“Política Municipal e Ecossistemas de Montanha” é tema de seminário em Itatiaia

Prefeitos e vereadores eleitos dos municípios montanhosos de todo o Brasil participarão do “Seminário de Integração Política Municipal e Ecossistemas de Montanha”. A ong Crescente Fértil está organizando o evento que acontecerá nos dias 1

  
  

Prefeitos e vereadores eleitos dos municípios montanhosos de todo o Brasil participarão do “Seminário de Integração Política Municipal e Ecossistemas de Montanha”.

A ong Crescente Fértil está organizando o evento que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro no Parque Nacional do Itatiaia e que terá como principal objetivo fortalecer a mobilização nacional pelos ecossistemas de montanha e contribuir para a formação de alianças intermunicipais e interinstitucionais, voltadas para a gestão
integrada das montanhas, por meio de um seminário comemorativo do Dia Internacional das Montanhas.

Segundo o empreendedor social da rede Ashoka e coordenador do projeto, Luis Felipe César, “a realização de um seminário de integração municipal possibilitará aumentar conhecimento, somar esforços, construir alianças e influenciar no desenvolvimento de uma política nacional para os ecossistemas de montanha”.

Luis Felipe acrescenta que, apesar de diversas iniciativas realizadas desde 2002 para discussão desse tema, a mobilização pelas montanhas brasileiras ainda esbarra numa baixa percepção quanto à importância desse ecossistema.

Além disso, ainda não há uma consciência dos serviços ambientais que as montanhas oferecem para os moradores das áreas mais baixas (onde quase sempre se localizam as cidades). Água, lazer, biodiversidade e regulação do clima são alguns benefícios trazidos pelas montanhas, desde que estejam relativamente preservadas.

“Os governos, em seus diversos níveis, ainda não incorporaram uma visão de complementaridade entre a cidade e a montanha. As organizações e comunidades que atuam nas montanhas raramente conseguem desenvolver atividades sustentáveis utilizando a marca da montanha como potencializador que possa agregar valor aos seus produtos e serviços”, esclarece.

As pré inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas através do site .

Ano Internacional das Montanhas – O ano de 2002 foi estabelecido pela ONU como o Ano Internacional das Montanhas. Desde então, a FAO implementa atividades no mundo todo relacionadas com o tema, tendo como principal objetivo criar consciência da importância dos ecossistemas montanhosos.

No Brasil, a principal iniciativa foi a realização do Seminário de Mobilização Nacional para os Ecossistemas de Montanha, realizado em agosto daquele ano, no Parque Nacional do Itatiaia, organizado pela ong Crescente Fértil e com apoio de diversas instituições, inclusive da Fundação Luterana de Diaconia.

O evento também viabilizou a realização de uma oficina sobre o tema no Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre. O principal resultado foi a formulação da Carta para o Ecodesenvolvimento das Montanhas, com mais de 58 assinaturas e entregue em mãos à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Fonte: Crescente Fértil

  
  

Publicado por em