2º Dia: Fortalecimento do SISNAMA e Cumprimento da Lei Ambiental

A proposta da Conferência Nacional é trabalhar com a noção e prática de processo , visando o aprimoramento evolutivo para fortalecer a agenda ambiental e o SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente. Roda de discussão Foto: Melina Prestes

  
  

A proposta da Conferência Nacional é trabalhar com a noção e prática de processo, visando o aprimoramento evolutivo para fortalecer a agenda ambiental e o SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Roda de discussão

É fundamental que a sustentabilidade sócioambiental seja compreendida e considerada como base estrutural de um projeto amplo de mudanças.

Integração e responsabilidade sócioambiental

O alicerce do movimento ambientalista contemporâneo, engloba a promoção de justiça, inclusão social, eqüidade de gêneros e etnias, erradicação da fome e da miséria, condições dignas e qualidade de vida para todos os brasileiros, além da luta e defesa do ponto mais óbvio, que é a integridade dos bens ambientais. Os recursos naturais geridos de forma sustentável podem garantir a seguridade alimentar e a justiça social democrática.

Delegados paulistas

A grande bandeira defendida não é meramente preservacionista. Ela é sócioambiental, transcende o território nacional, é uma defesa planetária.

Importante: Nos dias 25 e 26 de novembro ocorreu, em Brasília, o Fórum Brasileiro das ONGs e dos Movimentos Sociais (FBOMS).O evento foi anterior ao CNMA (de 28 a 30 de novembro).

Tendo em vista, que nem todas as pessoas presentes na Conferência Nacional de Meio Ambiente participaram do FBOMS, foi organizada uma reunião entre as ONGs (no dia 29), num evento paralelo, que aconteceu na Tenda do GTA. Nele foram relatadas, por alguns dos presentes, as 21 proposições do FBOMS para a CNMA.

Este encontro foi importante para integrar as ONGs que estavam em Brasília. Foi um momento para cada Estado apresentar para o restante do Brasil suas problemáticas locais.

Graças a convivência possibilitada na tenda do GTA, buscou-se fortalecer e articular o movimento ambientalista nacional. Embora existam assuntos pontuais, específicos, existem outros que são de caráter nacional como, por exemplo, o tema de recursos hídricos, dentre outros.

Maioria das propostas encaminhadas pedem o cumprimento da Lei

  
  

Publicado por em