Usando o tripé

O tripé é uma ferramenta muito importante na fotografia, talvez mais importante que o flash. O tripé dá ao fotógrafo a liberdade de escolher sua profundidade de campo e de estudar a composição com calma.

  
  

O tripé é uma ferramenta muito importante na fotografia, talvez mais importante que o flash. O tripé dá ao fotógrafo a liberdade de escolher sua profundidade de campo e de estudar a composição com calma. Dá trabalho utilizar tripé? Sim, sem dúvida dá, mas o resultado é gratificante.

1. Compre um tripé robusto, que não pareça uma geléia quando a câmera é colocada em cima. Lembre-se que muitas vezes fotografamos com vento forte ou dentro de rios, e ai a firmeza das pernas é fundamental.

2. Se possível compre tripés com placas de engate rápido. Estas placas são atarrachadas na câmera e permitem acoplar tripé e câmera rapidamente. Sem ela, a cada vez que for utilizar o tripé, é necessário rosquear e desrosquear o tripé.

3. Evite comprar tripés de vídeo, que são baratos, mas não permitem colocar a câmera na vertical.Se possível compre um tripé com cabeça metálica, elas duram mais e são mais robustas.

4. Alguns tripés permitem que se inverta a coluna central e chegue-se a poucos centímetros do chão com a câmera. Este é um grande recurso para fotos macro.

5. O piso não precisa estar regular para se utilizar o tripé, caso esteja em piso acidentado estenda as pernas de forma que ela se adeque ao solo, e a cabeça fique nivelada.

6. Quando for fotografar com um tripé pouco robusto, após posicionar o tripé, force suas pernas um pouco para fora, para que ele ganhe um pouco mais de estabilidade.

7. Abra as pernas do tripé o máximo possível. Evite trabalhar com as pernas um pouco fechadas para ganhar altura.

8. Tripés de baixa qualidade tem aquela coluna central muito mole. Se o seu tripé não for profissional, não utilize a coluna central toda extendida.

9. A coluna central acionada por cremalheira não é um recurso importante.

10. Tenha o tripé sempre a mão, tripé é como máquina fotográfica, se estiver muito empacotado acaba não sendo usado.

11. Não se preocupe em ficar em posições esdruxulas, como deitado por exemplo. Garanta a foto.

12. Se não tiver dinheiro para um super tripé, compre um mais baratinho, não tem problema, é melhor um tripé simples a nenhum.

  
  

Publicado por em