Proteja seu corpo, viaje equipado

De algumas décadas pra cá parte dos usuários de bicicleta passaram a utilizar uma verdadeira parafernália em equipamentos no corpo, como óculos especiais, capacete, luva e também roupas de lycra bem justas. Muitos devem se perguntar o porquê disso tudo. N

  
  

De algumas décadas pra cá parte dos usuários de bicicleta passaram a utilizar uma verdadeira parafernália em equipamentos no corpo, como óculos especiais, capacete, luva e também roupas de lycra bem justas. Muitos devem se perguntar o porquê disso tudo. Na verdade, quanto mais nos afastamos dos grandes centros urbanos, mais estranheza esses acessórios causam e nos sentimos verdadeiros ETs ao chegarmos assim numa propriedade rural.

Mas há uma série de motivos que justificam tantos apetrechos, o principal deles é a segurança. Nunca é demais repetir que todos os cuidados que se tem no dia a dia em relação ao uso da bicicleta, devem ser redobrados quando se trata de uma viagem.

Capacete: é inquestionavelmente o mais importante, e por outro lado o que sofre mais resistência ao uso pelas pessoas. Um estudo realizado na Espanha demonstrou que seu uso tem evitado mais de 50% das mortes envolvendo ciclistas.

Luvas: a falta delas pode causar um ferimento nas mãos em caso de queda, atrapalhando um bocado sua vida. Imagine então, durante uma viagem, ter os movimentos das mãos limitados, sem poder segurar o guidão nem frear.

Óculos: protegem nossos preciosos olhos contra a poeira, o vento, insetos e galhos.

Roupas de lycra: a bermuda e a camiseta coladas não são só uma questão de estilo, roupas mais largas podem causar quedas, quando ficam presas no selim ou no guidão, por exemplo. Sem falar que as bermudas de lycra evitam as inconvenientes assaduras.

Tênis: pedalar de chinelo ou papete é arriscar-se a machucar seriamente os pés, basta imaginá-los entre os raios da roda.

Concordo com os que dizem que esta parafernália nos deixa um tanto estranhos, mas quando se fala em segurança, não há o que se discutir. Além do mais, é só uma questão de se acostumar com o novo visual.

  
  

Publicado por em