São Gonçalo do Rio das Pedras, no coração da estrada Real

Viagem pela estrada Real e suas pequenas cidades, casas e sua paisagem, um hiato no tempo.

  
  
Igreja de São Gonçalo do Rio das Pedras

Estou inaugurando minha coluna de comentários de fotos de viagem.
Foram muitas as viagens que eu fiz e continuo fazendo durante estes anos todos e toda foto tem uma história, um comentário, uma lembrança. Algumas se destacam na maneira como foram feitas, a situação ou a maneira como enxerguei a cena. Muitas são peculiares ou engraçadas.
Não pretendo falar de técnica, mas do espírito, no entanto se alguém tiver alguma dúvida ou curiosidade, por favor se manifeste. Terei prazer em responder.
Clique nas fotos para aumentar

A tropa de cavaleiros na Estrada Real
Ponte sobre o rio Jequitinhonha
Entre São Gonçalo e Diamantina dezenas de cachoeiras e formações rochosas enfeitam o caminho

Para esta coluna eu escolhi um fato pitoresco e não uma foto em si, mas como a vida nos coloca em situações curiosas e que tem a ver com a nossa atividade. Acredito que as coisas não acontecem por acaso em nossa vida e nossas escolhas são direcionadas pelo nosso destino.

Refugio dos Cinco Amigos, a janela à esquerda era a do nosso quarto

Nesta ocasião eu estava fazendo uma reportagem para a revista Terra com o jornalista Sergio Tulio Caldas, acompanhavamos um grupo de cavaleiros e aventureiros pela estrada Real em Minas Gerais. Cada curva de estrada pode revelar uma surpresa, principalmente nesta região onde a estrada Real liga Conceição de Mato Dentro, Serro e Diamantina. É um trecho muito bonito, a região atinge as alturas pela a estrada de terra que serpenteia e sobe morro acima, é pura Minas Gerais. Ali a estrada Real fica ainda mais bonita e mais interessante, com lindas formações rochosas a beira da estrada e a serra do espinhaço ao fundo, com o pico do Itambé dominando a paisagem.

Vilarejo na estrada Real

Entre as cidades de Serro e Diamantina temos Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, distantes apenas sete quilômetros uma da outra, com dezenas de trilhas, cachoeiras e uma bela mata intocada, a expedição Spix e Martius na estrada Real em 1999 parou aqui por dois dias. A tropa chegou na igreja para manter a tradição e rapidamente eu procurei a pousada dos Cinco Amigos em frente a ela para nos hospedar, lá ficou sendo uma espécie de quartel general da expedição. A pousada fica num antigo casarão colonial com varanda, bem na beira da estrada, que neste trecho é apenas uma rua que corta a cidade.

Cachoeira dos Cristais

Eu e o Sergio ficamos num quarto com janela para a rua, eu fiquei na cama embaixo da janela e ele ao lado da parede. No dia seguinte ao amanhecer percebi que já havia um movimento de gente lá fora e o Sergio ao acordar deparou com uma sombra se mexendo na parede acima de sua cama. O que é isto, ele me perguntou? - É o princípio da fotografia eu falei. O quarto está escuro, só há uma fresta na janela, um pequeno ponto que deixa passar a luz e projeta na parede a cena que está lá fora, ou seja, as pessoas andando parecem estar fazendo isto na parede. E realmente a gente via pessoas andando pela parede. - Foi assim que inventaram a fotografia, eu disse. Primeiro levavam grandes caixas de madeira para onde queriam registrar uma cena, de um lado havia um pequeno furo, do outro um papel fixado na parede da caixa, onde algum artista desenhava a cena refletida lá fora, depois inventaram e aperfeiçoaram as lentes e a ótica, o que facilitou visualizar e desenhar. Daí para inventarem um jeito de captarem e fixarem a imagem no papel foi um pulo e foi inventada então a fotografia, literalmente escrever com a luz. Depois de um breve silêncio ele exclamou: - Andrade, você está dormindo dentro de uma câmera fotográfica, já pensou nisto? Eu ri ao me ver nesta situação, num velho quarto, numa casa colonial de uma cidade antiga.

São Gonçalo parece ter parado no tempo por suas casas e pessoas, pelas cachoeiras, rios e matas intocadas e até nas fotografias.
Tudo aparenta como há mais de um século com as tropas de burro e carroças, que ditavam outro rítmo, era também o tempo da caixa escura, das cameras de fole e chapas de vidro quando tudo andava mais lento e não na correria frenética de nossos dias.
Vivemos ali um pequeno hiato na viagem e no tempo.

O por do sol dá um colorido à cidade de São Gonçalo do Rio das Pedras
A estrada Real, entre São Gonçalo e Diamantina, um dos trechos mais bonitos
Abertura da Matéria na revista Caminhos da Terra
  
  

Publicado por em

JVicente

JVicente

21/01/2014 16:43:47
Estou querendo visitar esta região,
Como contactar com o "Refúgio dos Amigos"
Qual o tempo de caminhada no percurso São Gonçalo - Diamantina. e o percurso São Gonçalo - Serro

Victor Andrade

Victor Andrade

Olá J Vicente Embora eu nunca tenha feito a pé este percurso, na primeira vez eu estava acompanhando um grupo em que uns cavalgavam, outros caminhavam e outros, como eu, estavam de carro. Saímos todos por volta de 8 horas da manhã. O pessoal que fez a pé levou um dia inteiro do Serro até São Gonçalo, mas com várias paradas no caminho, inclusive para almoço programado no vilarejo de Três Barras. Paramos também em Milho Verde e todos chegaram depois do anoitecer em São Gonçalo, então prepare-se para andar um dia inteiro. Vi no Google maps que a distância entre Serro e São Gonçalo é de 33 quilômetros e de São Gonçalo a Diamantina, mais ou menos 60 quilômetros, é o dobro e Milho Verde fica a 7 quilômetros de São Gonçalo. HOTEL POUSADA REFÚGIO DOS 5 AMIGOS Largo Felix Antonio N: 165 São Gonçalo Do Rio Das Pedras, MG TELEFONE: (38) 3541-6037 EMAIL: refugio5amigos@ig.com.br WEBSITE: www.pousadarefugio5amigos.com.br
EDMON BATISTA DE BITTENCOURT

EDMON BATISTA DE BITTENCOURT

12/11/2013 21:53:18
Fantástico que fotos belíssimas!.
Fiquei a refletir sobre os comentários de uma pessoa, sobre viajar. Ele diria antes de conhecer: Lugar pequeno, nada para ver, sem graça, é interior da Bahia (ele cita com frequência), entre tantas outras coisas desanimadoras.
Mas, as suas fotos revelam o prazer de conhecer os recantos mais inóspitos e desconhecidos. Esse é o encanto da viagem. Ver com um olhar diferenciado o menor detalhe.
Parabéns.

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Edmon, seu comentário me deixou feliz pela sua percepção dos encantos e delícias de viajar. Você percebeu que muitas das riquezas estão nos detalhes e obrigado pelo elogio às minhas fotos. Pratique o seu olhar diferenciado, o seu jeito único de olhar o mundo e ponha-se a caminho. Abraços Victor
MARIA SALETE DA SILVEIRA

MARIA SALETE DA SILVEIRA

21/10/2011 21:30:53
JÁ FUI A MILHO VERDE DUAS VEZES ESTE ANO, EM ABRIL E AGORA EM OUTUBRO, NA FESTA DO ROSÁRIO,,,LUGARES QUE EM ABRIL NÃO DEU P/VISITAR POR ESTAR CHOVENDO...AGORA FUI SERRA DOS SANTOS.CACHOEIRA DO CANELAU.CAPIVARI.ESTRADA REAL,,,ESTE PEDACINHO DE MINAS É DE TIRAR O FOLEGO,,,AINDA BEM TIREI TODAS FOTOS POSSIVEIS, QUEM TIVER CURIOSIDADE VALE APENA SE AVENTURE...BEIJOS

Victor Andrade

Victor Andrade

Poxa Maria Salete, você conheceu lugares que eu nem fui, ou talvez tenha passado, mas não lembro o nome. Mas a região da Estrada Real é mesmo muito bonita, vale e pena conhecer, quem puder e quiser, que vá, nós recomendamos, não é mesmo Salete? Beijos Victor
Tania

Tania

14/07/2011 21:39:47
A gente viaja junto com suas fotos, seu profissionalismo explodindo e claro sua sensibilidade a flor da pele. Muito bom, a gente poder ter o privilégio de ver e sentir todo seu conhecimento através dessas imagens. Sucesso sempre!!!!!bejus

Victor Andrade

Victor Andrade

Obrigado Tania Obrigado mesmo pelas suas palavras. Obrigado por visitar minha pagina. Boa viagem, aguarde os próximos posts Beijos Victor
Beatriz Azevedo

Beatriz Azevedo

14/07/2011 14:08:08
quero conhecer essa cidadezinha!! que lindo tudo!
abraço, bea

Victor Andrade

Victor Andrade

Valeu Bea Vale a pena ir neste lugar, ele é magico abraço Victor
Valeria, carolina e livia

Valeria, carolina e livia

13/07/2011 18:05:55
Oi Victor, adoramos, suas fotos estão espetaculares como sempre! A Carolina ficou encantada e orgulhosa do padrinho!

Victor Andrade

Victor Andrade

Olá benvindas aos meus cometários e fotos de aventuras. Que bom que gostaram, fico orgulhoso. Aguardem as outras paginas. beijos a todas.
MURILO VEIGA

MURILO VEIGA

06/08/2009 01:36:51
Victor, conheço bem essa região de Minas. Além de belíssima, é meio mágica mesmo. Eu adoro ir prá lá. Parece que o tempo parou!
Abraço

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Murilo Não sabia que você já havia estado por esta região, mas como já foi, sabe bem do que eu estou falando, não é mesmo? Só num lugar magico a gente pode ir dormir num simples quarto de pousada e acordar dentro de uma camera fotografica, como bem observou o Tom. Valeu a sua visita. Abraços Victor
Tom

Tom

05/08/2009 22:57:47
Vida de fotógrafo tem destas revelações...mas dormir no hotel e acordar dentro da maquina fotográfica é meio alice no país das maravilhas.
Agora falando sério, é legal poder escrever coisas paralelas ao assunto imediato da revista.Dá um novo sabor aos fatos. Abraços.

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Tom A idéia é esta mesmo, uma espécie de making of, o que não aparece na reportagem, é o que dá o sabor. Ao mesmo tempo falamos de foto que é o objetivo desta coluna. Abraços e obrigado pelos cometários Victor
Paula Date

Paula Date

05/08/2009 13:31:14
Então a fotografia é uma extensão da astronomia, não? Existe um modo de projetar as imagens celestias numa parede branca fazendo esse jogo de luzes e lentes - que me lembra um pouco um ballet ótico. Adorei, Victor!

Victor Andrade

Victor Andrade

Oi Paula Grato pela visita, mas não acho que a fotografia seja uma extensão da astronomia, embora o telescópio seja mais antigo que a foto, mas provavelmente mais novo que a caixa escura. Digamos que andam paralelos. Abaços Victor
Sergio Tulio Caldas

Sergio Tulio Caldas

01/06/2009 21:51:37
Cara, quanto a este texto sobre a Estrada Real, fiz uma viagem no tempo e lembrei-me claramente daquela experiencia alucinógena que tivemos lá na pousada de São Gonçalo. Sempre me recordo e, confesso, é bem difícil de explicar para as pessoas. Mas que acordamos naquela manhã dentro de uma máquina fotográfica, isso foi verdade! E que experiência, hein?!

A foto da igreja está espetacular! Essa eu não conhecia...
Sergio Tulio Caldas

Victor Andrade

Victor Andrade

É isto aí Sergio, valeu a lembrança Victor
Nina

Nina

01/06/2009 00:28:25
Adorei! Finalmente um espaço onde você possa colocar aquilo que vê juntamente com aquilo que sente. Mas não abandone seu site. Nina

Victor Andrade

Victor Andrade

Pode deixar Nina, aqui é apenas um espaço paralelo com mais lberdade, continue visitando este espaço. Victor