Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Colunistas > Fotografia em viagens > Bruno Sellmer > 

Saiba como fotografar o céu estrelado

Para fotografar céu estrelado, você precisará de uma câmera fotográfica que permita longo tempo de exposição, um tripé e um cabo disparador.

24 de Abril de 2002.
Publicado por Bruno Sellmer  

Para fotografar céu estrelado, você precisará de uma câmera fotográfica que permita longo tempo de exposição, um tripé e um cabo disparador.

Bruno Sellmer

Bruno Sellmer

Procure fotografar na lua nova. Nesta época a Lua aparece praticamente só de dia. A lua é muito clara, se ela aparecer na foto quando você estiver fotografando o céu estrelado, ela vai queimar a foto e parecerá o Sol.

Bruno Sellmer

Bruno Sellmer

Evite pegar apenas estrelas, procure um lugar em que, do primeiro plano, possa se aproveitar algo, seja a silueta de pessoas, árvores ou montanhas. Na foto que ilustra essa dica utilizamos um lago e sua margem.

Se quiser uma foto com as estrelas em movimento, localize primeiro o polo sul celeste, isto é, o ponto no céu em torno da qual as estrelas giram. Fazendo assim a foto ficará melhor.

Não é difícil encontrar este ponto. Primeiro localize a constelação do Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro tem dois eixos, um menor e outro maior. Prolonge imaginariamente o eixo maior 3,5 vezes na direção oposta do eixo menor. Este ponto no espaço é o polo sul celeste. Certifíque-se que ele está incluído na sua foto.

Na hora de fotografar
Determine, a olho nu, isto é, sem olhar pelo visor da câmera, o que você deseja incluir na foto.

Coloque a câmera no tripé e aponte ela na direção desejada. Você terá dificuldades para enquadrar. A cena completamente escura dificulta muito definir onde está o que na foto.

Utilize uma lanterna para iluminar os dois pontos inferiores da cena e ajustar a câmera.

Coloque o cabo disparador.

Ajuste a abertura para f/5.6 se deseja fazer uma foto com tempo suficiente marcar as estrelas mas para que não fiquem como riscos no céu. Faça 3 fotos, com velocidade 15"s, 30"s e 10"s.

Ajuste a abertura para f/16 se deseja fazer fotos com as estrelas riscando o céu. A partir de 10 minutos as estrelas já aparecem como riscos no céu. Com 30 minutos os riscos são bem marcados. Faça 3 exposições: 10, 20 e 30 minutos.

Atenção, os resultados podem variar bastante de acordo com a luminosidade da lua, do fim da tarde, a proximidade de cidades ou mesmo nuvens no céu.

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Como fotografar fogos de artifícioO que quer dizer USM nas objetivas Canon?

 

editar    editar    editar    3.964 visitas    0 comentários