?Shopping Verde? respeita as diretrizes do sistema de gestão ambiental

A Sonae Sierra, primeira empresa do setor de shopping center a obter, a nível internacional, a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em conformidade com a Norma ISO 14001, acaba de ampliar o número dos se

  
  

A Sonae Sierra, primeira empresa do setor de shopping center a obter, a nível internacional, a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em conformidade com a Norma ISO 14001, acaba de ampliar o número dos seus shoppings com certificação ambiental atribuída pela prestigiada Lloyd´s Register Quality Assurance (LRQA), única empresa certificadora no mundo creditada para operar em todos os setores industriais.

No prosseguimento do seu objetivo estratégico de certificar ambientalmente, até final de 2008, todos os seus empreendimentos em operação, a Sonae Sierra garantiu agora a certificação pela Norma ISO 14001 dos shoppings Estação Viana, ViaCatarina, Centro Vasco da Gama, AlgarveShopping e Parque Atlântico, todos em Portugal, e do Plaza Mayor, Avenida M-40 e Luz del Tajo, da Espanha, que se somam a outros dois shoppings portugueses já certificados: o Centro Colombo e o NorteShopping.

Com esta certificação, os shoppings centers da Sonae Sierra vêem ratificado o cumprimento dos mais exigentes níveis de gestão ambiental em áreas vitais como a poupança de energia, a qualidade e consumo de água, a monitorização da qualidade do ar e a separação seletiva e reciclagem de resíduos.

Segundo Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, “estas certificações atribuídas por especialistas representam o reconhecimento do trabalho que a empresa desenvolve também na área ambiental e confirmam que a nossa política ambiental nos coloca numa posição de referência no setor, permitindo-nos apostar num desenvolvimento sustentável do nosso negócio”.

Uma política consistente

A Política Ambiental da Sonae Sierra aposta, naturalmente, na filosofia de atuação compartilhada pelo Grupo e há alguns anos definida pelo seu Presidente, Eng.º Belmiro de Azevedo, num quadro de promoção do Desenvolvimento Sustentável e de estímulo à preservação ambiental como trunfos decisivos para o êxito dos negócios e para a afirmação do Grupo junto à comunidade.

Aprovada em 1998 e revista em 2004,depois de um longo percurso, esta política teve o primeiro momento marcante em 1997, com o início da realização dos diagnósticos ambientais nos shopping centers já em operação, através dos quais se identificaram os principais impactos ambientais da atividade.

Para dar cumprimento aos valores e princípios orientadores contidos na sua Política Ambiental, a Sonae Sierra desenvolveu o seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado em 2005 segundo a Norma ISO 14001, com o objetivo de melhorar continuamente a eco-eficiência da empresa e de gerir de forma,ambientalmente correta, os potenciais impactos negativos mais significativos da operação.

Certificação ambiental no Brasil

No Brasil, a obra do Shopping Campo Limpo, na zona sul da capital paulista, recebeu a certificação ISO 14001, a primeira concedida a um projeto desse tipo no país. O empreendimento da Sonae Sierra, em parceria com a Tivoli Empreendimentos e Participações, foi inaugurado, em sua totalidade, em novembro de 2006.

Para a obtenção da ISO 14001, a obra do Shopping Campo Limpo, que teve início em outubro de 2004, foi submetida a auditorias periódicas pela empresa certificadora BVQI, credenciada e reconhecida pelo INMETRO e outros organismos internacionais.

Nas auditorias da obra foram verificados o cumprimento de inúmeros requisitos, tais como, o atendimento à legislação vigente e o controle dos impactos ambientais gerados pela construção, como ruído e poeira, a utilização eficiente dos recursos naturais, como água e madeira, análises e procedimentos de emergência, entre outros itens avaliados.

Durante toda a construção do empreendimento, os cuidados ambientais se refletiram em economia e reaproveitamento de materiais. Desde o início da obra houve a preocupação em implantar um sistema de coleta seletiva e o resultado desta ação foi a reciclagem de inúmeros materiais, tais como: 134 toneladas de madeira, mais de 7 toneladas de papel e 4 de plástico, além de cerca de 17 toneladas de entulho, encaminhadas à uma usina de triagem.

Os Shoppings Verdes

O esforço que a Sonae Sierra tem realizado na área ambiental encontra tradução prática, entre muitos outros aspectos, no conceito de “shopping verde” que a empresa desenvolveu e cujo primeiro exemplo foi o NorteShopping, em Matosinhos, e cujo SGA foi certificado ainda em 2005.

O conceito de “shopping verde” determina que, desde a fase de concepção e desenho do projeto, os shoppings promovidos pela Sonae Sierra que respeitem as diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental da sejam dotados de todas as condições empresa, otimizando aspectos tão importantes como a integração paisagística ou a escolha dos materiais de construção, tendo em conta não só a tradição local, mas também e as condições da zona envolvente, com ganhos ao nível térmico, por exemplo.

Estes e outros aspectos possibilitam que, desde o início da fase de operação, os centros sejam geridos de forma ambientalmente responsável e de acordo com os padrões ambientais do SGA.

Em termos práticos, esta estratégia permite fixar as mais corretas práticas ambientais em áreas como a poupança de energia, gestão do consumo e qualidade da água, monitorização da qualidade do ar, separação seletiva e reciclagem de resíduos, entre outras, o que resulta em significativas poupanças na promoção e gestão dos seus shoppings.

Se a otimização do consumo de energia é possível, por exemplo, através do sistema inteligente denominado BMS (Building Management System), o consumo de água é controlado através de sofisticados sistemas de temporização das torneiras e de outros tipos de equipamentos, que permitem alcançar uma significativa poupança.

Além da redução do consumo de recursos, a Sonae Sierra aposta também na garantia da qualidade da água que disponibiliza aos visitantes dos seus shoppings, realizando análises sistemáticas em laboratórios credenciados para o efeito.

Em matéria de resíduos, os empreendimentos da Sonae Sierra possuem os mais modernos equipamentos que lhes permitem realizar a separação seletiva dos diferentes resíduos para posterior envio para reciclagem. No que se refere aos efluentes líquidos, os sistemas de pré-tratamento instalados possibilitam a melhoria da sua qualidade antes da descarga nos coletores municipais.

A qualidade do ar interior é, por sua vez, assegurada por sistemas de ventilação e de ar condicionado que são objeto de programas rigorosos de manutenção e inspecionados regularmente de forma a confirmar a sua eficiência, com a particularidade de todos estes sistemas e equipamentos serem regularmente avaliados por auditorias externas que permitem aferir a eficácia dos procedimentos em vigor.

Fonte: XPress Assessoria de Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

O mesmo da opinião

O mesmo da opinião

17/06/2011 21:06:46
Parabens. Utilizarei a página dos sr(s), para os impactos ambientais gerados por um shopping, que será construido na minha cidade, no RS e que sou a coordenadora dos licenciamentos ambientais.
Att.
Geol Amalia Pucinelli da Silva