Auto Focus com motivo fora do centro

As câmeras auto focus normalmente possuem um sensor de auto focus bem no centro do visor.

  
  

As câmeras auto focus normalmente possuem um sensor de auto focus bem no centro do visor. Na maior parte das vezes a localização é confortável, mas quando queremos fotografar algo fora de centro é preciso algo a mais. Este algo a mais é o transporte de foco. Praticamente todas as câmeras auto focus do mercado permite que se trave o foco quando apertamos o botão de disparo meio curso. Se você nunca notou que o botão de disparo de câmera possui dois estágios, experimente-a agora.

Faça o foco no motivo principal. e mantenha o botão de disparo pressionado meio curso.

Com a câmera desligada, se ela estiver com filme (para não desperdiçar fotos) ou ligada (se ela estiver sem filme) pressione levemente o botão de disparo. Você perceberá que ele possui um primeiro estágio mais macio e um segundo estágio mais duro. No fim do primeiro estágio ela faz o foco, no fim do segundo ela dispara o obturador.

Recomponha o enquadramento e dispare a foto.

Para deslocar o motivo do centro na foto, primeiro aponte o centro da câmera para o motivo principal (que voce quer ver deslocado do centro), pressione o botão de disparo meio curso, até que a câmera consiga fazer o foco (isto normalmente é confirmado dentro do visor por um circulo que se acende). Sem soltar o botão de disparo recomponha a foto e pressione o botão de disparo até o fundo para disparar o obturador.

Fotógrafos utilizando câmeras com mais de um sensor de auto focus não necessitam utilizar este recurso. Nestas câmeras o foco é sempre feito no sensor ativo que tiver o motivo mais próximo.

  
  

Publicado por em