5ª Edição do Prêmio Ethos de Jornalismo premiará ações voltadas para a sustentabilidade

O tema da responsabilidade social empresarial cada vez mais conquista espaço na mídia e na sociedade. A empresa socialmente responsável é aquela que mantém, ou está empenhada em construir, uma relação ética, transparente e solidária com todos os públicos

  
  

O tema da responsabilidade social empresarial cada vez mais conquista espaço na mídia e na sociedade. A empresa socialmente responsável é aquela que mantém, ou está empenhada em construir, uma relação ética, transparente e solidária com todos os públicos que ela se relaciona - comunidade, consumidores e clientes, fornecedores, governo e sociedade, meio ambiente, público interno, governança, entre outros.

As metas das empresas podem ser compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade e auxiliar na utilização dos recursos ambientais para preservá-los para as gerações futuras.

Este é o novo desafio no processo de globalização, impulsionado sobretudo pela tecnologia da comunicação, que internacionalizou problemas antes considerados domésticos, dando a estes uma dimensão mundial: o desenvolvimento sustentável, a fome e a pobreza, direitos humanos e a degradação ambiental.

Questões que exigem abordagens compartilhadas e requerem arranjos criativos e eficazes entre governos, sociedades e organismos nacionais e internacionais para que se alcance melhorias efetivas na qualidade de vida do planeta.

O movimento da Responsabilidade Social Empresarial encontra, na iniciativa da ONU pelo cumprimento das Metas do Milênio, uma oportunidade de engajamento das empresas em ações de responsabilidade social que contribuam efetivamente para a melhoria dos padrões sociais no Brasil e no mundo.

É com o objetivo de incentivar a disseminação das `8 Metas do Milênio` e discutir de que forma as ações empresariais socialmente responsáveis contribuem, ou podem contribuir, para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) - conhecidos no Brasil como as 8 Metas do Milênio - que a 5ª Edição do Prêmio Ethos de Jornalismo premiará matérias que abordem ações empresariais voltadas para sustentabilidade econômica, social e ambiental, que colaborem para o cumprimento das 8 Metas do Milênio.

Também como forma de ampliar o debate sobre o tema da sustentabilidade, convidamos as rádios comunitárias a participarem desta edição, criando o Prêmio Estímulo Rádio Comunitária. Pretendemos levar a população informações para sua formação cidadã.

Serviço:

5ª edição do Prêmio Ethos de Jornalismo.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do Instituto Ethos, a partir de início de maio de 2005.

Maiores pelo telefone:(11) 3897-2416.

Fonte: Instituto Ethos

  
  

Publicado por em