Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Entrevistas > 

Jossano Marcuzzo

EcoViagem conversa com o aventureiro e viajante Jossano Marcuzzo através do AOLVip.

19 de Setembro de 2000.
Publicado por Equipe EcoViagem  

AOLVIP: Boa tarde a todos! Estamos conectados com Jossano Marcuzzo que viajou por 15 países durante 2 anos.

Jossano Marcuzzo: Oi tudo bem como vão vocês? Vamos bater papo.

AOLVip: Olá Jossano, é a primeira viagem de aventuras que você faz?
Jossano Marcuzzo: Não. Já fazia isso desde adolescente, sempre curti fazer várias viagens principalmente acampar e fazer tracking, mas fora do país essa foi a primeira.

AOLVip: Como você planeja suas aventuras? Trabalha uns meses e depois pega estrada ou trabalha durante as viagens?
Jossano Marcuzzo: Essa viagem que fiz de 2 anos eu planejei ela para que não fosse tão grande, só que no decorrer da mesma acabei descobrindo o quanto é fácil e divertido era viajar, então ela acabou se estendendo ate o fim do meu recurso financeiro. O dinheiro para a viagem eu arrumei vendendo tudo que eu tinha, largando o emprego e a faculdade.

AOLVip: Qual a sua profissão?
Jossano Marcuzzo: Atualmente eu trabalho com o livro que estou escrevendo sobre a viagem e junto com um amigo estamos produzindo uma revista de aventura do tamanho pocket de distribuição gratuita.

AOLVip: Qual o lugar que mais te marcou e porque?
Jossano Marcuzzo: Uma pergunta bem ampla. Cada lugar tem o seu "Tchan". Se eu falar que um país é melhor ou pior que o outro, estou sendo injusto, cada lugar tem a sua beleza própria. Mas, se eu tivesse que voltar hoje, eu iria para as Ilhas de Galápagos. Foi o lugar onde eu me senti mais perto da natureza.

AOLVip: Se você só pudesse fazer uma última viagem na vida, pra onde seria, pra um lugar que você já conhece ou outro que você nunca esteve?
Jossano Marcuzzo: O perguntinha difícil.. :O) Com certeza eu iria para aquele lugar perto da minha casa que eu sempre quis ir e nunca fui, um lugar que quando eu era criança eu nunca tive coragem de entrar e acabou passando.

AOLVip: Qual é melhor: viajar sozinho ou acompanhado?
Jossano Marcuzzo: Independe. Na verdade você nunca está sozinho, você pode começar uma viagem sozinho, mas sempre terá alguém que vai para o mesmo lugar que você.

AOLVip: Onde encontre seu livro para comprar?
Jossano Marcuzzo: Nas melhores livrarias. Se alguém tiver alguma dificuldade para comprar pode fazer o pedido por e-mail: jossano@sti.com.br O nome do meu livro é "Viajando o mundo com U$7,50 por dia".

AOLVip: Você não ficou com medo de deixar tudo e se arriscar em um mundo novo em que você não tinha muitas perspectivas? A sua família apoiou a decisão?
Jossano Marcuzzo: Tudo na vida precisa de alguma decisão, algumas são mais difíceis e outras mais fáceis, e o que realmente é ter certeza de alguma coisa? Você pode estar muito bem empregado hoje e amanhã estar na rua, ou sendo até extremista, de repente ser atropelado, e aí ter perdido a oportunidade de realizar algum sonho seu. A minha família apoiou sim a minha decisão.

AOLVip: Viajar é a melhor coisa do mundo?
Jossano Marcuzzo: Depende dos seus sonhos, tem gente que acha que morar em São Paulo é a melhor coisa do mundo. Mas com certeza viajar é uma forma de expandir os seus horizontes, de conhecer outros mundos e não ficar fechado apenas em um lugar. Muito se houve falar dos outros lugares, de outros países, mas é muito interessante irmos até lá e termos uma opinião própria.

AOLVip: Encontrou muitos amores?
Jossano Marcuzzo: Eu levei o meu de casa. Viajei com uma holandesa pela qual me apaixonei e que me incentivou a realizar o meu sonho.

AOLVip: Durante a viagem você conheceu muitos povos diferentes, qual deles você achou mais parecido com o brasileiro?
Jossano Marcuzzo: Hum, os portugueses são bem parecidos com os brasileiros na minha opinião.

AOLVip: Qual a dica fundamental para quem quer pegar a mochila e colocar o pé na estrada?
Jossano Marcuzzo: Eliminar aquela grande barreira que existe entre o querer e o fazer que é pequena, mas que é uma grande barreira para muita gente. Não só pra um viagem um aventura e sim para toda a vida.

AOLVip: Dizem que viajar é o melhor remédio para se perder os preconceitos, você concorda? Você perdeu algum?
Jossano Marcuzzo: Com certeza absoluta!!! A pessoa que viaja com preconceitos na cabeça não é capaz de aprender nada durante a viagem, volta da mesma maneira com que foi. Quem consegue viajar vencendo esta barreira, do preconceito, é capaz de entender melhor o mundo e a vida em si. Hum, deixa eu ver, vários!! Se eu fizesse uma lista, com certeza seria mais de uma folha, uma página. Digamos que eu perdi uma coisa maior que o preconceito, a minha capacidade de ser egoísta.

AOLVip: Você passou algum sufoco em sua viagem?
JossanoMarcuzzo: Vários!!! Seria impossível dizer que uma pessoa larga tudo na vida para realizar um sonho e não passa por nenhum sufoco. Mas graças a Deus, isso só me fez deixar com mais vontade de vencer.

AOLVip: Quais são seus planos para o futuro? Qual a próxima aventura de Jossano?
Jossano Marcuzzo: Muita gente vai rodar e esquece do país em que vivemos, as coisas mais lindas que eu encontrei estavam aqui no Brasil, a próxima aventura, com certeza, será no Brasil. Na verdade irei percorrer as estradas de ferro abandonadas pelo Brasil.

AOLVip: Qual foi a coisa mais estranha que você teve que comer por não ter opção?
Jossano Marcuzzo: Nenhuma, não tive problema com comida. Posso dizer que o mais estranho foi ter que comer sempre a mesma coisa, por exemplo, no Equador passei um mês comendo banana. De manhã, a tarde e a noite. Banana frita, cozida, com peiixe, com tudo que tem direito, milhões de pratos com banana. Aprendi uma vasta culinária.

AOLVip: Mesmo vencendo as barreiras... você deve ter um sonho de viagem. Qual é? Aonde você sonha ir?
Jossano Marcuzzo: Eu quero passar além do Brasil, não que eu não conheça o Brasil, mas quero conhecer mais, nunca pus o pé no Nordeste. Quero também rodar a China, a Rússia, não sei o mundo é tão grande... Lugar pra ir é o que não falta.

AOLVip: Qual o lugar que você mais tem saudade?
Jossano Marcuzzo: Não tenho saudade de lugares, e sim das pessoas que encontrei no caminho.Um lugar é sempre um lugar, as pessoas e as situações é que fazem a diferença.

AOLVip: Não deu vontade de largar tudo e ficar viajando para sempre?
Jossano Marcuzzo: Claro!!! E quem disse que eu parei de viajar ? :O) Estou aqui apenas de passagem. Fazendo uma graninha para ir embora.

AOLVip: Você lê muito sobre os lugares que visita? Antes, depois ou durante a viagem?
Jossano Marcuzzo: Eu leio antes, pra saber o básico da cultura, porque você pode facilmente cometer gafes que podem ofender as pessoas, saber da cultura é sempre bom, mas nunca leio demais ou exaustivamente, porque se não acaba perdendo a graça do lugar, quero dizer, acaba perdendo aquele fator surpresa.

AOLVip: No seu livro "Viajando o Mundo você gastava US$ 7,50 por dia" tenho uma curiosidade: qual era seu cardápio e em que tipo de hotel você ficava???
Jossano Marcuzzo: Hotel? Você não deve ter entendido muito bem o título, eu levava a minha casa nas costas, isso é eu tinha uma barraca. Por exemplo: na Europa é muito mais barato você ficar num camping do que num albergue, pra duas pessoa fica numa média de U$5,00 por dia, não são aqueles campings barrentos que conhecemos, lá é com grama, luz elétrica na barraca, máquina de lavar. A comida, comia o arroz e o feijão de cada país.

AOLVip: Como é driblar a solidão e a saudade em viagens como essas tão longas e por realidades tão diferentes?
Jossano Marcuzzo: Bom, fiquei com saudades nos dois, três primeiros meses, depois passou, depois estava tudo bom. Acontece tanta coisa, você conhece tanta gente, que não dá tempo de ficar com saudades.

AOLVip: O que aconteceu quando você voltou da viagem?
Jossano Marcuzzo: Fiquei deprimido durante meses. Não tinha um real no bolso e queria estar viajando, depois de ter conhecido tantos lugares maravilhosos a minha realidade era estar em uma cidade grande e poluída, com isso eu pirei.

AOLVip: Qual país você não voltaria nunca mais? Porque?
Jossano Marcuzzo: Marrocos, eu cheguei lá na hora errada, no dia errado, tudo errado. Eu era o errado, eu fui numa época que os muçulmanos chamam Ramadãn, que é uma época que acontece, uma vez por ano, onde as pessoas ficam sem prazeres entre o nascer e o pôr do sol. Quer dizer, o povo fica estressado, sem paciência.

AOLVip: Qual a dica para economizar em transporte na Europa?
Jossano Marcuzzo: Pegar carona. Não tem nada mais barato do que isso. Mas é claro que você precisa ter tempo, para perder às vezes um ou dois dias na estrada, não que as caronas demorem, mas é divertido esta prática.

AOLVip: Quantos anos você tem?
JossanoMarcuzzo: 28 anos ainda.

AOLVIP: Infelizmente o Jossano tem que ir .

Jossano Marcuzzo: O tempo é curto. Não é o primeiro chat em que eu estou, e é muito produtivo estar aqui conversando com vocês.Quem tiver alguma pergunta ou dúvida por favor entre em contato através do meu e-mail: jossano@sti.com.br. A minha homepage http:users.sti.com.brcarona Um abraço.

AOLVIP: Obrigado Jossano por você ter estado aqui no AOLVip. Sorte nas suas novas aventuras.

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Sérgio FrancoJoão Allievi

 

editar    editar    editar    251 visitas    0 comentários