Terra mais verde

Há males que vêm para o bem - diz o velho refrão. Estudos recentes vêm revelando que a Terra está se tornando mais verde, nos últimos 20 anos, em conseqüência das mudanças climáticas! Esse aumento da produção vegetal - da ordem de 6 por cento - parece

  
  

Há males que vêm para o bem - diz o velho refrão.

Estudos recentes vêm revelando que a Terra está se tornando mais verde, nos últimos 20 anos, em conseqüência das mudanças climáticas! Esse aumento da produção vegetal - da ordem de 6 por cento - parece ser decorrente da elevação da temperatura média, nos locais onde a ausência de calor constituía fator limitante ao crescimento. Ou menor formação de nuvens, onde a falta de luz do Sol restringia a atividade fotossintética.

Contribuiu para isso, naturalmente, o aumento das concentrações de gás carbônico, que sofreram uma elevação de 9,3% nessas duas décadas. Também as ocorrências do El Niño, que proporcionaram períodos de calor como nunca se havia tido notícia. Outros fatores de mais longo prazo podem ser, também, fatores responsáveis, além do efeito estufa. Cerca de 80% desse aumento ocorreu nas áreas tropicais do planeta, e em alguns pontos de mais alta latitude do hemisfério norte. 40% ocorreu na Amazônia.

Talvez animado por essa notícia, o presidente Bush, dos Estados Unidos, manifestou a idéia de modificar as leis florestais do país com a finalidade de permitir a derrubada de árvores em florestas nativas. Segundo ele, `as leis atuais dificultam a tarefa de podar as florestas`. Seu objetivo declarado é o de facilitar o trabalho de controlar incêndios. Porém, as ONGs locais afirmam que a sua verdadeira intenção é a de permitir maior acesso das madeireiras aos parques nacionais, para explorá-los comercialmente.

Ao mesmo tempo, o nosso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revelou que o índice de desmatamento da Amazônia, em 2002, foi o maior dos últimos sete anos, tendo sido destruídos 25,5 mil quilômetros quadrados de vegetação. A destruição é particularmente sensível nas áreas onde as construções de rodovias e outros benefícios estimulam a implantação de pequenos pólos de desenvolvimento.

E no final, a Terra vai ficar mais verde, ou mais esfumaçada?

  
  

Publicado por em