Clonagem do Cacau

(Por: Samuel Murgel Branco) Trata-se de uma verdadeira caça às bruxas... Em 1989, a lavoura cacaueira da Bahia começou a sofrer grandes perdas causadas pelo aparecimento do fungo que causa a doença denominada vassoura de bruxa. A praga pare

  
  

(Por: Samuel Murgel Branco)

Trata-se de uma verdadeira "caça às bruxas"...

Em 1989, a lavoura cacaueira da Bahia começou a sofrer grandes perdas causadas pelo aparecimento do fungo que causa a doença denominada "vassoura de bruxa".

A praga parece ter sido originada na Amazônia, local de origem do próprio cacaueiro, e as perdas chegavam a 100%. Muitas fazendas foram abandonadas, em face da derrocada daquele que já foi um dos principais produtos de exportação do país e a principal riqueza da Bahia.

Mas a reação veio da parte dos tradicionais institutos de pesquisa do cacau, localizados no sul daquele Estado. Variedades e cruzamentos resistentes à praga foram selecionados e, a partir destes, foram obtidos clones, isto é, plantas reproduzidas vegetativamente, a partir de simples células, originando mudas que há alguns anos vêm sendo plantadas nas terras de onde foram removidas as plantas dizimadas pela praga.

Com a clonagem - segundo a afirmação de técnicos da Comissão do Plano Executivo da Lavoura Cacaueira - CEPLAC -, os novos pés de cacau obtidos já começam a produzir em dois anos, enquanto que os desenvolvidos a partir de sementes levam quatro a cinco anos.

Fazendas já abandonadas estão sendo completamente recuperadas e fazendeiros que já não acreditavam na recuperação da lavoura cacaueira estão convencidos de que clonar cacau constitui o melhor investimento rural na Bahia.

Ao mesmo tempo, a alta do preço causada pela escassez do produto no mercado, está favorecendo esses investimentos, de tal maneira que a mais tradicional atividade rural daquele Estado - responsável por toda uma cultura regional muito peculiar - está voltando aos seus dias áureos!

Ao mesmo tempo, grandes esforços têm sido aplicados no sentido de substituir as técnicas rudimentares de processamento do cacau por métodos mais modernos e racionais, visando a obtenção de maior eficiência e produtos de melhor qualidade.

  
  

Publicado por em

Walesson

Walesson

09/08/2010 21:37:44
acho muito bom e acredito em uma melhora de 100%
eu moro na região extremo sul do estado e sei a nessecidade....