8º Prêmio Ford de Conservação Ambiental oferece US$ 100 mil

Já estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, iniciativa conjunta da Ford e da organização não governamental, CI - Conservation International do Brasil. O prêmio vai oferecer, além de um troféu de reconhe

  
  

Já estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, iniciativa conjunta da Ford e da organização não governamental, CI - Conservation International do Brasil.

O prêmio vai oferecer, além de um troféu de reconhecimento, numa cerimônia no fim do ano, valores de US$ 20 mil aos outorgados em cinco categorias.

O objetivo, segundo os organizadores, é encorajar projetos de proteção à natureza e à biodiversidade, assim como aqueles ligados ao uso sustentado de recursos naturais no Brasil.

Suas cinco categorias foram concebidas para apoiar tanto indivíduos como organizações não-governamentais, entidades comunitárias, empresas privadas, universidades e agências governamentais na área de conservação da natureza no território brasileiro.

A primeira categoria é Conquista Individual, oferecido a indivíduos que dedicaram grande parte de sua vida e esforços ligados à conservação da natureza e do meio ambiente, servindo de exemplo no cenário nacional.
Também podem concorrer a esta categoria profissionais em início de carreira, que já realizaram uma contribuição significativa e para os quais o prêmio pode servir de auxílio no seu progresso profissional.

A segunda categoria é Negócios em Conservação. Este destinado a iniciativas excepcionais na implementação de projetos que promova a criação de empregos, diminuição da pobreza, agricultura sustentável e uso racional de recursos biológicos, juntamente com a conservação da natureza. Também aplicada a projetos empresariais de marketing institucional resultantes do desenvolvimento ou apoio a iniciativas de conservação.

A terceira categoria é Ciência e Formação de Recursos Humanos, voltado a indivíduos, organizações e grupos de pesquisa privados ou governamentais que tiveram excepcional êxito na área de ciência e tecnologia de conservação, especialmente no desenvolvimento de ferramentas de baixo custo que possam ser largamente utilizadas em todo o Brasil e outros países de grande riqueza biológica.

Também a universidades e centros de pesquisa que se destacaram, individual ou coletivamente, na área de treinamento em nível superior de profissionais brasileiros, incentivando ainda a inclusão da conservação da natureza e do meio ambiente nas disciplinas acadêmicas.Como quarta categoria está Iniciativa do Ano em Conservação.

Este reservado a organizações privadas, grupos comunitários e agências governamentais (excepcionalmente também a indivíduos) responsáveis pelas realizações mais notáveis e inovadoras na área de conservação da natureza e do meio ambiente, cujos principais resultados tiveram lugar no ano precedente à outorga do prêmio, dando ênfase especial às iniciativas que possam ser largamente reproduzidas em todo o Brasil.

E em quinta e última categoria vem Educação Ambiental. Especialmente destinado a iniciativas ou projetos que utilizem instrumentos didáticos ou meios de comunicação (multimídia, audiovisual ou impressa) para alcançar a sociedade ou setores específicos com metodologias educativas de informações ou produtos que promovam a conservação do meio ambiente.

Reservado a organizações não-governamentais, empresas, agências governamentais, instituições de ensino e veículos de comunicaçãoO material necessário para a inscrição ao prêmio deve ser enviado para a Conservation International do Brasil até 1º de outubro de 2003, valendo a data de postagem do correio.

As propostas devem ser acompanhadas de fichas de inscrição e outros documentos solicitados pelo Comitê Coordenador do Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental. Cada participante, indivíduo ou entidade, poderá concorrer com diversos trabalhos, embora apenas uma proposta poderá ser premiada em cada ano.

Propostas submetidas em edições anteriores do Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, e que não foram agraciadas, podem ser novamente apresentadas.São condições indispensáveis para concorrer ao Prêmio: a apresentação da proposta com componentes completos, a ficha de inscrição e a carta do responsável pela proposta.

Não serão aceitos materiais ou informações adicionais após o término do prazo de inscrição, com exceção daqueles solicitados diretamente pela Ford Brasil ou pela CI-Brasil.

O material deve ser impresso, não sendo aceitas propostas enviadas pela Internet. O material enviado pelos participantes não será devolvido, independente do resultado final do Prêmio.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em