLANO DE VIAGEM PARA CONSEGUIR UM PATROCINIO,PEÇO QUE ME AUXILIEM.TENHO 46 ANOS E A MAIS DE TRINTA ANOS SOU MOTOCICLISTA.TENHO UM SONHO E PRETENDO REALIZÁ-LO EM JUNHO DE 2009,VOU DE MOTOCICLETA DE PRIMAVERA AO CHUI,CHUI AO OIAPOQUE,OIAPOQUE PRIMAVERA,PASSANDO POR TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS,PERCORRENDO APROXIMADAMENTE 30 MIL QUILOMETROS.PRETENDO APÓS O TÉRMINO DA VIAGEM ESCREVER UM LIVRO CONTANDO TUDO SOBRE AS PERIPÉCIAS VIVIDAS PELO BRASIL DE NORTE A SUL,LESTE A OESTE,SOBRE DUAS RODAS,OU TALVEZ QUEM SABE TRANSFORMAR EM UM FILME ,DOCUMENTÁRIO,OU ALGO DE GÊNERO.FAÇO ESSE CONTATO PORQUE PENSO SER ESSA AVENTURA UMA MATÉRIA DE GRANDE VALIA TANTO NA ÁREA CULTURAL,SOCIAL,ECONÔMICA,PODENDO MOSTRAR AO POVO BRASILEIRO TODOS OS COSTUMES,AS CRENÇAS,AS HISTÓRIAS,ETC,ENCONTRADO EM NOSSO VASTO PAÍS.PEÇO PORTANTO,ESPECIAL CARINHO POR ESSE E-MAIL,E APOIO PARA A REALIZAÇAO DESSA VIAGEM E PENSO QUE SE POSSA FAZER UM MARKETING SOCIAL E HUMANO COM ESSA VIAGEM,CONTO COM A COLABORAÇÃO DE VCS.E AGUARDO SEU CONTATO,AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE A ATENÇÃO DISPENSADA E O CARINHO RECEBIDO,OBRIGADO