Viajar de bicicleta? Por que não?

A pergunta que estamos acostumados a ouvir quando chegamos a algum lugar de bicicleta é: `Por que vocês vieram de bicicleta?`. Alguns acham que é porque não temos carro, outros acham que é porque somos loucos mesmo. Rodrigo Telles Geralmente expli

  
  

A pergunta que estamos acostumados a ouvir quando chegamos a algum lugar de bicicleta é: `Por que vocês vieram de bicicleta?`. Alguns acham que é porque não temos carro, outros acham que é porque somos loucos mesmo.

Rodrigo Telles

Rodrigo Telles

Geralmente explicamos todas as vantagens de se viajar assim, de como se conhece melhor os lugares, de como se sente o ar, o frio, o calor, de como as pessoas se aproximam de nós curiosas para saber por que diabos estamos viajando em cima de bicicletas... E assim conhecemos mais pessoas, conhecemos melhor as culturas, e além de conhecer tudo isso, ainda podemos deixar um pouquinho de nós também com essas pessoas, porque elas estão abertas para isso. A bicicleta facilita essa abertura.

Mas talvez ao invés de responder tudo isso, talvez a resposta pudesse ser com outra pergunta:
`Por que não viajar de bicicleta?`.

- Bicicleta cansa!
- Cansa, mas depois você descansa. Ué!
- Mas não é perigoso?
- Não! é só você escolher os lugares por onde vai pedalar. Aí é seguro.
- Mas eu não agüento!
- Agüenta! É só treinar um pouco. Quando você tiver preparo para pedalar uns 50 ou 60km de uma vez já pode pensar em começar a planejar sua viagem. E isso você consegue em poucos meses.
- Mas a minha bicicleta é simples.
- Comece com ela. Muitas pessoas percorrem o país com bicicletas compradas em supermercado.
- Mas eu não abro mão do conforto no fim do dia.
- É só planejar o roteiro que você vai ter todo o conforto que quiser.

Talvez o maior impedimento para alguém fazer uma viagem de bicicleta seja o fato de nunca ter feito uma viagem de bicicleta antes. Tanta gente treina na estrada, pedala às vezes 100km num dia, por que não aproveita pra dormir na cidade vizinha e depois na próxima e quem sabe na outra?

Ninguém precisa começar, saindo todo equipado cheio de alforjes e sacolas, equipamento de camping, comida e tudo mais. O segredo é começar naturalmente, escolher um percurso conhecido, com uma distância que se está acostumado, e com um ponto de apoio seguro no final do dia. Depois a coisa se desenvolve sem a gente perceber. Quando a gente vê já está aí pelo mundo dando explicações de por que viajar de bicicleta.

  
  

Publicado por em

Jaimechileno

Jaimechileno

14/05/2012 17:59:51
Estou-me preparando para viajar de Recife a Santigo de Chile, gostaria que me dessem um roteiro de viaje do melhor caminho e cuidados,estarei comessando final de 2013, se DEUS permitir.

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Oi Jaime, você pode optar por fazer alguns trechos pelo litoral e outros pelo interior, passando por exemplo na região da Estrada Real em MG, Circuito Vale Europeu e Serras Catarinenses em SC. O mais importante é traçar uma rota por estradas menos movimentadas, evite pegar as BRs por exemplo. Para fazer contato com cicloturistas pelo caminho utilize nossa lista de discussão Cicloturismo Brasil (veja no site do Clube). Mantenha contato. Bons preparativos e boa viagem!
Silas Santos

Silas Santos

22/09/2011 20:01:28
Eu andei muito de bicicleta qdo era mais joven, hje com mais de 40 comprei uma bike usada e estou adorando pedalar, ja rodei 60 km com ela. Mais o que qro mesmo e desejo fazer é uma grande viagem. Espero um dia realizar tudo em minha bike.

Marcos barbosa

Marcos barbosa

29/05/2011 14:40:50
eu acho bicicleta tudo de bom ! fiquei 10 anos sem andar de bicicleta, resolvi comprar uma,foi a melhor atitude que tive! ha 1 ano ando todos os dias, e muito prazerozo alem de ti deixar em forma! abraço!!!

Lobo junior

Lobo junior

18/04/2011 16:47:34
Acho tudo de bom pedalar, mesmo que seja só pra ir na esquina comprar pão. Nesse momento estou com um projeto e vou colocar em prática mês que vem, uma viagem de BIKE sindo de París(França) até Santiago de Compostela(Espanha) e dependendo de uns detalhes que ainda faltam irei até Fátima(Portugal). Será uma viagem de caráter religioso e serão mais ou menos uns Km 2.500 e volto "correndo" para o Brasil pois em Setembro vou pra Juazeiro do Norte do Ceará, partindo de Maceió AL, onde moro.Quem quizer entrar em contato comigo meu e-mail é: lobojr38@hotmail.com
Grande abraço a todos e lembrem se: "BIKE SUJA, ALMA LAVADA"

Yélena

Yélena

04/01/2011 22:08:08
Oi! Pessoal
Eu e meu esposo estamos com viagem marcada para Austrália e gostaríamos de viajar de bicicleta pelo país, partindo de Brisbane. Por isso, estamos atrás de quem já fez uma viagem assim por lá. Será que vocês podem nos ajudar ou conhecem alguém que o possa?
Atenciosamente,
Yelena

Murillo P.

Murillo P.

16/07/2010 08:55:03
eu vouuu viajar de bike..haushaus
chapada dos veadeiros em goias
final do ano to lá

Mauricio jorge rodrigues werly

Mauricio jorge rodrigues werly

19/06/2010 21:43:16
eu acho uma ideia fantastica ja estou louco para fazer a minha primeira viagen ja comprei a bike e ja estou treinando.

José Pedro Pereira de Amorim

José Pedro Pereira de Amorim

19/05/2010 13:53:39
estou lendo tudo que estou encontrando sobre a bicicleta, tenho, 52 anos e a dois meses meu genro me presentiou com uma Bike e voltei a ser criança, minha filha ja me apelidou de vôvô ciclista,estou fazendo exercicios em uma academia de ginastica voltado para o ciclismo e treino na Bike pelo menos duas ,tres vezes na semana,(no minimo, 1 hora por treino). Emuito exitante e quando estou sobre a bicicleta so penso em ir mais e mais longe.

Adelço xavier de farias filho

Adelço xavier de farias filho

16/05/2010 19:55:00
sim!sim!bicicleta é muito bom mesmo,eu nunca imaginava que um dia ia ter vontade de viajar aos quatro cantos do mundo de bike.comecei com os pedidos do meu fiho em ir até a cidade vizinha,depois percebi que a bike que tinha não me satisfazia com os percussos que pretendia fazer,ir mais longe.comprei uma que me possibilitaria alcançar com exito um percursso maior.dia 15 de maio fiz um trajeto muito bom,para quem está iniciando,hoje já penço em ir até á capital do meu estado,que é um percursso de ums 110km ,só ida.quando abro a internete e encontro sites de viagems com pessoas que compartilham experiência,se torna muito atraente á atividade,porque pessoas nos dá informações importântissimas,e isso é interessante.

Paulo viola

Paulo viola

29/04/2010 07:31:31
estou treinando p ir de vitoria es ate florianopolis sc, sera que chego la.

Luiz

Luiz

23/01/2010 14:54:57
Existem equipamentos obrigatórios para viajar de bicicleta? Tipo capacete, por exemplo? E pedágios, bicicleta paga? Por favor, mandem a resposta para meu e-mail, luizidalicio@ig.com.br. Grato.

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

O capacete não é obrigatorio por lei mas muito recomendavel para sua segurança. Nos pedagios não há cobrança para ciclistas
Ruy Afonso dos Santos Lima

Ruy Afonso dos Santos Lima

26/11/2009 09:18:32
Bicicleta é tudo de bom, estou sempre pedalando, já viajei de bike até pelo Chile, Argentina, Uruguai, aqui no brasil já estive em Santa Catarina(Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco e Morro do Osso, fora as pedaladas que já fiz aqui pela serra gaúcha - Cambará do Sul e arredores), vou de bike até para o trabalho quando não chove, levo menos tempo de bike do que indo de carro, e realmente, o que eu mais gasto quando viajo de bike, são muitas calorias, ou seja, faz bem para o corpo e a mente. Abç

Fabio cordeiro

Fabio cordeiro

03/10/2009 07:53:39
Sempre gostei de andar de bike, e recentemente estou indo para o trabalho todos os dias. Porém começo a pensar no cicloturismo e gostaria de viajar de bike. Sou do Rio de Janeiro. Gosto de andar sozinho pois não gosto de depender de ninguém, porém tenho um projeto de ir viajar para o caminho de santiago e se tiver alguem interessado e se possivel mais experiente seria legal. Minha bike talvez eu tenha que trocar pois ela é mto simples. Hoje estava até pensando em ir do rio até teresópolis e voltar. Vou ver se vou. Abraço a todos e boa pedalada. A bicicleta é o transporte do futuro(para quem ja pedala é o do presente)

Edneia

Edneia

12/09/2009 19:25:12
eu vo para minas gerais de bike

NERES

NERES

23/06/2009 14:22:33
Eu tenho certeza, as pessoas que fizeram viagens de bicicletas se tornaram melhores, em todo o sentido,quando a gente ve as coisas com simplicidade tudo fica melhor em nossas vidas, damos mais valor nas coisas simples, parabens.

Paulo Ricardo de Araujo

Paulo Ricardo de Araujo

13/05/2009 14:50:00
Eu amo a Bike e creio que ela serve como uma companheira para nós por que,podemos entrar em contato mais íntimo com a Natureza fazer parte das paisagens e ter um contato melhor,coisa que com um carro,você não consegue.A Bicicleta é um meio de conhecer lugares novos e pessoas novas,fazer amizades,trocar informações e te traz um sentimento inexplicável.Não importa para onde você vá,apenas aproveite ao máximo as paisagens e a natureza.E deixo um recado:Não importa o tempo que você irá levar para chegar ao seu destino,apenas aproveite ao máximo todas as paisagens.Faça parte da Natureza e não se preocupe com nada,apenas em se divertir.

Telêmaco Barbosa

Telêmaco Barbosa

06/04/2009 10:56:27
Eu acho a viagem de Bicicleta uma maravilha....tudo normal....Tanto que agora vou começar a minha viagem de bicicleta....aos 46 anos. Necessito muito de apoio, de informações e se Eu tivesse tido mais animo e coragem...teria feito isso já a vinte anos atras...Porém acho que nunca é tarde para se farzer uma aventura e viajar de bicicleta...A Exemplo temos o Sr. Valdo que aos 64 anos esta ai...viajando com sua Bike...etc.
Sou Pianista, tecladista e quero fazer muitos amigos e conhecer muitos lugares..
O Fator que me preocupa e deve preocupara a todos é a questão da segurança....Asaltos,,,e demais ocorrências.
Gostaria de ser esclarecido nestas questões.

Abraços...e parabéns aos idealizadores desse Site.

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles

Não há muitos casos de cicloturistas assaltados, justamente porque em geral damos preferencia por lugares mais tranquilos, longe de grandes rodovias ou cidades grandes
Alexandro

Alexandro

24/03/2009 21:07:01
eu gostaria de viajar de bicicleta pelo pais e exterior mas eu nunca viajei como e a primeira vez um a braço

Simao Pedro Matos

Simao Pedro Matos

23/03/2009 11:43:22
olá. o meu nome é Simão, e estou a pensar em viajar de bicicleta pela europa, ainda não sei muito bem o percurso, só sei que quero subir ate a russia e descer pela mongolia, china, nepal e finalizar na india. Depois voltar para portugal por outro percurso, ainda n si qual. Eu gostaria de saber onde eu posso me informar melhor, talvez até conversar com pessoas que ja tenham feito algo do genero. agradecia toda a ajuda e informação que me conseguissem dar, obrigado e um grande abraço para todos os aventureiros!!! :)

Wandeir alex

Wandeir alex

23/02/2009 11:53:28
Eu acho muito bom viajar de bicicleta. Na minha opinião, ao viajar de bicicleta aproveita-se melhor a viagem e admira-se melhor a paisagem.É saudável, divertido e ecologicamente correto. Eu acho que o cicloturismo é uma prática que deveria ser incentivada

Bob Marinho

Bob Marinho

16/01/2009 23:16:07
rio de janeiro X parati, 280 km, já comecei meus treinos, 1X por semana, faço percursos de 60 a 90 km, durante a semana sempre que posso faço tiros de 10 km com alguns trechos de inclinação, pretendo chegar la durante a FLIP, quem estiver interressado em andar junto entra en contato.

Ricardo Lima

Ricardo Lima

06/01/2009 22:07:49
Um barato. Estou planejando uma viagem PetrópolisRJ- Aparecida do Norte. Vou comprar uma bicicleta. Ainda não sei a marca....

Marcos antonio dos santos

Marcos antonio dos santos

11/12/2008 20:05:00
olá eu sou marcos, ando de bike, praticamente a semana toda, indo a praia, aos sabados , isto dá em torno de 13 km para ir e 13 para voltar, não mim canso, e acho muito legal, faz bem para a minha saude, fisica e mental, quando era mais joven, viajava por cidades proximas, aqui de aracaju-se.
tenho vontade de fazer uma viajem longa, daquelas que é chamada de cicloturismo, acho que vou faze-la, para isto preciso mim preparar, estou um pouco cansado de ficar aqui na minha cidade, fazendo as mesmas coisas sempre, acho que a bike, é o canal, da liberdade,o vento,a decida, depois de uma bela subida, cansativa, sim, mas vale a pena, a chegada a uma cidade estranha, as pessoas, olha tudo isto, é fantastico.
um abraço
marcos santos
43 anos

Roberto Aparecido Pereira

Roberto Aparecido Pereira

16/11/2008 16:09:11
Bem eu sou suspeito para falar pois pedalo a mais de 20 anos e tenho uma bicicleta estradeira a ultima viagem que me aventurei foi mais de 180 km só que agora o trabalho não me da uma boa folga,pois meu desejo é ir até a baixada santista que daria 600 km da minha cidade.
Olha eu gostaria de falar que pedalar ta no meu sangue e
quando eu morrer que seja pedalando e chegar no mundo de la em cima da minha cavernosa é pois sou roqueiro e meu companheiro de viagem é o EDIE jr: uma caveira sorridente que sempre esta de bom astral.
Eu gostaria de ter contato com aventureiros de pedal principalmente as aventureiras de quarenta que aman a natureza e a liberdade sobre duas rodas.
Um abraço fraternal do amigo ROCK 40 e espero velos pelas pedaladas da vida.

Marcus

Marcus

30/10/2008 20:23:26
proximo inverno farei um percurso pela margem do São Francico partindo de Paulo Afonso até o estuário,dai descer ate Salvador,hehe!!

Francisco

Francisco

23/10/2008 19:41:02
Eu acho legal.Já viajei de bicicleta de Guaíra-PR a Terra Roxa-PR.

Astor

Astor

11/10/2008 20:41:04
Eu acho muito legal essa ideia de viajar de bicicleta,porque? por vários motivos: No ato de pedalar entramos numa introspecção/concentração, muito benéfica, é uma higiene mental,e aquela sensação de aventura? conseguir fazer percurssos antes só pensados de carro, mas agora contando com a nossa força , vontade e uma bike bem regulada,isso é uma ciência,abrange a física-mecânica, e outras áreas tb, enfim com planejamento faz muito bem pra nossa saude tb!