Escolhendo uma câmera compacta

Das câmeras compactas ou point & shot, disponíveis no mercado podemos classificá-las como fixa ou zoom, quanto ao tipo de objetiva e como 35mm ou APS, quanto ao tipo de filme.

  
  

Das câmeras compactas ou point & shot, disponíveis no mercado podemos classificá-las como fixa ou zoom, quanto ao tipo de objetiva e como 35mm ou APS, quanto ao tipo de filme. As 35mm utilizam o filme comum, já as APS utilizam um filme especial que permite algumas facilidades adicionais, tais como vários formatos de impressão da foto ou troca do filme sem terminá-lo. Um problema que as tornam menos atrativas é que elas não pegaram no Brasil e tanto o filme quanto a revelação custam mais caro e existem menos opções de filmes e câmeras no mercado.

Câmera compacta

Se a utilização de seu equipamento é algo bastante simples e você não pretende investir muito, as câmaras de objetivas fixas podem resolver seu problema. Porém, se seu horizonte na fotografia vai um pouco além, vale investir numa zoom de boa qualidade. No modelo com zoom, por exemplo 38-135mm, quanto menor o primeiro número, maior o ângulo de cobertura (paisagens) e quanto maior o segundo, maior a aproximação para motivos distantes (close-up).

De uma forma geral, objetivas 28-75mm ou 38-130mm são boas opções. Quanto aos recursos, a maioria dos modelos disponíveis possui recursos tais como, seleção automática de ISO (ISO DX), temporizador, luzes indicadoras de foco e necessidade de flash, redutor de olhos vermelhos, dentre outros. Opcionalmente alguns modelos oferecem modo panorama, datador e programas especiais (esporte, close-up, paisagem, macro e fotos noturnas). Na hora da compra vale a pena checar vários modelos e ver qual realmente oferece recursos que serão úteis.

Um cuidado a ser tomado é ter sempre uma bateria extra em suas viagens, pois a maioria utiliza baterias de Lithium que não são tão fáceis de achar.

Na próxima edição veremos como escolher um equipamento reflex, não perca.

  
  

Publicado por em