Como destacar o primeiro plano

Um artifício muito útil na fotografia é poder destacar o primeiro plano em relação ao fundo.

  
  

Um artifício muito útil na fotografia é poder destacar o primeiro plano em relação ao fundo. Muitas vezes o plano de fundo atrapalha ou se mistura com o primeiro plano. Nestes casos, a utilização correta dos recursos da objetiva proporcionam uma melhor evidência do motivo. Para o melhor resultado desse efeito alguns pontos devem ser seguidos:

Procure utilizar a maior teleobjetiva possível, preferencialmente acima de 100 mm. Procure ficar o mais próximo possível do motivo, mantendo o plano de fundo o mais distante possível. Utilize grandes aberturas, preferencialmente F2.8 ou F4. Logicamente na impossibilidade de conseguir os três fatores acima, faça a melhor combinação possível.

Nos exemplos, a primeira foto foi feita a cerca de 4m e a segunda a cerca de 2m, ambas com uma teleobjetiva Nikon 200mm na abertura 2.8. Note que a distância do pássaro ao fundo é a mesma em ambas, porém na segunda, como me aproximei mais do pássaro, o fundo ficou muito mais desfocado.

Atobá à 4 m de distância
Atobá à 2 m de distância
  
  

Publicado por em

André Luiz

André Luiz

01/04/2010 08:23:05
Como fazer isso com uma Maquina Digital t90 da Sony? Será que é possivel?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá André Isso é praticamente impossível. Pois as câmeras digitais compactas tem um sensor (CCD) muito pequenos e isso faz com que tenham um grande profundidade de campo, ou seja, praticamente tudo sai em foco. A dica para se aproximar disso é: Utilizar o zoom ótico no máximo; Aproximar o máximo do motivo; E deixar o o fundo o mais distante possível Abraços