Elefantes bêbados

Um elefante incomoda muita gente... imaginem então um bando de elefantes embriagados! Pois a notícia veio de Tinsukia, na Índia: um bando de elefantes invadiu os armazéns da cidade e, depois de beberem muitos litros de aguardente neles armazenados, os

  
  

"Um elefante incomoda muita gente"... imaginem então um bando de elefantes embriagados!

Pois a notícia veio de Tinsukia, na Índia: um bando de elefantes invadiu os armazéns da cidade e, depois de beberem muitos litros de aguardente neles armazenados, os paquidermes saíram fazendo arruaças e matando pessoas... Os especialistas comentam que os elefantes, quando se acostumam a tomar bebidas alcoólicas, passam a gostar delas e, ao invadirem aldeias, entram nos armazéns procurando especificamente as bebidas!

Isso me faz lembrar um episódio antigo, que se conta do nosso famoso geólogo Gonzaga de Campos, o patrono da geologia brasileira. Ele gostava bastante de tomar um ou dois "martelinhos", nos exaustivos dias de trabalho de campo. E, ao parar em uma vendinha de beira de estrada, sempre mandava colocar duas cervejas em uma bacia para oferecer à sua mula de estimação. O fato é que esta se acostumou de tal maneira à bebida que, ao enxergar, já de longe, uma vendinha na curva da estrada, enveredava para lá, num galope desenfreado... - o que constituía a bela desculpa para o grande geólogo entornar os seus dois "martelinhos".

Mas não são só os elefantes e as mulas que adquirem o vício. Também as formigas! Existem algumas espécies de besouros que invadem os formigueiros para se alimentar dos ovos e larvas das formigas. Esses coleópteros possuem secreções alcoólicas, de modo que, em lugar de serem molestados nos formigueiros que invadem, são, pelo contrário, muito bem atendidos por formigas solícitas que, em troca do álcool, oferecem as próprias larvas para serem devoradas, o que, naturalmente, pode levar à completa desorganização e extinção de um formigueiro!

Ainda bem que elefantes e formigas não dirigem carros nas estradas!

  
  

Publicado por em