Como escolher uma câmera digital

Quando chega a hora de escolher o equipamento certo o que fazer com tantas opções disponíveis no mercado?

  
  

Você já deve ter ouvido muito sobre equipamentos digitais, a praticidade de ver sua foto no mesmo instante, poder refazê-la caso não tenha ficado boa e principalmente economizar com filmes e revelação. Mas quando chega a hora de escolher o equipamento certo o que fazer com tantas opções disponíveis no mercado?

Câmera digital

Vamos inicialmente entender o principal termo de uma câmera digital: Resolução do CCD: O Charge Coupled Device (CCD) é o elemento da câmera responsável pela conversão dos sinais luminosos em digital e Indica a capacidade da câmera na geração do tamanho da imagem que é indicado por megapixel (milhões de pixels), onde pixel é a unidade de visualização da imagem digital. Quanto maior o número de megapixels de uma câmera, maior será a imagem gerada por ela. Por exemplo, uma câmera com 2272 x 1704 pixels tem 3.8 Megapixel (comercialmente 4 Megapixel).

Embora não seja termo de uma câmera digital, o termo Resolução da imagem está associado ao meio no qual a imagem será visualizada e é medido em DPI - Dots Per Inch (pontos por polegada). Quanto maior o valor em DPI maior a resolução de uma imagem no mesmo meio.

Como em qualquer outro equipamento, o primeiro ponto a ser considerado é qual seu objetivo com uma câmera digital? Apesar do uso de uma câmera digital ser praticamente ilimitado, podemos classificá-las basicamente em:

Imagens para uso em computadores; Se seu objetivo é apenas manter as imagens num computador (Internet / e-mail / arquivo pessoal) e não pretende imprimi-las, as coisas são bem mais fáceis e econômicas. Levando em conta que a maioria dos monitores trabalham com no máximo 1024 x 768 pixels, uma câmera de cerca de 1 Megapixel resolverá seus problemas. Num monitor a resolução de uma imagem não precisa ser maior do que de 75 DPI, pois esta é sua resolução máxima do monitor.

Imagens para impressão; Se seu objetivo é imprimir as imagens em papel fotográfico ou publicá-las em revistas, por exemplo, as coisas começam mudar e encarecer um pouco. Para uma impressão de boa qualidade a imagem deve ter 300 DPI e as dimensões da imagem em pixel é que vão determinar até que tamanho podemos imprimir sem que haja perda na qualidade da impressão. Por exemplo, uma imagem de 2560 x 1920 pixels poderá ser impressa no tamanho 21,6 x 16,2 cm. Uma forma simplificada para se saber o tamanho em cm dado o número em pixel é dividi-lo por 118 (2560pixels / 118 = 21,6cm).

Esse assunto é bastante complexo e nas futuras edições voltaremos a discuti-lo em maiores detalhes, até lá.

  
  

Publicado por em