Por que usar espelho retrovisor na bicicleta

Muita gente diz que o retrovisor enfeia a bicicleta. Pode até ser verdade para alguns, porém a segurança deve estar sempre num nível de prioridade bem maior do que a estética (feia mesmo, a bicicleta fica depois que o carro passa por cima). Rodrigo T

  
  

Muita gente diz que o retrovisor enfeia a bicicleta. Pode até ser verdade para alguns, porém a segurança deve estar sempre num nível de prioridade bem maior do que a estética (feia mesmo, a bicicleta fica depois que o carro passa por cima).

Rodrigo Telles

Rodrigo Telles

Mas quando falamos em retrovisor, estamos falando em espelho plano (espelho comum). O espelho convexo (aquele que diminui as imagens dos objetos) só permite ver um carro quando ele já está praticamente em cima da bicicleta, não tendo muita utilidade.

Há várias situações em que o espelho não faz tanta falta. Apenas uma olhadinha rápida para trás resolve o problema. Porém, em determinadas situações o retrovisor é totalmente indispensável. Por exemplo, se estamos pedalando rápido numa descida, o vento faz tanto barulho nos nossos ouvidos que fica impossível escutar o som do caminhão que vem encostando atrás de nós. E como na maioria das vezes a estrada está sempre cheia de irregularidades (mesmo as de asfalto), não vamos ficar virando a cabeça para trás o tempo todo.

Um outro exemplo, é quando à nossa frente aparecem, no sentido contrário, dois carros em ultrapassagem. Não podemos desgrudar os olhos destes carros porque não sabemos o que estes motoristas vão fazer, e ao mesmo tempo queremos olhar para trás, pois se estiver vindo um outro carro, a coisa pode ficar feia.

O que acontece então? Vamos ficando tensos ao longo das horas. E se a viagem for de muitos dias, essa tensão pode ir se transformando num stress sem percebermos.

Por isso, além de item de segurança obrigatório por lei, o retrovisor proporciona um grande conforto também. Nos deixa muito mais tranqüilos e com maior controle das situações.

  
  

Publicado por em

Francisco ferreira

Francisco ferreira

27/09/2012 07:48:44
sempre uso do lado esq e acho bem útil, pedalo com muita mais confiança logo, mais segurança.
boas pedaladas

Lucelio

Lucelio

06/02/2012 21:56:27
Assisti a um video do Velotur 2010 e reparei que voces estão com espelhos retrovisores em suas bicicletas. Seria possivel uma dica sobre a instalação de espelhos como aqueles.

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Utilizamos retrovisores que são de motos pequenas (tipo Honda Biz) ou da antiga mobilete, com uma braçadeira para o guidão de bicicleta. Um outro espelho que funciona bem é um modelo grande, o Zéfal Cyclop, que vai preso na ponta da manopla.
Nogueira (Goiânia-GO)

Nogueira (Goiânia-GO)

01/02/2011 20:45:35
Gostei do trocadilho, ou seja, se o retrovisor enfeia a bicicleta. A bike ficará feia, sim, após o carro passar por cima dela. O retrovisor é essencial, significa vida.

César Bartz

César Bartz

09/05/2010 20:46:45
Espelho plano não mostra nada... qualquer um que tenha experiência sabe que precisa ser um pouco convexo e saber interpretar imagens de um espelho que cria distorção.
Veja as motos - espelhos ORIGINAIS são convexos, pouca coisa, deforma imagens mas aumenta muito o campo visual.

José Eustáquio Rodrigues

José Eustáquio Rodrigues

19/09/2008 18:28:31
Concordo plenamente,e vou além,deveria ser lei e quem desobedecesse e não usasse,reria multado como acontece com os automoveis.
Ou melhor que esta lei não ficasse só no papel.