Como escrever com uma lanterna na foto

A foto deverá ser feita à noite num local escuro (não totalmente) e de preferência descampado.

  
  

Para fazer uma foto semelhante aos exemplos são necessários os seguintes equipamentos: câmera reflex com o recurso de múltiplas exposições e modo Bulb (B), uma lanterna, um tripé, um cabo disparador e uma certa dose de paciência.

A foto deverá ser feita à noite num local escuro (não totalmente) e de preferência descampado. Para começar é bom usar uma palavra curta e fácil, por exemplo: TESTE.

Parte 1: Posicione a câmera no tripé ajuste a exposição para 2, ou seja, a câmera fará duas exposições sobre a mesma foto. Calcule o espaço que será necessário para escrever a palavra e utilize um enquadramento que cubra toda a área que será escrita. O ideal nesse caso é delimitar a área com duas pedras ou similar. Ajuste o foco para a área delimitada e utilize uma abertura intermediária, f8, por exemplo. Coloque a velocidade em B e dispare o cabo travando-o.

Vá para a área delimitada e lentamente escreva a letra T: ligue a lanterna e faça a parte superior do T, desligue a lanterna e posicionando-a no meio “imaginário” da barra superior do T, ligue-a e desça-a fazendo a barra vertical do T. Desligue a lanterna, dê um passo para a esquerda e repita os passos anteriores para todas as letras.

Você deverá escrever apontando a lanterna para a câmera e dependendo da potência da lanterna é interessante colocar um pano branco (camiseta) na frente dela para evitar queimar a foto.
Lembre-se que o texto deverá ser escrito como se estive escrevendo no lado de dentro de uma vitrine.

Parte 2: Após escrever o último E, desligue a lanterna e volte até a câmera e libere o cabo disparador. A câmera fechará a cortina, mas não avançará o filme. Ligue então o flash externo e se ele permitir vire-o levemente para o lado que você ira se posicionar. Ajuste a câmera para uma velocidade mediana, 1/125s e ligue o timer para uns 10 segundos. Volte para o início do texto e posicione-se como se estive com o texto entre as mãos. Após esse disparo o filme avançará e sua foto estará finalmente pronta.

A foto da Chapada Diamantina foi feita num ambiente bem escuro enquanto a da Ilha Grande eu fiz na praia com um pouco de luz ao fundo.

Chapada Diamantina
Ilha Grande

Angra dos Reis

  
  

Publicado por em

Eli

Eli

04/02/2009 19:26:43
Parabéns. Muito bom

Juliana

Juliana

05/01/2009 12:04:57
super maneiro

Jesica e eline

Jesica e eline

21/10/2008 08:23:26
achei muito 10...