Conhecendo a distância hiperfocal

Problema: onde colocar meu foco quando desejo ter uma foto em que a profundidade de campo englobe desde o primeiro plano até o infinito?

  
  

Problema: onde colocar meu foco quando desejo ter uma foto em que a profundidade de campo englobe desde o primeiro plano até o infinito? Para conseguir isto com precisão é necessário: ter uma objetiva com escala de profundidade de campo, utilizar uma grande angular, utilizar um tripé.

Bruno Sellmer

Conhecendo a escala de profundidade de campo
Algumas objetivas possuem uma escala de profundidade de campo. Esta escala permite prever com precisão que faixa da imagem estará em foco. Na objetiva da foto ao lado, a abertura sendo utilizada é f/22. Observe que na escala de profundidade de campo (aquela que fica entre o anel de abertura e o de foco) existem dois números 22. Pois bem, a profundidade de campo vai da distância apontada pelo primeiro 22 (1m) até a distância apontada pelo segundo 22 (aprox. 0,5m). Portanto tudo aquilo que estiver entre 1m e aproximadamente 0,5m sairá em foco. O que estiver fora sairá progressivamente fora de foco.

Bruno Sellmer

Buscando a distância hyperfocal
Determinar a abertura desejada, por exemplo f/32;

Nesta foto a determinação da distância hiperfocal foi importante para conseguir foco do primeiro ao último plano.

Localize na objetiva as marcas na escala de profundidade de campo referentes ao f/32;

Coloque o infinito do anel de foco no ponto indicado pela primeira marca de profundidade de campo;

Leia na segunda marca de profundidade de campo a menor distância onde haverá foco na sua foto (aproximadamente 1,2m);

Pronto, esta é a distância hiperfocal ou hyperfocus. Esta é a maior profundidade de campo possível com esta objetiva na abertura f/32.

Se sua objetiva não tem escala de profundidade de campo, não será possível conseguir muita precisão no procedimento, mas de qualquer forma será possível aproximar o resultado.

Foque o primeiro plano desejado, e marque a posição na objetiva;

Marque o infinito;

Com a objetiva em foco manual posicione o anel de foco a 1/3 do caminho entre o ponto do infinito no anel de foco da objetiva e o primeiro plano na objetiva;

Utilize a menor abertura possível da objetiva;

Se sua câmera possuir botão de previsão de profundidade de campo, verifique o resultado antes do click;

  
  

Publicado por em