A Foto que eu não fiz

O fotógrafo sempre tem de estar atento e carregar sua camera consigo

  
  
Rota dos Lagos, Foto em cores, mas parece preto e branco
Rota dos Sete Lagos

Definitivamente o fotografo deve andar com sua câmera, principalmente em viagens e não vacilar se há uma vontade irresistível de fazer uma foto.

Hotel Rio Hermoso, rio Hermoso ao fundo

Certa vez em Bariloche na Patagônia Argentina eu estava deixando a cidade de ônibus bem cedo rumo ao Chile, quando a beira de um lago eu vejo uma lua se pondo. Era por volta de 5 horas da manhã, a lua cheia estava no alto das cordilheiras e refletida no lago, o céu estava num tom entre azul e cor de rosa, pois o sol ia nascer, pensei em parar o ônibus, mas o meu tripé estava na mala no bagageiro e com certeza os outros passageiros não iam gostar muito da uma parada demorada. Enquanto eu me debatia entre parar ou seguir, o ônibus se distanciava da cena maravilhosa que eu só podia observar da janela e guardar na minha memória. Jurei que nunca mais iria vacilar, mas dois anos depois, na Serra da Capivara, no Piauí, eu estava numa Kombi voltando do Parque para a cidade, já entardecia e ao longe umas nuvens carregadas evidenciava uma tempestade.

Vivencia no Hotel Rio Hermoso

O guia e o motorista estavam ansiosos por chegar e evitar a chuva naquela estrada de terra no meio do nada, mas ainda pararam para dar carona a um morador local. Ao chegarmos ao sitio daquele senhor simples que carregava um saco e uma galinha, o motorista parou apressado e abriu a porta para ele sair.

A cena que eu vi foi uma casinha no meio do sertão com alguns cactos mandacaru em volta, um céu azul escuro e carregado pela chuva que ia cair, a janela da casa iluminada por uma luz amarelada que vinha de um velho lampião e uma moça que se debruçou no parapeito. Seria uma foto linda se o motorista não tivesse arrancado rapidamente com a Kombi, enquanto eu ainda estava pensando em pedir alguns minutos para montar o tripé, a câmera e o flash e captar a cena. Quando eu comentei com outra pessoa que eu queria ter feito a foto, o motorista perguntou, “por que não pediu? Eu teria esperado”, ele disse.

Rota dos 7 Lagos

Daí para frente eu fiquei mais esperto e dificilmente perdi ou deixei de fazer uma foto, registrar uma cena que mexesse com meu interior e alguma emoção.

O trabalho do fotógrafo envolve registros às vezes comuns, de fatos, lugares e pessoas, principalmente em viagens, quando tudo é novo e estamos mais abertos e atentos, mas em geral as fotos que eu faço tem uma motivação interna muito forte é como uma poesia, uma emoção, conteúdos que eu capto vindos de uma voz interna que sussurra pedindo para que eu aperte o botão da câmera.

Bariloche, Lago Nahuel Huapi

Mas recentemente de novo na Argentina, eu estava fazendo uma reportagem para uma revista, estava com mais duas jornalistas percorrendo a rota dos sete lagos, entre Bariloche e San Martin de Los Andes

. Em San Martin a programação incluía uma vivência na natureza, um pequeno trekking perto de um rio e a beira de um lago fazendo uma série de exercícios que levam a uma conexão interior e espiritual e nos colocam em contato com a natureza, esses exercícios remetem a uma conexão com os princípios naturais para nos ajudar na vida cotidiana e a busca de nossos valores mais puros.

Lago Nahuel Huapi, Bariloche

Para isto rumamos para uma região mais afastada da cidade, pela região do Rio Hermoso, dentro do parque nacional Lanin, num extraordinário e muito charmoso hotel a beira do rio.

Lá tivemos uma palestra explicando o que eles chamam de turismo de experiências ou turismo espiritual, depois rumamos para a margem do lago Meliquina para iniciarmos as atividades. Como o tempo estava frio e chuvoso hesitei em levar o equipamento fotográfico. “Ele só vai te atrapalhar e vai distraí-lo” me disse o guia, “é melhor deixa-lo”. Pensei em levar só a câmera com uma lente, mas acabei entrando no clima da viagem espiritual e com medo de molha-la, deixei-a no hotel.

Folhagem em La Angostura

O resto da manhã permaneceu nublado e chuvoso, nada que um saco plástico na minha pequena mochila não resolvesse com a câmera, mas certamente não havia fotos a fazer com aquele céu cinza, a despeito de estamos numa região linda.

Na parte final sentamos na beira do lago para trocarmos impressões e comermos um lanche enquanto o tempo se abria e foi então que eu vi uma das cenas mais lindas da minha vida.

Nuvens Lenticulares em San Martin

Do outro lado do lago as colinas rochosas estavam envolvidas por muitas nuvens e chuva, mas de repente as nuvens começaram a abrir e surgiu um sol que começou a iluminar e caminhar pelo topo das montanhas. Era como um balé de luzes que abria caminho pela névoa e em determinados momentos formava faixos de luzes douradas, como spotlighs, que iluminavam determinadas partes da vegetação e do lago. Chamei a atenção dos outros e comecei a lamentar não ter trazido a câmera, todos paramos para ficar olhando e ninguém tinha uma câmera para registrar aquilo.

Bariloche

Ainda estonteado pela beleza da cena comentei que aquilo nunca mais vai se repetir, uma coisa destas não acontece duas vezes, são os caprichos com que a natureza nos brinda de vez em quando, é só estar atento e preparado para perceber olhar e se possível registrar. Todos admitiram que se não fosse por mim, talvez não tivessem olhado para a cena, eu estava sentado de frente para ela, minha mente está sempre atenta, treinada e preparada para enxergar, mas que adianta ter a mente preparada se não estamos com a câmera?

Cerro campanário, Bariloche, foto em cor, mas parece PB

Se valer o conselho, leve sempre sua câmera, mesmo que as condições pareçam adversas e nenhuma foto aparentemente possa ser feita. Nunca se sabe quando seremos brindados com uma cena excepcional, muitas vezes é antes ou depois das chuvas que elas acontecem, as vezes até durante. Da próxima vez eu levo minha câmera.

Nuvem, Lago Nahuel Huapi

Victor Andrade

  
  

Publicado por em

Susana Oliveira

Susana Oliveira

05/08/2011 19:52:52
Adoro fotos em lugares no meio do nada (casas ,lagos...)

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Susana Que bom que você gostou das fotos, obrigado. Vou continuar postando outras histórias e fotos, continue me visitando.
Wilian Xavier

Wilian Xavier

26/04/2010 15:49:31
Victor...
Parabéns,coloquei vc nos meus favoritos cara...
estou iniciando no mundo das fotografias, comprei uma alpha 350 e estou ficando doido, tiro fotos de tudo.
Tangará da Serra - MT

Victor Andrade

Victor Andrade

Legal Wilian Bem vindo a este mundo fascinante das imagens.
Ana Maria Pierre Paiva

Ana Maria Pierre Paiva

03/10/2009 23:23:36
Victor

Habituei-me a apreciar seus trabalhos
via Nina.Continue a nos presentear com sua arte.
Abraços

Taía

Victor Andrade

Victor Andrade

Falou Taia Obrigado pela visita e pela força. Brebve vou portar mais fotos e comentarios. Abraços Victor
Dorival Moreira

Dorival Moreira

29/09/2009 00:58:49
Grande Victor! Belíssimas imagens, dá até vontade de voltar naqueles lugares. Um abração. Dorival Moreira

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Dorival Vindo de você é um grande elogio. Abraços Victor
Sidão Tenucci

Sidão Tenucci

06/08/2009 21:16:32
Grande Victor!
Lindas fotos. Aquela dos 7 lagos, em especial, dá vontade de beber.
Abraços e continue clicando e capturando esse mundão para nós!
Abraços.
Sidão Tenucci

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Sidão, pela visita, comentários e elogios. Volte sempre na minha coluna. Abraços Victor
MURILO VEIGA

MURILO VEIGA

06/08/2009 01:05:42
Victor, Parabéns! As fotos e a matéria são maravilhosas! Continue nos presenteando com as imagens mágicas de sempre!!!
Grande abraço

Victor Andrade

Victor Andrade

Falou Murilo Obrigado pela força e pelos elogios. Abraços Victor
Tom

Tom

05/08/2009 23:12:58
Suas fotos são sempre ótimas, agora a gente fica sempre pensando em como sairia a quela foto que não tiramos. Eu também sempre me arrependo quando não levo a máquina.

Victor Andrade

Victor Andrade

Esta situação é de praxe, todos nós temos uma ocasião na lembrança em que imaginamos aquela foto que deixamos de fazer. Sempre digo que certas cenas vão ficar na lembrança, mas com aquele gosto de peixe que escapou do anzol. Ninguém as vê e viram história de pescador. Só nos resta lembrar e lamentar por elas. Victor
M Aparecida G. do Amaral

M Aparecida G. do Amaral

02/08/2009 19:44:29
São explêndidas sua fotos, pena ter perdidos algumas! Mas a natureza é generosa e certamente você terá outra chance. Gosto do ambiente ecológico, talvez um dia farei um curso para fotografar flores e plantas de várias regiões. Você está de parabéns!!!!

Cida
Santa Maria - DF

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Cida Realmente a natureza é generosa e outras oportunidades não faltarão, mas as que passaram, passaram e não voltam mais. Outras novas surgirão e podem também ser perdidas. Ha pouco tempo deixei de fazer uma foto maravilhosa com a lua cheia, por que a reporter que me acompanhava morreu de medo que eu parasse o carro naquela estrada vazia. Não teve argumento que a convencesse, para não ouvir desaforo, eu não parei. As vezes é melhor estar só.........
Ernesto Bencke Rs

Ernesto Bencke Rs

23/07/2009 12:44:18
muito bonito fotos fantásticas , é a pura beleza natural parabéns

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Ernesto, pelos comentários e pela visita. Volte sempre. Abraços Victor
Leticia braga

Leticia braga

16/07/2009 21:20:54
maravilha, victor! Acho você surpreendente, como pessoa, fotógrafo e escritor! Continue sempre assim, ainda há um longo caminho pela frente, você ainda tem muito a nos "revelar"!!!!

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Leticia Fico feliz e lisongeado, mas não sei se tenho tanto a revelar depois de tantos anos. Até por que a fotografia agora é digital, não tem mais revelação.... Eh, eh,eh.... Beijos Victor
Madeleine de Souza Gomes

Madeleine de Souza Gomes

15/07/2009 07:36:25
Achei um show, pois mesmo não sendo fotógrafa, gosto sempre de ter por perto uma máquina, para registrar momentos,lugares,pessoas, enfim tudo.E agora mais do que nunca tenho certeza de que é importante e que vale a pena.Um abraço.

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Madeleine Sempre se comentou entre os fotógrafos que todos deveriam carregar sempre uma camera, alguns até fazem, mas nem todos. Se você é dessas pessoas que gostam de ter uma camera à mão e ficar atenta ao que acontece, que bom que eu consegui um alerta para que vc se esforce para isto. Carregar uma camera, por menor que seja, nem sempre é uma tarefa fácil e agradável, talvez por isto que os celulares com camera estejam tão populares hoje em dia. São pequenos, acumulam funções, conseguem fotografar razoavelmente, mas sem dúvida não são uma camera de verdade. Uma camera é sempre melhor. Um abraço Victor
Claudia nascimento

Claudia nascimento

13/07/2009 22:14:20
Não sou fotografa profi mas por estar sempre com minha camera digital na bolsa n perco mais nenhum desses marvilhosos caprichos da mamãe natureza ... Adorei a matéria e as fotos !

Victor Andrade

Victor Andrade

Que legal Claudia, que bom que você sempre registra tudo o que acontece, pois como vê, até eu dou uma vacilada de vez em quando. Mas continua valendo o conselho, estejamos sempre atentos e com a camera a postos. Abraços Victor
Celina Almeida

Celina Almeida

13/07/2009 19:07:05
Victor, você é um grande artista, e completo. Amei as fotos (meu Deus, que coisa mais linda "nuvens lenticulares"), adorei o texto. O bacana é que você acaba nos prestando um grande serviço, pois ficará gravado em minha cabeça, sempre levar a máquina fotográfica, afinal, tudo pode acontecer!

Victor Andrade

Victor Andrade

É isto aí Celina, fico feliz por prestar um serviço, afinal é para isto que a coluna serve. Obrigado também pelos elogios. Grande abraço Victor
Nina

Nina

13/07/2009 01:42:50
Victor,
suas fotos sempre me fascinam e seus escritos e comentários, você bem sabe, são sempre arquivados. Mas sou suspeita para falar, pois você é meu sobrinho. Nina

Victor Andrade

Victor Andrade

É isto aí Nina, continue dando uma força à familia. Obrigado pelos seus incentivos Victor
Wanderleia

Wanderleia

13/07/2009 01:40:40
Adorei esta matéria! Parece que foi feita para mim!
Não sou fotógrafa profissional mas sem dúvida sou amante da fotografia, penso que, como já diz o ditado: "Uma imagem vale mais do que mil palavras". E a fotografia traduz sentimentos, sensações, gestos, costumes, enfim!
Meu pai era assim como meu irmão é, apaixonado por fotografia e, mesmo antes da câmera digital eles já captavam cerca de 500 imagens em uma viagem...
Quanto a mim, ultimamente tenho andado meio "preguiçosa", e tenho perdido muitas oportunidades que infelizmente ficaram gravadas apenas na memória, confiando que sempre alguém terá uma câmera por perto, quando na verdade cada um tem uma percepção, um olhar diferente do nosso!

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Wanderleia Obrigado pelo incentivo, é sempre bom ver que tem pessoas que gostam e sentem a fotografia como eu. Mas por favor, seja menos preguiçosa e fotografe mais, ninguém tem a percepção do outro, o seu olhar é sempre o seu. No máximo você pode mostrar o que você viu a outra pessoa e pedir para ela registrar (fotografar), mas mesmo assim você faria diferente do que outra pessoa fará. um beijo Victor
Raimunda Cavalcante

Raimunda Cavalcante

12/07/2009 23:31:34
Simplesmente fantásticas.Adoro fotos, essas da natureza, então, são minhas favoritas!!!
PARABÉNS!!!

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado pelos elogios Raimunda e fico feliz por compartilhar com você este gosto pelas fotos de natureza. Abraços Victor
Izamar Oliveira neto

Izamar Oliveira neto

12/07/2009 23:28:49
Sem duvida, uma excelente oportunidade para aqueles que fotografam,pelo simples prazer de eternizar e compartilhar o momento, unico e eterno. Aquele momento.

Izamar O Neto

Victor Andrade

Victor Andrade

Valeu Izamar, obrigado pela visita. Abraços
Izamar Oliveira neto

Izamar Oliveira neto

12/07/2009 23:27:06
Sem duvida, uma excelente oportunidade para aqueles que fotografam,pelo simples prazer de eternizar e compartilhar o momento, unico e eterno. Aquele momento.

Victor Andrade

Victor Andrade

É isto aí Izamar, falou tudo e obrigado pelo comentário Abraços Victor