Meteorologia nativa

Ora, direis, ouvir estrelas... já escrevia o velho Bilac, sugerindo uma completa perda do juízo de quem o julgasse possível! Pois é mais do que certo que inúmeras populações andinas, desde o Peru até a Bolívia pedem conselhos às estrelas da constelação de

  
  

"Ora, direis, ouvir estrelas..." já escrevia o velho Bilac, sugerindo uma completa perda do juízo de quem o julgasse possível! Pois é mais do que certo que inúmeras populações andinas, desde o Peru até a Bolívia pedem conselhos às estrelas da constelação de Plêiades, meses antes de realizarem suas plantações de batatas. E como fazem isso? Simplesmente contando o número de estrelas que eles conseguem enxergar, nas belas noites frias do mês de junho!

Através dessa contagem, esses povos ficam sabendo, com absoluta segurança, a época certa em que deverão fazer o plantio entre os meses de outubro e março. Uma previsão de chuvas realizada com uma antecedência que dificilmente um sofisticado instituto meteorológico consegue realizar!

As estatísticas feitas por equipes de pesquisadores, confirmam que esse método secular de previsão está absolutamente correto. As batatas, logo depois de serem plantadas nos meses mais quentes do ano, precisam dispor de um terreno razoavelmente úmido, para se desenvolverem sendo, pois, a previsão do início das chuvas um fator importante na decisão sobre a época mais adequada ao plantio.

Ora, os cientistas descobriram que, nos anos em que o "El Niño" atua com maior força, atrasando o período de chuvas, há formação de nuvens muito tênues, a grande altitude, já no mês de junho, diminuindo a visibilidade das estrelas.

Nessas condições, não só o número de estrelas que aparecem na constelação diminui de 11 para aproximadamente 6, como o tamanho mesmo da constelação parece reduzido. Quando isso acontece, os nativos retardam de algumas semanas a época do plantio...

É respeitando a natureza que conseguimos dominá-la - já dizia o sábio Francis Bacon. Os nativos sabem disso e, há séculos, conversam com ela para melhor obter os seus favores!

  
  

Publicado por em