Macro fotografia com objetiva reversa

Se você não tem uma objetiva macro potente, não se preocupe, mesmo assim você poderá fazer fotos de tirar o chapéu.

  
  

Se você não tem uma objetiva macro potente, não se preocupe, mesmo assim você poderá fazer fotos de tirar o chapéu. Utilizando duas objetivas, uma tele e uma objetiva normal, você poderá fazer fotos que ampliam o motivo fotografado em cerca de 6 vezes!

Para alcançar esta ampliação é simples. Coloque uma objetiva tele com cerca de 200mm ou mais na máquina. Se for zoom não tem problema, basta que ela esteja ajustada em 200mm. Coloque-a na menor abertura possível. Pegue aquela objetiva 50mm que você tinha guardada, e coloque nela um filtro UV. Com auxílio de uma fita isolante, prenda uma objetiva na outra, sendo que a objetiva 50mm ficará invertia na frente da objetiva principal, esta objetiva deve estar na maior abertura. Coloque o conjunto num tripé bem firme e boas fotos.

Para fotometrar é fácil, não é preciso fazer nenhuma compensação, uma vez que a objetiva secundária (50mm) esta funcionando como se fosse um simples filtro. A distância de trabalho é da ordem de 5 a 10 cm. O fator de ampliação será (objetiva principal) / (objetiva secundária). No nosso caso 200 / 50 = 4X.

  
  

Publicado por em