Que filtros usar

Os filtros são acessórios muito úteis para a fotografia e veremos os principais tipos e sua utilização. Aqui estão os imprescindíveis na mala de um fotógrafo para fotos externas.

  
  

Os filtros são acessórios muito úteis para a fotografia e veremos os principais tipos e sua utilização. Abaixo estão os imprescindíveis na mala de um fotógrafo para fotos externas.

UV – Ajuda a reduzir a radiação ultravioleta presente na atmosfera que aparece como um esbranquiçado na foto. Também é utilizado como proteção da objetiva contra pó, riscos e choques.

Sky light – Reduz o azulado de fotos feitas sobre luz forte e também serve para proteger a objetiva.

81 ou Warm-up ou aquecimento – Elimina os tons azulados em fotos feitas em locais à sombra ou em dias nublados. Eles são encontrados basicamente em três graduações: 81 A (fraco) B (médio) e C (forte). Escolha o que melhor atender suas necessidades.

Polarizador – Este filtro é bastante polêmico, pois é adorado por alguns e evitado por outros. Sua principal função é saturar as cores em fotos externas e em dias ensolarados. Sua atuação é bastante evidente no azul do céu e verde das matas. Ele também é extremamente útil para eliminar o reflexo em superfícies não metálicas, tais como vidro e superfície d’água. Sua atuação é percebida girando-o e olhando através do visor. Quando a cena escurecer o seu efeito é máximo. Um outro fator sobre sua atuação é o ângulo da foto em relação ao sol. Para obter o máximo rendimento a foto deve estar a 90º em relação ao sol. Existem dois tipos de filtro polarizador: o linear, que deve ser utilizado nas câmeras de foco manual e o circular, dedicado para as câmeras com auto-focus.

Além desses pode-se citar os filtros de correção para as lâmpadas, tais como o 80A ou 80B, utilizados para reduzir o tom amarelo das lâmpadas de tungstênio. O FLD e FLW são utilizados para eliminar o tom esverdeado das lâmpadas fluorescentes. Obviamente só deve-se utilizar esses filtros em fotos sob as respectivas lâmpadas e sem uso do flash.

Existem ainda uma infinidade de filtros criativos coloridos, graduais, densidade neutra, etc.

  
  

Publicado por em