Saiba como fotografar o céu estrelado

Para fotografar céu estrelado, você precisará de uma câmera fotográfica que permita longo tempo de exposição, um tripé e um cabo disparador.

  
  

Para fotografar céu estrelado, você precisará de uma câmera fotográfica que permita longo tempo de exposição, um tripé e um cabo disparador.

Bruno Sellmer

Procure fotografar na lua nova. Nesta época a Lua aparece praticamente só de dia. A lua é muito clara, se ela aparecer na foto quando você estiver fotografando o céu estrelado, ela vai queimar a foto e parecerá o Sol.

Bruno Sellmer

Evite pegar apenas estrelas, procure um lugar em que, do primeiro plano, possa se aproveitar algo, seja a silueta de pessoas, árvores ou montanhas. Na foto que ilustra essa dica utilizamos um lago e sua margem.

Se quiser uma foto com as estrelas em movimento, localize primeiro o polo sul celeste, isto é, o ponto no céu em torno da qual as estrelas giram. Fazendo assim a foto ficará melhor.

Não é difícil encontrar este ponto. Primeiro localize a constelação do Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro tem dois eixos, um menor e outro maior. Prolonge imaginariamente o eixo maior 3,5 vezes na direção oposta do eixo menor. Este ponto no espaço é o polo sul celeste. Certifíque-se que ele está incluído na sua foto.

Na hora de fotografar
Determine, a olho nu, isto é, sem olhar pelo visor da câmera, o que você deseja incluir na foto.

Coloque a câmera no tripé e aponte ela na direção desejada. Você terá dificuldades para enquadrar. A cena completamente escura dificulta muito definir onde está o que na foto.

Utilize uma lanterna para iluminar os dois pontos inferiores da cena e ajustar a câmera.

Coloque o cabo disparador.

Ajuste a abertura para f/5.6 se deseja fazer uma foto com tempo suficiente marcar as estrelas mas para que não fiquem como riscos no céu. Faça 3 fotos, com velocidade 15"s, 30"s e 10"s.

Ajuste a abertura para f/16 se deseja fazer fotos com as estrelas riscando o céu. A partir de 10 minutos as estrelas já aparecem como riscos no céu. Com 30 minutos os riscos são bem marcados. Faça 3 exposições: 10, 20 e 30 minutos.

Atenção, os resultados podem variar bastante de acordo com a luminosidade da lua, do fim da tarde, a proximidade de cidades ou mesmo nuvens no céu.

  
  

Publicado por em