Suspensão: usar ou não?

Essa é uma dúvida muito freqüente. A suspensão aumenta muito o conforto do ciclista em terrenos acidentados. Ela absorve grande parte dos impactos que seriam transmitidos diretamente para o ciclista. Por isso mesmo – por absorver essa energia – ela também

  
  

Essa é uma dúvida muito freqüente. A suspensão aumenta muito o conforto do ciclista em terrenos acidentados. Ela absorve grande parte dos impactos que seriam transmitidos diretamente para o ciclista. Por isso mesmo – por absorver essa energia – ela também ocasiona uma pequena perda de rendimento na atividade. É claro que essa perda não é muito importante no caso do cicloturismo que não é uma atividade competitiva.

Porém, existem dois fortes motivos para não usar suspensão em viagens de bicicleta. Isso vale especialmente para viagens mais longas. Em primeiro lugar, temos o problema do bagageiro. Para que a bicicleta carregada fique bem equilibrada, é indicado que se utilize dois bagageiros, um traseiro e um dianteiro. As suspensões praticamente impossibilitam a colocação de bagageiros na bicicleta, pois a cada buraco da estrada temos uma variação na distância entre os pontos de fixação do bagageiro. Alguns cicloturistas optam por deixar toda a bagagem atrás e colocar apenas a suspensão dianteira.

Uma outra desvantagem da suspensão é que ela é mais uma peça para quebrar. Quando se está em locais isolados ou com poucos recursos, a coisa mais chata é ter que parar a viagem para correr atrás de peças de reposição para a bicicleta. Por isso, no cicloturismo simplicidade é fundamental.

  
  

Publicado por em

Alexandre

Alexandre

08/01/2010 18:14:44
Olá, gostaria de saber c a suspenção de guidão séria melhor nesses casos .