Tipos de visor nas câmeras digitais

Dentre as câmeras compactas existem dois tipos de visores: o ótico e o digital.

  
  

Dentre as câmeras compactas existem dois tipos de visores: o ótico e o digital. No ótico vê-se diretamente o que está sendo fotografado através de um conjunto de lentes. Esse conjunto de lentes normalmente se move para trazer a mesmo enquadramento da objetiva quando se move o zoom. Nesse tipo de visor pode ocorrer o erro de paralaxe, onde a imagem vista não é exatamente a que será registrada.

Tipo de visor

O visor digital trata-se de um pequeno display de cristal líquido onde se vê a imagem captada pela objetiva e transformada em digital. Nesse caso há duas vantagens: não há o erro de paralaxe e você vê a imagem como ela será registrada, ou seja, toda correção feita (alteração de abertura, velocidade, correção de cor, etc) irá refletir na imagem do visor.

No caso das câmeras digitais reflex o visor sempre será ótico, pois devido ao sistema de espelhos dessas câmeras o visor digital não é possível.

Vale lembrar que além do visor, aqui explanado, há sempre o display maior de cristal líquido, também chamado painel LCD, onde a imagem também poderá ser visualizada em tamanho maior.

O visor digital é interessante quando se fotografa sob luz do sol, onde nem sempre é possível uma boa visualização através do painel LCD.

  
  

Publicado por em