Associativismo mobiliza empresários de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Depoimentos dos mais novos associados à ABETA

  
  

André Thuronyi, pioneiro no Ecoturismo brasileiro com mais de 30 anos de experiência, representa e dirige um desses novos associados, a Pantanal Explorer - Expeditours. A empresa, atuante no Estado do Mato Grosso, oferece expedições pelo Cerrado, Amazônia e Pantanal. “Nosso carro chefe é um programa de uma semana em que integramos e mostramos os três ecossistemas”, comenta Thuronyi. A operadora também oferece atividades como cavalgadas, observação de pássaros, além da Extensão Aventura, para quem optar por hospedagens mais rústicas como redes e cabanas.

Mesmo com um currículo tão amplo e funcionando desde 1983, a Pantanal Explorer só decidiu se associar a ABETA recentemente. “Foi uma falha dos dois lados. Houve uma época em que muitas associações abriram, mas eu não sou muito de discussão, sou mais pragmático. E a ABETA também demorou um pouco para se aproximar”, comenta Thuronyi. Ele, no entanto, acabou se interessando em participar, pois percebeu ações efetivas da Associação, além de uma “maior integração e coordenação do pensamento sobre Ecoturismo no Brasil”.

Novidade da Serra Gaúcha

Outro novo associado de destaque é a JM Rafting &Expedições, com sede em Canela, Rio Grande do Sul. Trabalhando com Ecoturismo na região desde 1994, a empresa oferece atividades como Rafting – carro chefe da operadora -, trekking, rapel, tirolesa e pêndulo. Além de um público convencional de turistas, a JM Rafting & Expedições costuma fazer atividades com treinamento empresarial.

De acordo com o diretor da Operadora, João Machado, o interesse em participar da ABETA se dá principalmente em funções das atividades de capacitação. “Assim nos preparamos para melhor atender nosso mercado”, explica. Além de uma melhoria em questões operacionais, o diretor vê nessa parceria uma oportunidade de fazer contatos e trocar experiências: “acesso aos eventos em âmbito nacional e internacional. E um maior contato com outras empresas”.
_____
Por: abeta

  
  

Publicado por em