Como limpar o equipamento fotográfico após uma viagem de aventura

Limpar o equipamento fotográfico é rotina saudável para aumentar seu tempo de vida.

  
  

Limpar o equipamento fotográfico é rotina saudável para aumentar seu tempo de vida.

As viagens de aventura solicitam muito dos equipamentos e os expõe a situações difíceis como lama, poeira e areia.

O mais perigoso para a camêra é a areia, ela entra nas partes mecânicas da câmera e bloqueia seu funcionamento. Para eliminá-la muitas vezes é preciso levá-la a uma assistência técnica.

De qualquer forma, se a situação não for muito grave, o ideal é utilizar uma escova de dentes ou um pincel macio e escovar a máquina com movimentos que joguem a sujeira para fora da câmera.

Se a câmera estiver suja de barro ou lama, utilize um pano macio levemente umedecido e ajude com a escova nos pontos mais inacessíveis.

Este procedimento vale somente para o corpo da objetiva e da câmera. A lente e a parte interna da máquina recebem outro tratamento.

Para limpar a parte interna da câmera não use sopradores, eles apenas vão internalizar mais a sujeira que você está tentanto tirar. Use um pincel macio e fino para limpar o espelho e a cortina da câmera (apenas se tiver necessidade), e uma escova de dentes para limpar as canaletas onde se encaixa a tampa traseira da câmera. Este é um ponto que necessita especial atenção porque sempre acumula muita sujeira.

Para limpar a lente da objetiva é necessário um papel bem macio (aqueles que vem em caixinha para assoar o nariz por exemplo), um soprador ou um pincel macio e largo. Com o pincel ou soprador limpe a lente até ter certeza de que algum eventual grão de areia, por menor que seja, foi retirado. Depois, com o papel macio, limpe a lente da objetiva. Evite usar aqueles líquidos de limpeza, normalmente não há necessidades.

  
  

Publicado por em