`Adote uma tartaruga` permitiu ao sorteado escolher uma viagem á Bahia ou Fernando de Noronha

O Projeto TAMAR, desenvolvido pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em parceria com a Fundação Pró-TAMAR e patrocinado nacionalmente pela Petrobras, está concluindo a 9ª edição do programa Adote uma Tartarug

  
  

O Projeto TAMAR, desenvolvido pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em parceria com a Fundação Pró-TAMAR e patrocinado nacionalmente pela Petrobras, está concluindo a 9ª edição do programa Adote uma Tartaruga, com o sorteio de uma viagem para Fernando de Noronha (PE) ou Praia do Forte (BA).

O sorteio aconteceu ontem , dia 31 de março.O ganhador levará um acompanhante e desfrutará uma semana no roteiro desejado, com despesas de transporte e hospedagem pagas.

Para participar, bastou fazer uma doação de R$ 50,00 ao Projeto TAMAR, via Correios ou diretamente em uma das bases e lojas do TAMAR no Brasil. A adoção é simbólica.

Além de concorrer à viagem, o participante escolheu um nome para sua tartaruguinha, recebeu uma camiseta e um certificado de adoção.A cada ano, são feitas em média 800 doações em todo Brasil.

Os recursos arrecadados são utilizados na manutenção do programa de conservação e financiam a contratação de pescadores e moradores das comunidades costeiras para proteger os ovos e fêmeas de tartarugas marinhas, os chamados `tartarugueiros` ou `carebeiros`, que percorrem as praias durante a temporada reprodutiva, marcando os ninhos e evitando a predação de fêmeas e desovas.

O Adote uma Tartaruga está inserido no programa de auto-sustentação do TAMAR, responsável por parte do orçamento do Projeto, e do qual também fazem parte a venda de produtos TAMAR e o ecoturismo nos Centros de Visitantes.

`Essas atividades constituem uma forma direta de participação da sociedade na manutenção e nos resultados do TAMAR, garantem a continuidade dos trabalhos de conservação e geram renda nas comunidades, melhorando a qualidade de vida dos moradores`, destaca a gerente de auto-sustentação do TAMAR, Clarice Burtet.

O programa de auto-sustentação é coordenado pela Fundação Pró-TAMAR, entidade civil sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, que co-administra o Projeto TAMAR, em parceria com o IBAMA.

Para participar

Se a opção for através dos correios, é preciso primeiro fazer o depósito de R$ 50,00 na conta corrente da Fundação Pró-Tamar - Adote, número 3969-1, da agência 0478-2 do Banco do Brasil. E, em seguida, enviar o comprovante de depósito, juntamente com os dados pessoais (nome completo, endereço e tamanho da camiseta) para a base do TAMAR em Guriri (Cx. Postal 153. São Mateus-ES. CEP: 29930-000). Os dados e o comprovante de depósito que não chegaram à base de Guriri até o dia 24 de março, passarão a concorrer ao sorteio de 2004.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em